A Odisseia de Hakim: Da Síria à Turquia [crítica]

A graphic novel A Odisseia de Hakim é um relato documental da vida de Hakim, um refugiado sírio que escapou da Guerra Civil na Síria. Escrita e ilustrada pelo artista francês Fabien Toulmé, a obra é dividida em três partes e o primeiro volume, Da Síria à Turquia, apresenta a história de Hakim desde sua vida em seu país natal até a chegada à Turquia.

O conflito na Síria é explicado de forma didática, fornecendo informações claras e precisas sobre a Primavera Árabe, os primeiros conflitos e a evolução da guerra até os dias atuais. Antes de ler o quadrinho, o conflito sírio era apenas um borrão na mente do leitor, mas a leitura possibilita o entendimento do conflito e o olhar para a população, que é a maior vítima dessa guerra.

A história de Hakim é apenas uma entre milhares de outras histórias de refugiados que precisam deixar suas famílias e lares para trás em busca de uma nova oportunidade de recomeço. A graphic novel fornece uma visão crua de uma realidade que muitas vezes não é percebida, mas que acontece a todo momento.

No prólogo, Fabien fala sobre o processo criativo e as entrevistas com Hakim, que não fala francês, o que é uma realidade enfrentada por muitos refugiados que precisam se adaptar a um novo país. Fabien respeitosamente transcreveu a vida de Hakim da forma mais verdadeira possível, sem trair sua história. Além disso, ele incluiu trechos de entrevistas no início de cada capítulo, mostrando o Hakim de hoje, onde vive e como está sua família.

A Odisseia de Hakim é uma obra excelente que ensina e emociona, retratando de forma segura e respeitosa a história de um refugiado. Infelizmente, a mídia muitas vezes não retrata a realidade dos refugiados, o que os torna invisíveis. A ideia de Fabien em contar a história de Hakim foi justamente para dar visibilidade aos refugiados e mostrar o quanto é importante ter um olhar mais empático e solidário.

A Odisseia de Hakim: Da Síria à Turquia [crítica]
A Odisseia de Hakim: Vol 1 Da Síria à Turquia

A arte de Fabien Toulmé é um grande acréscimo para a história, tornando a leitura mais dinâmica e emocionante. A graphic novel é uma obra de não ficção, mas entretém como qualquer ficção ao retratar horrores reais. Todos os caminhos percorridos por Fabien para tornar a essência do relato mais original possível foram acertados.

A Odisseia de Hakim é uma obra que vale a pena ser lida, pois é uma história que ensina muito sobre a realidade dos refugiados. É uma obra que emociona, ensina e conscientiza, tornando-se uma referência para todos aqueles que se preocupam com a atual crise de refugiados em todo o mundo.

2 comentários em “A Odisseia de Hakim: Da Síria à Turquia [crítica]”

Deixe um comentário