A Queda da Casa de Usher: Final Explicado | Quem é Verna?
A série de terror e drama de Mike Flanagan na Netflix, “A Queda da Casa de Usher”, mergulha em diversos motivos e temas presentes nas obras de Edgar Allan Poe, sob a ótica de uma família rica e elitista. Roderick e Madeline, os gêmeos Usher, construíram um império para sua família, agarrando todas as oportunidades e sorte que cruzaram seus caminhos. No entanto, décadas após os Ushers e sua empresa farmacêutica Fortunato Pharma alcançarem sucesso duvidoso do ponto de vista moral, a tragédia atinge a família quando os herdeiros de Roderick começam a morrer um a um.
Com a família sob julgamento e escrutínio público e a sombra ameaçadora de uma mulher sinistra que os acompanha constantemente, os Ushers tentam preservar seu nome e acertar as contas pessoais. A história se desenrola em múltiplas narrativas que ocorrem em momentos diferentes no tempo, o que confere uma atmosfera intrínseca de intriga, criando mistérios e os desenvolvendo até o final. Portanto, se você quer descobrir a verdade por trás do passado, presente e futuro dos Ushers, aqui está tudo o que você precisa saber!
ALERTA DE SPOILERS!
Resumo de “A Queda da Casa de Usher”
Em 20 de novembro de 2023, Roderick Usher, chefe de uma das famílias mais influentes da América, convidou o advogado Dupin, o homem que lidera o processo contra sua família e a empresa farmacêutica Fortunato, para sua antiga casa de infância. Na reunião, Roderick mergulha em sua história de vida, prometendo confessar seus crimes e revelar a verdade por trás das mortes de seus filhos.
RELACIONADO: Verna em A Queda da Casa de Usher: Por Que a Morte Chegou de Forma Diferente para os Irmãos Usher?
Roderick e sua irmã gêmea, Madeline, cresceram com uma mãe religiosa, Eliza, e um pai, William Longfellow, do outro lado da rua. Como Eliza era secretária de Longfellow e os Ushers nasceram de um caso, Longfellow, dono da Fortunato Pharmaceuticals, se recusou a reconhecer a relação das crianças com ele. Eventualmente, Eliza contraiu uma doença mortal e morreu depois de levar Longfellow consigo. Devido à negligência de seu pai, Roderick jurou não rejeitar seus filhos, apesar das circunstâncias em torno de seus nascimentos.
Assim, o império Usher agora está nas mãos de Roderick e Madeline, com os seis filhos de Roderick como herdeiros. Ao lado deles está Arthur Gordon Pym, o advogado da família e associado mais leal. Consequentemente, quando Dupin leva a família ao tribunal, Pym atua como seu principal executor. Na primeira data do julgamento, toda a família comparece quando Dupin alega ter um informante interno da família que o ajudará a derrubá-los.
Embora os Ushers ainda não saibam, Dupin mentiu para semear dúvidas dentro de seu círculo íntimo. O plano de Dupin entra em ação, e Roderick, abalado com a ideia de um traidor, coloca uma recompensa na cabeça de qualquer Usher que tenha colaborado com o governo contra seu próprio sangue. Para Roderick e Madeline, todos os herdeiros Usher e seus parceiros são suspeitos. Além disso, alguns dos filhos têm suas próprias suspeitas.
No entanto, uma mudança significativa ocorre quando Prospero “Perry” Usher, o mais jovem do grupo, encontra um fim terrível. Perry deseja provar seu valor para a família e tenta ganhar milhões do nada ao promover uma orgia hedonista em um prédio abandonado. Depois de um encontro assustador com uma mulher sem nome, Perry e seus convidados morrem de forma terrível após um erro que faz ácido chover sobre o local inteiro. No entanto, a cunhada de Perry, Morelle, sobrevive por pouco e é hospitalizada imediatamente.
A desgraça atinge Camille a seguir. Enquanto investiga o informante, Camille suspeita de Victorine, que está desenvolvendo um dispositivo médico revolucionário para questões relacionadas ao coração. Quando Camille tenta investigar os detalhes obscuros dos negócios de Vic, ela entra em seu laboratório, onde é morta por um dos macacos de teste de Vic. No entanto, antes de sua morte, a estranha mulher da festa de Perry também visita Camille e deixa uma mensagem final enigmática.
Os dois próximos irmãos, Leo e Vic, são levados à morte por circunstâncias estranhas em torno de suas vidas. Embora esses dois irmãos cometam suicídio, os detalhes que cercam suas mortes permanecem inexplicáveis. Além disso, a mulher parece estar presente em torno de cada irmão antes de suas mortes. Neste ponto, a doença CADASIL de Roderick começou a afetar sua vida por meio de alucinações de seus filhos mortos.
Além disso, embora os gêmeos tentem negar, eles percebem que a estranha mulher em cada cena do crime é Verna, uma bartender que conheceram na véspera de Ano Novo de 1979, quando estavam fugindo de suas ações, procurando um álibi. Finalmente, depois que os filhos mais velhos dos Usher, Frederick e Tammy, encontram seus próprios destinos, Madeline aceita a realidade da situação. Verna, a bartender de 1979, voltou para receber seu pagamento.
O Fim de “A Queda da Casa de Usher”: Quem é Verna?
A presença curiosa de Verna na vida dos Ushers continua sendo o maior mistério que assombra a narrativa. Com a morte de cada irmão, a interferência de Verna no assunto aumenta, e ela começa a mostrar cores sobrenaturais. Como resultado, tudo muda quando a revelação de que os gêmeos cruzaram caminhos com a mulher uma vez em 1979.
Uma vez que Verna aparenta ser tão jovem quanto era décadas atrás, Madeline tenta argumentar que a mulher presente nas mortes de seus sobrinhos e sobrinhas é na verdade a filha de Verna. Talvez o padrão de Roderick tenha lhe rendido outro herdeiro, este mais psicótico do que a maioria. Ao longo dos anos, Roderick e Madeline construíram uma considerável fortuna, com os filhos do primeiro prontos para herdar tudo igualmente após a morte dos gêmeos.
Além disso, Roderick permite que cada filho receba um empréstimo para iniciar seus projetos, desde que ele e Madeline considerem a ideia boa o suficiente. Portanto, Madeline acredita que a suposta filha de Verna veio em busca de sua parte e deseja eliminar toda a concorrência para herdar toda a fortuna. No entanto, a verdade se torna mais difícil de negar.
Madeline e Roderick não nasceram em meio à riqueza. Como herdeiros ilegítimos da empresa Fortunato, com uma mãe que matou o proprietário anterior em seu estado de psicose iminente, os gêmeos eram apenas trabalhadores ridicularizados na empresa. No entanto, quando uma oportunidade para algo maior bateu à sua porta na forma do jovem Auguste Dupin, que buscava processar a Fortunato por suas práticas ilegais, os Ushers tiraram proveito da situação.
Por meio de um longo ardil, Roderick enganou Dupin sob as instruções de Madeline e conquistou a confiança do dono da Fortunato, Rufus Griswold. Em seguida, os gêmeos levaram o homem à morte com o cenário perfeito para a ascensão de Roderick. No entanto, os gêmeos foram a um bar para construir um álibi na noite da morte de Griswold. Lá, conheceram Verna, com quem beberam até o bar fechar. No after-hours, Verna, explorando as ambições famintas dos gêmeos, ofereceu-lhes uma proposta. Os gêmeos poderiam ter poder e luxo ilimitados sem consequências legais por suas ações. Em troca, eles só precisariam barganhar o futuro de suas gerações.
Portanto, para uma vida longa de controle absoluto e riqueza, Madeline e Roderick concordam em vender o futuro de sua família. No entanto, depois de deixarem o estabelecimento, ambos presumem que os eventos daquela noite foram uma ilusão compartilhada, já que não conseguem encontrar vestígios de Verna ou do bar. No entanto, quando os irmãos a procuram no presente, Pym encontra evidências fotográficas impossíveis dela ao longo da história.
De Bush e os Rockefellers a Zuckerberg, Pym encontra fotos da mulher estranha espalhadas por toda a internet, datando de 1901. Embora sua identidade não seja claramente revelada, podemos assumir que Verna é um ser celestial que remonta a civilizações, à humanidade e até ao tempo.
Os fãs de Edgar Allan Poe reconhecerão a referência visual e temática entre “O Corvo” de seu poema homônimo e a personagem de Verna, em A Queda da Casa de Usher, até o fato de que o nome desta última é um anagrama do primeiro. No poema, o corvo simboliza a dor infinita pela perda do amor. Da mesma forma, Verna parece ser um arauto da dor na narrativa. No entanto, sua personagem vai além dessa metáfora.
Verna gosta de observar os humanos se deliciando egoisticamente com suas ambições enquanto prejudicam o restante da humanidade. Ela parece ansiar pelo conhecimento de até onde o orgulho de uma pessoa está disposto a levá-la. Como resultado, ela trabalhou com diversos nomes ao longo da história e os viu destruir o mundo e seus habitantes em benefício próprio. Ela faz o mesmo com Roderick e Madeline Usher.
Em sua vida, Roderick causa inúmeras mortes para Verna, e quando sua vida chega ao fim devido ao mesmo distúrbio que levou sua mãe, Verna vem buscar seu pagamento: a linhagem Usher. Portanto, ela leva cada Usher à morte, começando pelos filhos de Roderick, todos eles merecendo suas mortes brutais de uma forma ou de outra. No entanto, quando ela vem atrás da mais jovem, Lenore, neta de Roderick, a única inocente, Verna lhe proporciona uma morte rápida e indolor.
No final das contas, independentemente de seu título não revelado, Verna permanece como uma força sobrenatural intimamente relacionada aos temas da morte e do sucesso. Consequentemente, ela tem uma conexão intrínseca com a mortalidade e a imortalidade. Portanto, antes de reivindicar Roderick e Madeline, ela obriga o primeiro a se encontrar com Dupin para revelar todos os segredos e garantir que sua memória, agora imortalizada na consciência humana, contenha alguma verdade.
Por que Roderick tenta matar Madeline?
Quando Roderick convida Dupin para sua casa de infância, ele oferece ao advogado uma maneira de trazer os Ushers com 73 acusações e uma confissão de assassinato. Como ele passou toda a vida fugindo das repercussões de suas ações, a repentina necessidade de se arrepender parece estranha. O show acentua ambos os lados da moeda à medida que se desenrola, rastreando o passado de Roderick e seu presente. Quanto mais se olha para trás, mais claramente se vê a ambição e a atitude implacável de Roderick.
Roderick é um homem que trai seu amigo para subir na hierarquia, engana o amor de sua vida e coloca uma recompensa em sua própria carne e sangue. Mesmo que Roderick faça tudo isso sob a influência de Madeline, sua sede de sucesso fica clara quando ele aceita a oferta de Verna em 1979, mesmo que seja o único a perder algo, já que já tem dois filhos na época. No entanto, ele entrega as vidas deles como se não fosse nada por uma chance de sucesso.
No entanto, depois que Verna retorna à vida de Roderick, ele percebe sua própria tolice. Embora seu distúrbio, CADASIL, cause alucinações, quando ele vê os corpos mortos de seus filhos o assombrando, é devido à interferência sobrenatural de Verna. Ele acredita que o nome Usher chegou ao fim e que ele deve se submeter aos desejos de Verna. Cada erro que ele já cometeu o assombra, e ele se culpa pelas mortes de seus filhos, já que eles morreram por sua ambição e ganância.
Portanto, Roderick tenta matar Madeline para acabar com a linhagem Usher, como Verna deseja. Antes, quando Madeline mata Roderick antes de Verna trazê-lo de volta à vida, a irmã gêmea dos Usher o faz para salvar a própria pele. Ela acredita que, ao matar Roderick, encontrou uma brecha que a salvará da condenação. No entanto, o acordo era para que os gêmeos deixassem o mundo juntos.
No final de A Queda da Casa de Usher, Roderick leva Madeline para o porão da casa de infância deles, que ele encheu com sua coleção de itens preciosos, preparando o túmulo perfeito para sua irmã gêmea. Roderick reconhece o gênio dentro de Madeline e quer dar a ela uma morte digna de uma rainha. Assim, depois de drogá-la, ele arranca seus olhos e os substitui por pedras preciosas, depois a mata. No entanto, Madeline não morre de verdade.
Enquanto Roderick compartilha sua história com Dupin, Madeline tenta escapar do porão, fazendo ruídos de tempos em tempos de baixo. Eventualmente, quando Dupin descobre sobre sua morte, ele percebe que a mulher pode não estar realmente morta. Logo, Madeline escapa e ataca Roderick. Enquanto os gêmeos lutam um contra o outro, a casa Usher desaba.
À medida que o trovão persiste do lado de fora, a casa Usher desaba, com Dupin escapando por pouco. Os irmãos encontram seu fim sob a mesma casa onde tiveram seu começo juntos.
O que acontece com a herança Usher?
Embora a história tenha um final triste para seus protagonistas, os Ushers, sua partida beneficia enormemente o mundo, que se apresenta como o maior inimigo dos primeiros. Nesse sentido, o final do show é torcido, narrativamente deprimente, mas revigorante no grande esquema das coisas.
Ironicamente, a herança Usher vai para a única pessoa que prova ser a menos Usher: Juno, a segunda e muito mais jovem esposa de Roderick. Juno se casou na família e nunca recebeu respeito dos demais membros devido ao seu passado conturbado. Vinda de uma vida difícil, Juno era uma viciada que quase morreu antes de ser salva pela vaca leiteira da família Usher, Ligodone, o analgésico.
Embora o medicamento fosse altamente viciante e levasse a milhares de mortes, a Fortunato continuou a defender seu uso e comercialização como um comprimido não viciante. No final, Juno estava tomando uma dose pesada do medicamento e se apresentava como a principal testemunha da existência não problemática do Ligodone. Portanto, ela teve três anos de um difícil e lento processo de desintoxicação quando quis parar de usar o medicamento.
Depois que todos os Ushers morrem, Juno herda o dinheiro como o único membro da família e o investe no Programa Fênix, um centro de recuperação e reabilitação para viciados. Da mesma forma, a esposa de Frederick e mãe de Lenore, Morelle, doa seu dinheiro de indenização da família para instituições de caridade de combate à violência doméstica. Além disso, ela abre uma organização sem fins lucrativos em nome de sua filha, que a salvou, e que acabou salvando inúmeras vidas. No final, o dinheiro Usher é usado para reparar os danos que a família causou ao mundo durante sua estadia.