[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

Bienal de Quadrinhos de Curitiba tem críticas a distribuidora

Por quatro dias, Curitiba foi a Woodstock dos quadrinhos brasileiros: de quinta-feira até este domingo (11), a cidade foi sede da Bienal de Quadrinhos de

Por quatro dias, Curitiba foi a Woodstock dos quadrinhos brasileiros: de quinta-feira até este domingo (11), a cidade foi sede da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, antiga Gibicon, e reuniu cerca de 60 quadrinistas, muitos do primeiro time nacional: Jaguar, Laerte, Marcello Quintanilha, André Dahmer, Adão, Allan Sieber e muitos outros, além de presenças internacionais, como de Joan Cornellà, Power Paola e Troche.

A curadoria apostava em debates para relacionar os quadrinhos com a situação social do Brasil, e houve vários – mas também ficou clara a insatisfação generalizada que cerca as editoras de todos os tamanhos em relação à distribuição das obras e publicações nas livrarias e bancas do País.

Foto: Recorte Lírico
Em uma mesa que reuniu cinco editores que publicam quadrinhos no Brasil, a distribuidora Dinap – que virou Total Express e desde 2007 tem o monopólio de distribuição de publicações – foi o grande alvo das críticas. “O governo permitiu um monopólio. Existe só uma distribuidora, e esse fato tornou o mundo de revistas um tédio no Brasil”, diz o editor da Veneta, Rogério de Campos. “A Dinap está em crise”, apontou o editor da Mauricio de Sousa Produções, Sidney Gusman. “E também não existe um plano B no Brasil. Se ela quebrar, não temos alternativa, no outro dia não tem distribuição de revistas.”

Em outro encontro que também juntou editores, dessa vez de editoras menores, também se lamentou o fato de os quadrinhos independentes não conseguirem mais chegar às bancas com força, como acontecia no passado. “Não foram os editores que sumiram das bancas, nem as bancas que fugiram dos editores”, afirmou o editor da Marsupial, Lucio Luiz. “A concentração do mercado ficou de tal jeito que eles, da distribuição, definem as regras do jeito que querem.”

Outro encontro disputado foi com a cartunista Laerte, que comentou o momento político conturbado do Brasil. “A marca de uma sociedade atuante nos anos 1980 eram os sindicatos, e agora me parece que os trabalhadores têm sido deixados de lado”, afirmou. Comentando que a ingenuidade perdeu território, ela lembrou da época da revista Chiclete com Banana. “Eu no Los Tres Amigos fiz questão de fazer uma personagem drag queen. Eu não sabia que era trans, ainda era nebuloso, mas sabia que era gay. Meus quadrinhos sempre abriram meu caminho.”

Em uma mesa para celebrar o Pasquim – uma das poucas coleções completas do semanário está em Curitiba, na Gibiteca – Jaguar, de 84 anos, fez o auditório do Museu Municipal de Arte chorar de rir com histórias e causos, e não se furtou a comentar sua recente demissão do jornal O Dia, depois de 30 anos de colaboração.

“Foi um e-mail e nem foi dirigido a mim: foi ao meu contador, que eu nem conhecia pessoalmente, ele mora em Niterói. Ele repassou o e-mail para a minha mulher e eu fiquei sabendo”, contou. “É uma situação engraçada, porque tive um grande alívio. Todo dia, há 60 anos, tenho que fazer uma p… de charge”, brincou. “Agora, vou passar uns dias na Europa, em Portugal, suspender a dieta, tomar uns vinhos. Se sobreviver, vamos ver como é que fica.”

Matéria: IstoÉ
Da Redação
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Cobra Kai Temporada 6 Episódio 1 “Peacetime In The Valley”
23 jul

Cobra Kai Temporada 6 Episódio 1 “Peacetime In The Valley”

Cobra Kai Temporada 6 Episódio 1 "Peacetime In The Valley" Depois dos eventos explosivos da temporada 5, Cobra Kai Temporada

A criança, o adulto e o cancelamento literário
14 jul

A criança, o adulto e o cancelamento literário

As pautas atuais viraram discussão literária e motivo de cancelamento, caso os autores do passado não visitem 2021 e todos

What If…?: Mudanças Criativas e Despedida da Roteirista Principal para 3ª Temporada
31 dez

What If…?: Mudanças Criativas e Despedida da Roteirista Principal para 3ª Temporada

A aclamada série animada da Marvel, "What If...?", enfrenta uma grande mudança em sua equipe criativa com a saída da

Soy Georgina 3ª Temporada: Luxo e Emoção em Meio aos Desafios da Arábia Saudita
19 set

Soy Georgina 3ª Temporada: Luxo e Emoção em Meio aos Desafios da Arábia Saudita

A 3ª temporada de Soy Georgina, disponível na Netflix, segue explorando o fascinante cotidiano da influenciadora Georgina Rodríguez após sua

Como esconder o clichê na hora de escrever
26 maio

Como esconder o clichê na hora de escrever

Quem gosta de escrever (profissionalmente ou não), já deve ter parado em algum momento do processo de escrita de um

Star Wars – O universo cinematográfico que ganhou o público literário
28 mar

Star Wars – O universo cinematográfico que ganhou o público literário

    Desde os anos de 1970 a magia das guerras estelares vem conquistando adeptos em todo o mundo. Mais especificamente

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x