Camaleões: A morte de Sam Gifford foi planejada? Ele foi incriminado pelo assassinato de Summer?
Sam Gifford era um dos personagens de “Camaleões” que não apenas estava associado a Summer Elswick, mas cujo comportamento inteiro era tão estranho que era fácil para qualquer um suspeitar dele, mesmo que, na realidade, ele não estivesse envolvido no esquema. Ele estava com Summer antes de Will Grady entrar na imagem, e os oficiais de investigação, Tom Nichols e Dan Cleary, consideraram a possibilidade de o assassinato de Summer ter sido um crime de paixão.
Alerta de spoilers!
Tom mantinha todas as possibilidades abertas porque não tinha absolutamente nenhuma pista sobre o motivo do assassino. Ele acreditava que o motivo poderia ser qualquer coisa, desde uma disputa comercial até uma rixa pessoal, e é por isso que estava interrogando todos, observando seu comportamento e usando sua experiência para avaliar se eles poderiam ter cometido o crime ou não. Tom estava em uma situação difícil. Ele havia sido transferido recentemente para a delegacia de polícia de Scarborough e, quase imediatamente, havia sido encarregado de resolver o mistério por trás de um assassinato tão horrendo.
RELACIONADO: Camaleões: O que há com a torneira?
Summer era o tipo de pessoa que mantinha a maioria das coisas para si mesma, então era difícil encontrar qualquer tipo de informação sobre ela. Ela não tinha um grande círculo social, então Tom teve que depender dos depoimentos de algumas pessoas e esperar encontrar alguma evidência incriminatória que pudesse revelar quem havia assassinado aquela garota inocente de forma tão brutal. Então, vamos descobrir se os perpetradores intencionalmente incriminaram Sam Gifford ou se ele realmente teve um papel no esquema.
Dan Cleary entregou sua arma a Sam intencionalmente?
O primeiro encontro entre Sam e os policiais não correu bem, e o ex-funcionário ficou apreensivo e deixou claro que não falaria com eles sem a presença de advogados. Essa atitude defensiva fez Tom ficar suspeito, mas naquele momento ele não tinha evidências para emitir um mandado de prisão contra o homem, então teve que sair dali. Tom e Dan estavam esperando o relatório de DNA chegar e sabiam que havia uma grande possibilidade de encontrar o DNA de Sam na cena do crime ou após a autópsia da vítima.
Tom, Cleary, Allen e outros policiais foram juntos à cena do crime com Will Grady para recriar os eventos que aconteceram naquele dia fatídico quando Tom recebeu uma ligação do laboratório de criminalística. Eles haviam encontrado o DNA de Sam Gifford e imediatamente emitiram um mandado de prisão e foram até a casa dele para capturá-lo antes que ele escapasse.
Sam disse a eles que estava tendo um relacionamento sexual com Summer, e esse desenvolvimento havia ocorrido recentemente, depois que ela começou a desconfiar de Will Grady. Tom estava procurando em sua casa quando, de repente, viu que Sam havia pego a arma de Dan e a apontou para os policiais. Tom, no calor do momento, acabou atirando em Sam quando ele tentava fugir pela janela, e depois de andar alguns metros, ele sucumbiu aos ferimentos.
Agora, sabemos que isso pode ser uma especulação exagerada, mas acreditamos que seja possível que Dan Cleary tenha dado sua arma intencionalmente a Sam para que Tom visse e tomasse uma atitude. Tom nunca teve a intenção de matar Sam, mas este último também ficou assustado e acabou apontando a arma para os policiais, provavelmente porque naquele momento em “Camaleões” ele não sabia que não era a coisa racional a fazer. Talvez Sam soubesse que esses policiais não o poupariam e o culpariam pela morte de Summer.
Talvez ele não tivesse fé no sistema legal e sentisse que um homem como ele, que não tinha recursos para contratar um advogado famoso, nunca seria capaz de provar sua inocência. Acreditamos que toda a situação poderia ter sido forjada e que todos, desde Allen, Wally e Marty até Will Grady, poderiam ter participado. Os perpetradores teriam querido que Sam estivesse morto para que as pessoas acreditassem que ele era o assassino e também para que ele não tivesse a chance de dizer algo em sua própria defesa.
Sam Gifford foi incriminado pelo assassinato de Summer?
Não foi explicitamente dito no filme “Camaleões” se Sam foi incriminado ou não, mas acreditamos que isso poderia ter acontecido, considerando até que ponto Willy e Wally eram capazes de chegar. Agora, poderia ter acontecido que Will Grady soubesse que Summer estava se encontrando com Sam Gifford e que eles estavam tendo um relacionamento sexual. Talvez ele, junto com Wally, tenha planejado seu assassinato de tal forma que o DNA de Sam fosse encontrado nela.
Além disso, sabemos que Wally tinha mantido intencionalmente drogas em sua casa para que pudesse mais tarde apreender a propriedade e levantar dúvidas sobre o tipo de homem que ele era e sobre sua capacidade de assassinar alguém. Talvez eles não tenham planejado matar Sam, mas claramente, sua morte veio como uma bênção disfarçada. E para piorar, por padrão, foi Tom Nichols quem puxou o gatilho, então os perpetradores sabiam que ninguém suspeitaria deles. Se fosse Wally ou Will, as autoridades poderiam ter duvidado de suas intenções, mas com Tom, não era o caso.
Acreditamos firmemente que Sam não teve nenhum papel na morte de Summer Elswick e que ele provavelmente foi o único que a amou incondicionalmente. Quando Summer percebeu do que Grady era capaz e dos crimes em que ele estava envolvido, ela deve ter querido recuar, e também há a possibilidade de que ela acreditasse em Sam. Provavelmente, Will e Wally ficaram sabendo que Sam sabia coisas, o que os levou a planejar incriminá-lo. Mas Tom, no final de “Camaleões”, garantiu que os verdadeiros culpados pagassem por seus pecados e fossem presos.