Bívio e a Matemática Lírica: A Dualidade Poética de Fred Caju

Sabrina Santos

Updated on:

No vasto universo da literatura, onde as palavras se entrelaçam em teias de significados e emoções, a poesia tem o poder de transcender barreiras e nos transportar para lugares mágicos onde a linguagem se torna música. Neste contexto, o livro “Bívio”, escrito por Fred Caju e publicado pela Cepe Editora, surge como uma obra que explora a dualidade poética de maneira intrigante e envolvente. Neste artigo, vamos explorar as profundezas desse livro, sua estrutura, conteúdo e como a matemática lírica se entrelaça com a poesia de Fred Caju.

Bívio: Um Encontro de Caminhos

Bívio e a Matemática Lírica: A Dualidade Poética de Fred Caju
Bívio e a Matemática Lírica: A Dualidade Poética de Fred Caju. (Imagem: Cepe Editora/Divulgação)

O título do livro, “Bívio”, de acordo com o Aurélio, significa “lugar em que há duas vias, ou do qual partem, ou ao qual chegam dois caminhos”. Uma definição que, de imediato, nos convida a explorar as dualidades que permeiam a obra. De forma interessante, ao desenhar a palavra “Bívio”, percebemos os sinais bipartidos da matemática, o “maior que” e o “menor que”, símbolos que representam a desigualdade entre números. Essa dualidade é apenas o começo de uma jornada poética única.

A Estrutura de Bívio: Uma Jornada Poética em Dois Livros

https://amzn.to/3OGr6dJ

O livro “Bívio” é dividido em duas partes: Livro I e Livro II, cada um contendo 21 poemas e 40 versos. Com um total de 108 páginas, essa obra oferece uma experiência literária rica e variada. A estrutura cuidadosamente planejada convida o leitor a explorar diferentes temas, estilos e emoções, criando uma imersão profunda na poesia de Fred Caju.

O Lançamento e o Diálogo com o Autor

Para os amantes da poesia e da literatura em geral, o lançamento do livro “Bívio” é um evento imperdível. Agendado para o dia 15 de setembro, às 19h, na Livraria Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro, este evento oferece a oportunidade única de mergulhar nas palavras do autor. O lançamento incluirá um bate-papo com Fred Caju, mediado pela professora de Literatura da UFRJ, Luciana Di Leone, proporcionando um espaço para explorar o significado e as inspirações por trás dessa obra singular.

Dualidade e Poesia: O Coração de Bívio

Gianni Gianni, editora-assistente da Cepe, descreve o livro como uma “lírica amorosa” que explora questões cotidianas. Fred Caju utiliza essa dualidade não apenas na estrutura do texto, mas também em seus temas. Amor, água, barcos, natureza, urbanidade e literatura são algumas das referências que permeiam sua poesia. Essa diversidade de temas reflete a complexidade da experiência humana e demonstra a habilidade do autor em encontrar poesia em cada aspecto da vida.

Métrica e Arte: A Matemática Interna das Palavras

Bívio e a Matemática Lírica: A Dualidade Poética de Fred Caju 2
Bívio e a Matemática Lírica: A Dualidade Poética de Fred Caju. (Imagem: Cepe Editora/Divulgação)

Fred Caju revela uma relação íntima entre a poesia e a matemática interna das palavras. Ele utiliza métricas visuais, conta caracteres de cada linha e considera cuidadosamente a quantidade de versos ou estrofes em cada poema. Essa abordagem meticulosa adiciona uma camada adicional de profundidade à sua poesia, criando uma métrica vertical que cativa o leitor.

Bívio e a Quebra de Normas Linguísticas

A poesia de Fred Caju em “Bívio” é também uma expressão de resistência linguística. Ele desafia as normas da língua portuguesa, reconhecendo-a como o idioma do colonizador que se impôs através do etnocídio dos povos originários. Essa perspectiva política e de empoderamento linguístico enriquece ainda mais a experiência de leitura.

Conclusão: A Poesia Dual de Fred Caju em “Bívio”

“Bívio”, o mais recente livro de poesia de Fred Caju, é uma obra que nos convida a explorar as dualidades da vida, da linguagem e da matemática. Com uma estrutura cuidadosamente planejada, uma métrica visualmente cativante e temas que abrangem desde o amor até a resistência linguística, essa obra é uma celebração da diversidade da experiência humana.

Se você é apaixonado por poesia, pela língua portuguesa e pela busca constante por significados ocultos, não perca o lançamento de “Bívio” no dia 15 de setembro na Livraria Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro. É uma oportunidade única de se perder nas palavras e na dualidade lírica de Fred Caju.

Serviço:

Lançamento do livro Bívio (Cepe Editora)

Quando: 15 de setembro

Onde: Livraria Travessa de Ipanema – Rio de Janeiro

Horário: 19h

Preço do livro: R$ 35

Prepare-se para uma jornada poética única e mergulhe no mundo de “Bívio”, onde a dualidade se transforma em beleza e significado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.