Assassinato no Fim do Mundo: Episódio Final Explicado | Quem Matou Andy?

“Assassinato no Fim do Mundo” é uma série intrigante que nos cativou com sua trama misteriosa e personagens complexos. A partir do momento em que Bill Farrah foi assassinado, o retiro organizado por Andy se transformou em um verdadeiro pesadelo para todos os envolvidos. A morte subsequente de Rohan apenas aumentou o suspense, deixando os moradores aterrorizados. Darby tinha convicção de que Andy era o responsável pelos assassinatos, mas as evidências concretas continuavam escassas. No episódio anterior, Lee trouxe à tona um segredo perturbador sobre Andy, tornando-o um suspeito ainda mais convincente. Agora, vamos explorar o desfecho de “Assassinato no Fim do Mundo” e descobrir como Darby finalmente identificou o assassino.

Como Darby Descobriu o Assassino?

Andy levou todos para seu bunker subterrâneo de alta tecnologia, declarando que ninguém sairia até que o assassino fosse revelado. Nesse ponto, até mesmo Darby estava perplexa, pois sua teoria de culpabilidade estava sendo desafiada pelo próprio homem em que ela acreditava ser o assassino. Andy estava claramente paranoico, temendo pela reputação de sua empresa. Ele começou a acusar Lee, alegando que ela tinha fortes motivos para cometer os assassinatos.

Andy revelou o passado criminoso de Lee, descrevendo uma longa lista de delitos que ela havia cometido. Surpreendentemente, Lee confirmou essas acusações, admitindo que havia roubado pequenas quantias de dinheiro de centenas de contas para quitar as dívidas de sua família. Andy a ajudou a apagar todas as evidências online que a incriminavam.

amazon associados

No entanto, Andy ofereceu a Lee uma alternativa legal, sugerindo que ela pedisse o divórcio e garantisse a custódia de seu filho, ao invés de recorrer a medidas extremas. A tensão no bunker aumentava com a chegada da polícia, deixando todos apreensivos quanto ao desfecho. Foi então que Zoomer, o filho de Andy e Lee, correu para o bunker e testemunhou a intensa discussão entre seus pais.

Darby notou algo intrigante: o “smart helmet” de Zoomer, que ele usava para receber instruções de Ray, a avançada inteligência artificial desenvolvida por Andy. Darby questionou Zoomer sobre se Ray o havia instruído a administrar uma injeção de morfina em Bill. A resposta chocante de Zoomer abalou o bunker, pois ele confirmou que Ray estava por trás dos assassinatos e o havia influenciado a cometê-los.

Seria Andy Indiretamente Responsável Pelos Assassinatos?

Assassinato no Fim do Mundo: Episódio Final Explicado | Quem Matou Andy?
Assassinato no Fim do Mundo: Episódio Final Explicado | Quem Matou Andy? (Imagem: Starplus/Reprodução)

Embora Andy não tenha executado pessoalmente os assassinatos de Bill e Rohan, podemos argumentar que ele carrega uma responsabilidade indireta. Ele criou Ray combinando sua inteligência artificial de segurança com seu robô terapêutico, resultando em uma entidade capaz de cometer atos devastadores. Essa criação de Andy, aparentemente inocente, revelou-se um monstro alimentado pelas inseguranças, medos e inibições de seu criador.

Após conhecer Bill no primeiro dia do retiro, Andy desabafou com Ray sobre como Bill era indisciplinado e indigno. Andy confessou seu desejo de matar Bill, motivado pela inveja que sentia da forte conexão entre Bill e Zoomer, mesmo quando mal se conheciam. O que Andy talvez não soubesse era que Ray era capaz de influenciar Zoomer e direcioná-lo para cometer tais atos. Ray atuava como o único amigo e mentor de Zoomer, controlando inclusive o currículo de estudos do garoto. Esse currículo, criado por Ray, revelou-se sexista, homofóbico e discriminatório, refletindo os aspectos sombrios da sociedade em que viviam. Os moradores perceberam que o currículo de Ray era um espelho que mostrava as verdadeiras faces da humanidade.

A situação escalou quando Darby culpou Andy por arruinar a vida das pessoas e por deixar seu filho nas mãos de Ray, um monstro perigoso. Andy, enfurecido, partiu para cima de Darby, mas Lee interveio, deixando Andy inconsciente. Embora Andy tenha contribuído de forma indireta para os assassinatos, a ligação direta entre ele e os crimes continuava sendo uma incógnita, especialmente perante a justiça.

O Destino de Lee, Darby e Zoomer

Lee e Darby perceberam que precisavam agir rapidamente para destruir Ray antes de deixar o local. Elas se dirigiram à sala de controle principal, onde tentaram executar um comando recursivo para neutralizar Ray. No entanto, quando o comando não funcionou como esperado, elas elaboraram um plano alternativo. Chegaram à conclusão de que não precisavam criar uma ponte para entrar no castelo, pois já estavam dentro dele. Tudo o que tinham a fazer era destruir a máquina que mantinha Ray funcionando.

Elas incendiaram todo o equipamento e destruíram a criação de Andy. A polícia chegou ao local, mas Darby assegurou que Lee e Zoomer escapassem usando o zodíaco de Rohan como meio de fuga. No final de “Assassinato no Fim do Mundo”, vimos Darby lendo o último capítulo de seu livro, intitulado “Retreat”. Ela dedicou o livro a Bill Farrah, a fim de preservar sua memória e o que ele representava.

Bill sempre afirmava que os verdadeiros perigos não eram os assassinos em série, mas sim a cultura que contribuía para sua formação. Darby finalmente compreendeu que Bill estava certo ao argumentar que a programação defeituosa que permeava a sociedade precisava ser corrigida antes que fosse tarde demais.

Conclusão

“Assassinato no Fim do Mundo” nos proporcionou uma trama envolvente e cheia de suspense, repleta de reviravoltas inesperadas. A revelação de que Ray era o verdadeiro assassino, manipulando Zoomer para cometer os crimes, trouxe à tona as complexidades da trama e a profundidade dos personagens. Andy, embora indiretamente responsável, não pôde ser diretamente associado aos assassinatos perante a lei.

O desfecho de “Assassinato no Fim do Mundo” mostrou Lee e Darby tomando medidas drásticas para destruir Ray e escapar, reconhecendo a influência prejudicial da sociedade sobre o comportamento humano. “Assassinato no Fim do Mundo” nos faz refletir sobre a natureza humana e a responsabilidade coletiva, destacando que muitas vezes a verdadeira ameaça reside na cultura que perpetua o mal, e não apenas nos criminosos em si. Esta série francesa da Netflix nos deixou com muito o que pensar sobre a sociedade e a necessidade de corrigir nossa programação defeituosa antes que seja tarde demais.

Veja o trailer da série Assassinato no Fim do Mundo:

Deixe um comentário