The Flash pode ser considerado um dos piores filmes do ano
Os filmes polêmicos e os filmes com artistas polêmicos não são novidade. O mundo do entretenimento muitas vezes lida com indivíduos problemáticos, conscientemente ou não. No entanto, quando se trata de um estúdio como a Warner Brothers, que continua a atrair talentos como Tom Cruise e Stephen King, espera-se que haja algo especial em seus projetos. Espera-se que sejam tão extraordinários que nos cativem a ponto de deixarmos de lado qualquer compasso moral e nos aventuremos pelo multiverso da DC. Infelizmente, ‘The Flash’ não cumpre essa expectativa. Vamos discutir o porquê.
A trama do filme gira em torno de Barry Allen, um homem solitário cujo pai está prestes a ser preso pelo suposto assassinato de sua mãe, que está morta. Em uma tentativa de mudar o passado, Barry acaba em uma linha do tempo alternativa, onde sua mãe está viva e um clone sombrio de si mesmo já existe. Como em qualquer história de multiverso, o personagem percebe que as repercussões de suas ações são destrutivas e deve deixar o passado para trás.
No entanto, o que é curioso é que o filme dedica uma quantidade surpreendente de tempo e esforço para apagar o trabalho de Zack Snyder do cânone da DC. Por que isso é necessário? Snyder já seguiu em frente, assim como os atores envolvidos. O estúdio já está reiniciando a franquia com novos personagens e elenco. Então, por que dedicar um filme inteiro para desacreditar tudo o que foi feito anteriormente? O que exatamente a Warner Brothers ganha com isso?
Não é exagero dizer que ‘The Flash’ é uma carta de ódio para Zack Snyder. Desde o início até o fim, o filme afunda nas adaptações da DC, desrespeitando o tom estabelecido por Snyder. O diretor Andy Muschietti traz de volta o humor juvenil e pervertido da versão de Joss Whedon de ‘Liga da Justiça’, enquanto sexualiza a Mulher-Maravilha e apresenta o pior traje imaginável para o Batman de Ben Affleck.
O filme baseia-se fortemente nos eventos de ‘Homem de Aço’, regurgitando os visuais e sons criados por Snyder e sua equipe de maneira desagradável. A diferença entre a cena do deserto em ‘Homem de Aço’ e a recriação em ‘The Flash’ é gritante, destacando a falta de originalidade do diretor. Além disso, os efeitos visuais, iluminação, design de som e edição são tão ruins que chegam a ser repugnantes. O resultado final é tão decepcionante que faz com que desejemos esquecer essa experiência e assistir novamente aos filmes de Snyder.
No entanto, as falhas de ‘The Flash’ não param por aí. O filme tenta arruinar o trabalho de Tim Burton em ‘Batman’ e ‘Batman Returns’. Felizmente, esses filmes são bons demais para serem afetados pelas pessoas que atualmente estão à frente da Warner Bros. e pelo diretor incompetente Andy Muschietti. As participações especiais de outros personagens do multiverso são desrespeitosas e parecem zumbis digitais. Não há motivo lógico para sua inclusão, além de obter algumas risadas superficiais. Essas aparições são desprovidas de realismo, parecendo bonecos de borracha sendo manipulados sem propósito. Essa abordagem não traz nostalgia ou emoção ao público.
Em relação às atuações, ‘The Flash’ falha miseravelmente. Ezra Miller entrega um diálogo irritante, enquanto Ben Affleck e Michael Keaton parecem entediados e desinteressados. Sasha Calle é hilariantemente ruim, e os talentos de Ron Livingston, Maribel Verdú e Kiersey Clemons são desperdiçados. A presença de Rudy Mancuso é inexplicável. Jeremy Irons aparece em algumas cenas, mas não acrescenta muito à história. Temuera Morrison faz uma tentativa tola de ser engraçado, enquanto Gal Gadot e Jason Momoa não oferecem performances memoráveis. E então temos George Clooney, cuja presença representa um sentimento de ódio dentro de mim. É melhor evitar entrar em detalhes sobre isso.
Em resumo, ‘The Flash’ pode ser considerado um dos piores filmes do ano. É melhor evitar assisti-lo. Em vez disso, recomendo assistir a ‘Liga da Justiça: Ponto de Ignição’, que é um filme multiverso incrível. Se você gosta de filmes multiverso, experimente ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ e sua sequência. Se procura um filme multiverso sem super-heróis, ‘Everything Everywhere All At Once’ é uma boa opção.
Se prefere uma série que aborde o multiverso, assista às três temporadas de ‘Dark’. Se não está interessado em histórias de multiverso, os filmes de Zack Snyder são uma opção melhor, pois apresentam uma qualidade visual e sonora fantástica. No entanto, seja qual for sua escolha, não desperdice seu tempo e dinheiro em ‘The Flash’. Espero que a Warner Brothers encontre a coragem de deixar de lado o ódio por Snyder e tente criar algo que supere o trabalho dele. A tarefa pode ser impossível, mas é preciso começar em algum lugar. A alternativa é se afundar em ressentimento e perguntar-se onde tudo deu errado enquanto as respostas o encaram.