Black Mirror: O que é ‘NF’ em Demônio 79? É um partido político real?

Sabrina Santos

O episódio final da sexta temporada de ‘Black Mirror’, intitulado ‘Demônio 79’, mergulha em uma história de terror ambientada na Inglaterra dos anos 1970. A trama gira em torno de Nida, uma mulher que é visitada por um demônio que a informa sobre um iminente apocalipse. Para evitar o Armagedom, Nida precisa assassinar três pessoas em três dias. Durante o episódio, Nida encontra sua porta grafitada com as iniciais “NF”, o que suscita a curiosidade dos espectadores sobre a existência de um partido político real com esse nome. Vamos descobrir.

Sim, o NF mencionado no episódio ‘Demônio 79’ é uma referência a um partido político real chamado Frente Nacional (National Front) no Reino Unido. A ação se passa em 1979, quando o partido ganhava destaque devido às próximas eleições. Nida, a protagonista, trabalha em uma sapataria ao lado de um colega que considera votar na Frente Nacional. Além disso, o partido é retratado na televisão, participando de protestos. Esses elementos refletem o contexto político da época.

RELACIONADO: Demônio 79: Análise do último episódio da 6ª temporada de Black Mirror

Black Mirror: O que é 'NF' em Demônio 79? É um partido político real?
Black Mirror: O que é NF em Demônio 79? É um partido político real? (Imagem: Netflix/Reprodução)

A Frente Nacional foi fundada em 1967 e alcançou seu auge na década de 1970, tornando-se o quarto maior partido político na Inglaterra. Sua ideologia é baseada no fascismo e foi formada pela união de três grupos de extrema-direita: a Liga do Império, o Partido Nacional Britânico e a Sociedade de Preservação Racial. Ao longo dos anos, o partido enfrentou um declínio em sua base de eleitores e não obteve vitórias significativas em eleições. Embora tenha perdido força, o NF ainda existe hoje em uma forma modificada, se mantendo como um partido nacionalista racial com uma agenda anti-imigração e de preservação da identidade branca.

Black Mirror: O que é 'NF' em Demônio 79? É um partido político real?

Em ‘Demônio 79’, o NF e seu líder, Daniel Smart, usam a questão da imigração como uma plataforma para atrair eleitores. Essa estratégia espelha as táticas empregadas pela Frente Nacional na época, aproveitando o sentimento anti-imigração que permeava o país. Isso resultava em protestos e confrontos violentos entre manifestantes antifascistas e simpatizantes do partido. A violência e os conflitos que ocorreram durante esses confrontos são retratados de forma ficcional no episódio.

Ao longo do tempo, a Frente Nacional perdeu sua base de apoio e se fragmentou, dando origem a outros partidos com ideologias semelhantes. Atualmente, o partido ainda existe, mantendo-se como um partido nacionalista racial. Sua agenda enfoca a interrupção da imigração não branca para a Grã-Bretanha e a repatriação forçada de pessoas não europeias. O partido defende os “valores da família branca” e promove uma postura antiaborto, além de buscar a saída do Reino Unido da União Europeia e da OTAN.

Em ‘Demônio 79’, a presença do NF reflete o clima político e social turbulento da Inglaterra dos anos 1970. A protagonista Nida se vê cercada pelo ódio e pelo racismo, manifestados em sua vida cotidiana, seja no trabalho, onde é segregada ao porão para comer sua refeição, ou em sua casa, onde sua porta é vandalizada com as iniciais “NF”. O episódio, apesar de sua premissa sobrenatural, acaba revelando que os verdadeiros vilões são os seres humanos e não os demônios.

Em resumo, o NF mencionado no episódio ‘Demônio 79’ de ‘Black Mirror’ refere-se à Frente Nacional, um partido político real que existiu no Reino Unido nos anos 1970. O partido era conhecido por suas ideologias de extrema-direita, como o fascismo e o racismo. Embora tenha perdido força ao longo dos anos, ainda persiste como um partido nacionalista racial. O episódio retrata com realismo o clima político da época, explorando as tensões raciais e os conflitos que cercam a Frente Nacional. ‘Black Mirror’ mais uma vez nos convida a refletir sobre as implicações políticas e sociais, mesmo em um contexto ficcional.

1 comentário em “Black Mirror: O que é ‘NF’ em Demônio 79? É um partido político real?”

  1. O que mais me impressiona nisso tudo é saber que em pelo séc XXI, ainda exista um partido com políticas tão retrógradas e com base de apoio. Definitivamente é algo que Black Mirror nos trás à reflexão.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.