Ascensão: Uma Obra Preciosa de Stephen King

Publicado pela Suma em 2019, Ascensão é uma obra escrita por Stephen King em 2018, que foge um pouco dos gêneros pelos quais o autor é mais conhecido, terror e suspense. Com apenas 124 páginas, o livro apresenta uma aventura literária que, livre de monstros e personagens sobrenaturais, é capaz de compartilhar mensagens preciosas e relevantes para os dias de hoje.

A história tem como protagonista Scott Carey, um homem comum que enfrenta os altos e baixos da vida, como a maioria das pessoas. Ele acaba de conseguir um ótimo emprego e está construindo um site para uma grande empresa de móveis, mas também está lidando com o estresse causado por suas novas vizinhas, um casal de lésbicas que não percebe que seus cães estão fazendo as necessidades no jardim do vizinho.

Apesar de parecer uma história contemporânea, logo percebemos que a trama tem a assinatura de Stephen King, com um evento misterioso que envolve Scott Carey. Embora ele pareça pesar entre 100 e 110 quilos, seu peso está em constante decaída, mas sua aparência continua a mesma. Apenas o médico aposentado Bob Ellis e Scott sabem dessa condição, e o que se segue é uma história que trabalha a importância da empatia, do respeito e da compreensão do contexto do outro.

Ascensão: Uma Obra Leve e Preciosa de Stephen King
Ascensão: Uma Obra Leve e Preciosa de Stephen King. (Foto: Roendo Livros/Reprodução)

Ao longo da narrativa, Stephen King consegue transmitir mensagens simples, mas importantes, que ganham ainda mais relevância em tempos em que pensamentos extremistas se tornam cada vez mais populares. A obra destaca a necessidade de fazer o bem e buscar compreender as pessoas ao nosso redor, em vez de simplesmente julgá-las.

Diferentemente de outros livros do autor, Ascensão é uma narrativa curta e leve, sem grandes detalhamentos. Apesar de alguns leitores poderem sentir falta de um aprofundamento maior do passado de Scott Carey, a obra é ótima do jeito que é, com mensagens simples, porém preciosas.

Embora não seja considerado o melhor livro do autor por alguns críticos, a leitura de Ascensão é uma experiência particular e mágica, que pode significar coisas diferentes para diferentes leitores. O evento final pode ser interpretado de diversas maneiras, mas isso é o que torna a leitura ainda mais especial e pessoal.

Para aqueles que já se decepcionaram com a escrita de Stephen King, Ascensão pode ser uma obra que irá surpreendê-los. Às vezes, é preciso apenas encontrar o livro certo, a história certa, para começar a apreciar a escrita do autor. A leitura é uma oportunidade de dar uma chance aos autores, gêneros e obras literárias, e ser surpreendido com o que pode ser encontrado nas páginas de um livro.

Em resumo, Ascensão é uma obra que traz mensagens simples, mas valiosas, em uma narrativa curta e envolvente de Stephen King. A leitura é uma oportunidade de se surpreender com a escrita do autor, e encontrar significados pessoais nas entrelinhas da história. É um livro que pode ser lido em uma sentada, mas que certamente ficará na mente do leitor por muito tempo.

Se você já leu Ascensão e gostou, recomendo explorar outras obras de Stephen King, como O Iluminado, A Torre Negra, Carrie, entre outras. O autor é conhecido por suas histórias envolventes e personagens complexos, e certamente tem algo a oferecer para todos os gostos.

Caso ainda não tenha lido Ascensão ou qualquer outra obra de King, recomendo começar por esta novela. É uma ótima introdução ao estilo de escrita do autor, e pode ser uma porta de entrada para um universo fascinante e repleto de surpresas.

Em resumo, Ascensão é um livro que vale a pena ler, não apenas para fãs de Stephen King, mas para qualquer pessoa que goste de uma história envolvente e cheia de significados. A obra mostra que, mesmo em um mundo caótico e imprevisível, há sempre espaço para a esperança e para a busca pela evolução pessoal.

Deixe um comentário