Edgar Allan Poe: Aberto edital para a 5ª edição da Revista Recorte Lírico

Após um hiato na Revista Recorte Lírico, o corpo editorial do Recorte Lírico lança mais um edital que captará textos para a Edição Edgar Allan Poe, a quinta desta revista. Esta nova edição, como ocorrera nas 3 anteriores (exceção a edição Iluminar), permanecerá com a tendência de homenagear um grande autor, com base em um gênero escolhido para a edição, neste caso a edição será de terror.

A Edição Edgar Allan Poe também seguirá a tradição de selecionar textos da participação popular que, gratuitamente, poderão ser enviados para o corpo editorial, ao qual selecionará durante 30 dias em um processo que contará com a curadoria dos editores Cássio de Miranda e Rafa Alexander.

Mantendo também a tradição das edições anteriores, traremos um autor convidado que discorrerá, em texto de abertura, sobre o Edgar Allan Poe e o incrível mundo do terror na Literatura. Nesta edição, o grande convidado é o professor e cronista Frank Wan. Em edições anteriores, já tivemos a doutora Verônica Daniel Kobs, falando sobre Lucila Nogueira (leia a edição) e Adalberto de Queiroz, sobre Jorge Luis Borges (leia a edição), por exemplo.

Edgar Allan Poe: Aberto edital para a 5ª edição da Revista Recorte Lírico
A 5ª edição da Revista Recorte Lírico homenageará o escritor Edgar Allan Poe e receberá textos de terror em edital aberto até o dia 28 de fevereiro.

Além da participação dos convidados e selecionados do edital, a coluna mais querida do Recorte Lírico voltará na Edição Edgar Allan Poe: a Ilustres desconhecidos da poesia. Nessa coluna, trazemos sempre um autor que, embora seja importantíssimo para a poesia, em um determinado período histórico, não teve o seu devido valor, pelo menos em vida. O autor(a) abordado na coluna só será revelado na edição.

Dito isso, é hora de revelarmos os critérios para participar da edição. É imprescindível seguir todas as orientações e atender os requisitos para que a participação não seja invalidada. Não serão sequer avaliados textos que, por ventura, não seguirem as indicações abaixo.

Edgar Allan Poe: Aberto edital para a 5ª edição da Revista Recorte Lírico

Requisitos para a Edição Edgar Allan Poe:

  1. Ser maior de 18 anos;
  2. O texto precisa ser, necessariamente, inédito. (Pode já ter sido publicado em redes sociais, mas não em blogs, sites ou periódicos, eletrônicos ou físicos);
  3. Os textos recolhidos serão estes: poesias, contos, fábulas, crônicas e outros gêneros dramáticos;
  4. As produções precisam ser do gênero terror ou ter nuances presentes no texto;
  5. O limite são de 4 laudas para todos os gêneros, exceto poesia, que só serão aceitas com 1 lauda;
  6. Compreende-se a lauda (para nosso critério) uma página do seu editor de texto escolhido, com formatação em Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e com espaçamento mínimo entre linhas de 1,5.
  7. É imprescindível seguir a orientação acima sobre a formatação do texto, sobretudo para os contos.

Critérios estabelecidos, a forma do envio (via e-mail) também deve ser padronizada:

  • Deverá ser enviado para o e-mail: edital@recortelirico.com.br
  • No assunto, o gênero escolhido + nome do autor. Exemplo: [Poesia] Cássio de Miranda
  • O texto deverá ser anexado (seu editor de texto favorito), no documento, no topo, deve ser colocado o título (se tiver), depois o conteúdo do texto. Por fim, o seu nome completo e e-mail que devemos contatar em caso de ter sido selecionado. Como no exemplo abaixo:

O edital ficará aberto até o dia 28 de fevereiro. A edição Edgar Allan Poe será lançada na última semana de março. O envio de textos é gratuito e está condicionado a dois por autor. Aos selecionados, será solicitado uma contribuição simbólica e voluntária para nos ajudar nos custos operacionais/administrativos da revista e de todo o grupo Recorte Lírico. A edição poderá ou não ter uma tiragem impressa, dependendo dessas contribuições e/ou patrocínios.

Desejamos muita sorte a todos (as)!

1 comentário em “Edgar Allan Poe: Aberto edital para a 5ª edição da Revista Recorte Lírico”

  1. 4 laudas?! Escrevo contos com começo meio e fim. Meus contos não têm menos de 10 laudas. Tenho lido contos, inclusive
    Allan Põe e acho que se ele vivesse nós dias
    de hoje ia ter dificuldade de publicar seus fantásticos contos, por serem longos. – nem tão longos assim – acho.

    Responder

Deixe um comentário