[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

Raimundo Carrero: A pergunta que se repete e se repete confusa: O que é literatura?

Por Raimundo Carrero Escritor e jornalista Os criadores, exclusivamente criadores, não fazem esta pergunta: O que é literatura? Nem os leitores e, imagino, nem certa

Por Raimundo Carrero
Escritor e jornalista
Os criadores, exclusivamente criadores, não fazem esta pergunta: O que é literatura? Nem os leitores e, imagino, nem certa linhagem de críticos. Mas ela é feita, com insistência, pelos estudiosos mais ilustres, pelos acadêmicos ou universitários. Fica circulando nas salas de aula, nos livros, nos ensaios mais exigentes.
Mesmo assim, há uma unanimidade entre leitores e escolares – medianos ou universitários – que reconhecem logo a literatura em tudo aquilo que diz respeito à palavra escrita – romance, novela, conto – com objetivos estéticos e cuja finalidade é a Beleza. Quer dizer então que um romance político ou religioso não é literatura? É sim desde que se submeta, em princípio, aos objetivos de bom gosto, da estética e, portanto, da beleza. Deixa de ser literatura se a obra considera apenas – ou sobretudo -o conteúdo ou a mensagem política, ideológica, religiosa.
d
Foto: Reprodução/Internet
Quer dizer que estou definindo literatura? Estou dando uma opinião, é claro, mas não tenho a pretensão de ser definitivo. Um grande escritor, reconhecidamente grande, pode escrever grandes mensagens políticas mas submetê-las à Beleza, conquistando notáveis resultados estéticos. E aí estará a literatura e seus objetivos mais esperados.
O romance “Mãe”, de Máximo Gorki, é considerado um magnífico texto literário. Ali o escritor russo examina ideias políticas, mas cercando as palavras de Beleza com cenas, cenários e diálogos dotados de Beleza – embora os diálogos permitam a revelação de discursos ideológicos ou religiosos, por exemplo, enfim, conteudísticos.   
     
É claro que isso não resolve o conflito. Estou apenas tentando indicar um caminho que envolve assunto tão grave. Quem faz Curso de Letras conhece desde muito cedo o texto de Terry Eglanton sobre o assunto, mas há outros bem importantes como os de Aristóteles e Derrida, que têm autoridade de gênios.
Mesmo assim, faço outra pergunta que para mim é definitiva: Qual é o objetivo da arte e seu principal sentido? A busca da Beleza e sua revelação. Tudo mais é vaidade e o vento que passa, conforme o Eclesiastes.
Não é palavra definitiva, sem dúvida. Mas provoca-me uma grande tristeza e profundo estranhamento a decisão dos economistas de tirarem a literatura do mercado, como algo insignificante. Bárbara estupidez porque a palavra escrita sobreviverá a esta revolução tecnológica. Convoquem todos os tabletes, convoquem todos os celulares que a palavra escrita permanecerá firme.

Fonte: Diário de Pernambuco
Da Redação 
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

‘Príncipes Perigosos’: Conheça o Elenco do Filme Que Vem Chamando a Atenção na Netflix 2024
04 set

‘Príncipes Perigosos’: Conheça o Elenco do Filme Que Vem Chamando a Atenção na Netflix 2024

O novo sucesso da Netflix, Príncipes Perigosos, está cativando o público com uma trama cheia de reviravoltas e performances impressionantes.

Maldito dia de sorte: A Jornada Intrigante da 1ª temporada
30 jan

Maldito dia de sorte: A Jornada Intrigante da 1ª temporada

"Maldito dia de sorte" é uma série sul-coreana que se desenrola em torno de Oh Taek, um motorista de táxi,

Três clássicos da literatura brasileira ganham versões em HQ
30 jan

Três clássicos da literatura brasileira ganham versões em HQ

A adaptação de clássicos da literatura brasileira para versões em HQ é uma tendência crescente nos últimos anos. Três obras

Musica: A Vida de Rudy Mancuso e Suas Inspiradoras Relações
04 abr

Musica: A Vida de Rudy Mancuso e Suas Inspiradoras Relações

"Musica" emerge como uma narrativa íntima e inovadora, centrada na vida de Rudy Mancuso, um artista multifacetado cuja trajetória artística

‘Enclausurado’ de Ian McEwan: Uma Perspectiva Inovadora e Profunda
16 dez

‘Enclausurado’ de Ian McEwan: Uma Perspectiva Inovadora e Profunda

O Que Torna 'Enclausurado' de Ian McEwan Tão Singular? Ian McEwan é conhecido por sua habilidade em explorar as complexidades

The Chosen Episódio 8 Temporada 4 – Por que Tomé viu e não creu?
14 jul

The Chosen Episódio 8 Temporada 4 – Por que Tomé viu e não creu?

O episódio começa com um flashback do Antigo Testamento, onde Davi entra em Jerusalém, sendo saudado com gritos de Hosana.

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x