O Jogo da Amarelinha: 60 anos do maior romance de Julio Cortázar

Julio Cortázar, renomado escritor argentino, completaria 60 anos de publicação de sua obra-prima, “O Jogo da Amarelinha”. Lançado em 1963, o romance revolucionou a literatura latino-americana e influenciou gerações de leitores e escritores ao redor do mundo. Neste artigo, exploraremos a importância desta obra e seu impacto duradouro, bem como a genialidade literária de Cortázar e os elementos que tornam “O Jogo da Amarelinha” uma peça fundamental na história da literatura.

Julio Cortázar nasceu em 26 de agosto de 1914, em Bruxelas, na Bélgica, mas cresceu em Buenos Aires, Argentina. Ele foi um dos principais escritores do movimento literário conhecido como “Boom Latino-americano”, que floresceu nas décadas de 1960 e 1970. Cortázar era um mestre na criação de narrativas complexas e inovadoras, explorando temas como o tempo, a identidade e a natureza da realidade.

O Jogo da Amarelinha: 60 anos do maior romance de Julio Cortázar
O Jogo da Amarelinha: 60 anos do maior romance de Julio Cortázar. (Imagem: Reprodução)

“O Jogo da Amarelinha” é um romance único em sua estrutura narrativa. Dividido em 155 capítulos, o livro oferece ao leitor múltiplas formas de leitura. Pode ser lido de maneira linear, seguindo a história principal de Horácio Oliveira, protagonista da obra, ou pode-se adotar uma abordagem não linear, saltando entre os capítulos conforme os números indicados no final de cada um deles. Essa estrutura não convencional desafia a noção tradicional de narrativa e convida o leitor a participar ativamente da construção do sentido da obra.

amazon music

Um dos elementos mais marcantes de “O Jogo da Amarelinha” é a presença de múltiplas vozes narrativas. Cortázar explora diferentes perspectivas e estilos de escrita ao longo do romance, incorporando poemas, cartas, diálogos e reflexões filosóficas. Essa diversidade de formas literárias enriquece a experiência de leitura, criando uma atmosfera dinâmica e imersiva.

Além da estrutura e da narrativa inovadoras, “O Jogo da Amarelinha” aborda uma série de temas profundos e universais. O livro explora questões existenciais, como a busca por sentido e a angústia da condição humana. Também trata de temas políticos e sociais, refletindo a realidade turbulenta da América Latina na época em que foi escrito.

O Jogo da Amarelinha: 60 anos do maior romance de Julio Cortázar
Exposição em homenagem ao O Jogo da Amarelinha, de Cortázar, em Buenos Aires. (Imagem: O Globo/Reprodução)

A genialidade de Julio Cortázar reside na sua habilidade de mesclar o real e o imaginário, o racional e o surreal. Seus personagens são complexos e multifacetados, e suas histórias revelam um profundo entendimento da natureza humana. Cortázar desafia as convenções literárias, rompendo as barreiras entre ficção e realidade, passado e presente, sonho e vigília.

Ao longo das últimas seis décadas, “O Jogo da Amarelinha” tem conquistado leitores em todo o mundo. Sua influência se estende para além da literatura, inspirando artistas de diferentes áreas, como música, cinema e artes visuais.

Veja o famoso “O Jogo da Amarelinha” na Amazon:

Deixe um comentário