Black Mirror: Episódios da 6ª temporada classificados do pior ao melhor

Black Mirror, a série de antologia tecno-paranóica, voltou recentemente para ajudar a tornar seu 2023 mais paranóico com uma sexta temporada lançada recentemente na Netflix. Desde o seu lançamento em 2011, a série começou a receber atenção mundial por volta de 2016, quando teve sua primeira temporada produzida pela Netflix. Como uma série de antologia, Black Mirror se concentra predominantemente em histórias de ficção científica, mistério e suspense, muitas vezes sombrias, que comentam sobre a relação da humanidade com a tecnologia, tanto atual quanto futurística.

Black Mirror: Episódios da 6ª temporada  classificados do pior ao melhor
Black Mirror: Episódios da 6ª temporada classificados do pior ao melhor. (Imagem: Netflix/Reprodução)

No entanto, a 6ª temporada apresenta algumas diferenças notáveis em relação às anteriores. Os elementos de ficção científica são reduzidos de forma surpreendente. Três dos cinco episódios são ambientados no passado, um se passa no presente e apenas um parece ter uma abordagem futurista. Embora as histórias de ficção científica não precisem necessariamente ser definidas no futuro, é estranho ver essa mudança na ênfase da tecnologia e seu impacto na vida cotidiana das pessoas. No entanto, pode ser o que a série precisa para evitar se tornar estereotipada após cinco temporadas. Essa temporada de Black Mirror é estranha, desconcertante e, às vezes, interessante. Abaixo estão os episódios classificados do pior para o melhor.

“Mazey Day”

Black Mirror: Episódios da 6ª temporada classificados do pior ao melhor. (Imagem: Netflix/Reprodução)

O episódio mais divisivo da 5ª temporada de Black Mirror, “Mazey Day”, explora as armadilhas do estrelato e retoma esse tema no episódio mais fraco da 6ª temporada. O episódio começa bem, com a premissa de um paparazzi sem dinheiro encarregado de tirar uma foto comprometedora de uma atriz problemática, cuja luta contra o vício é alvo de rumores na imprensa. Embora o episódio se passe nos anos 2000 e não apresente elementos de ficção científica, ele analisa a mídia, a indústria do entretenimento e o poder da tecnologia, neste caso, fotografias, para arruinar permanentemente a vida de alguém.

RELACIONADO: Mazey Day: Final Explicado do Episódio de Black Mirror

O episódio não é ruim nos dois primeiros terços e se beneficia por ser o mais curto da temporada, com apenas 40 minutos. Felizmente, não é preenchido desnecessariamente como alguns dos outros episódios. No entanto, a revelação no final é a mais boba, pateta e ridícula que Black Mirror já apresentou ao público. É tão estúpida que quase se torna admirável, mas não acrescenta nada ao que o episódio está tentando transmitir. Dá a sensação de que o escritor Charlie Brooker não sabia como encerrar a história de forma satisfatória e decidiu fazer algo totalmente aleatório. Isso prejudica um episódio que, de outra forma, seria bom, e coloca “Mazey Day” como o pior da temporada.

https://amzn.to/3Mq3EAp

“Loch Henry”

Black Mirror: Episódios da 6ª temporada classificados do pior ao melhor. (Imagem: Netflix/Reprodução)

“Loch Henry” é um episódio discreto que pretende ser lento, com um final devastador, mas a execução deixa a desejar. A história segue um jovem casal, Davis e Pia, que viajam para uma pequena cidade na Escócia, onde Davis cresceu, com a intenção de filmar um documentário sobre a natureza local. No entanto, eles acabam se envolvendo com crimes ocorridos na cidade no passado, mostrando a obsessão das pessoas pelo crime verdadeiro, muitas vezes às custas dos desejos dos sobreviventes ou parentes das vítimas.

RELACIONADO:

Loch Henry: Análise do episódio 2 de Black Mirror [Final Explicado]

Embora a intenção de satirizar ou questionar essa fascinação morbida seja válida, o episódio se arrasta um pouco além do necessário. Algumas cenas parecem se prolongar demais, tornando-o um pouco chato. A revelação também é um tanto boba, mas, em retrospecto, é mais aceitável do que a reviravolta do episódio 4. “Loch Henry” é o segundo pior episódio desta temporada, mas ainda tem algumas qualidades interessantes.

“A Joan é péssima”

Black Mirror: Episódios da 6ª temporada classificados do pior ao melhor. (Imagem: Netflix/Reprodução)

O primeiro episódio da 6ª temporada, “Joan Is Awful”, mergulha de cabeça na essência de Black Mirror. É o único episódio que parece ser ambientado no futuro e traz de volta a sensação das temporadas anteriores. O episódio segue uma mulher chamada Joan, que não é a pior pessoa do mundo, mas também não é ótima. Ela descobre que um serviço de streaming fez uma série sobre sua vida, retratando-a de forma negativa, usando uma falsa Salma Hayek, inteligência artificial e CGI avançado para criar episódios que são lançados diariamente.

RELACIONADO: A Joan é Péssima: Análise do 1º episódio de Black Mirror

Essa premissa levanta muitas questões interessantes, embora algumas das explicações do episódio pareçam preguiçosas ou apressadas. No entanto, ele explora temas mais profundos e estranhos à medida que avança, embora talvez um pouco tarde demais. O ritmo do episódio não é terrível, especialmente nos primeiros 40 minutos, que ainda mantêm a essência de Black Mirror. É um pouco decepcionante que não seja tão afiado, engraçado ou imprevisível como nas temporadas anteriores, mas “Joan Is Awful” ainda consegue ser competente. No entanto, poderia ter sido melhor.

“Beyond the Sea”

Black Mirror: Episódios da 6ª temporada classificados do pior ao melhor. (Imagem: Netflix/Reprodução)

A sexta temporada de Black Mirror conta com grandes nomes, e “Beyond the Sea” é o episódio mais estrelado, apresentando Aaron Paul, Josh Hartnett e Kate Mara. É adequado, pois “Beyond the Sea” é o episódio mais cinematográfico da temporada, com uma duração de aproximadamente 80 minutos e uma necessidade de muitos efeitos especiais, devido à sua ambientação parcial no espaço. A história gira em torno de dois astronautas que podem transferir suas consciências para réplicas na Terra e o que acontece quando um deles perde sua família e sua réplica em um crime horrível.

RELACIONADO: Beyond the Sea: Melhor Episódio de Black Mirror é uma Tragédia no Espaço

Infelizmente, o tempo de execução é o maior problema de “Beyond the Sea”. A primeira metade parece estar construindo um momento épico, mas a segunda metade continua sem parar. Os atores entregam ótimas performances, principalmente Aaron Paul, que interpreta dois personagens de certa forma. No entanto, a conclusão poderia ter sido alcançada com um pouco mais de agilidade. A duração excessiva do episódio acaba prejudicando suas qualidades, e é um sinal de que Black Mirror precisa ter um editor mais implacável no futuro.

“Demon 79”

Black Mirror: Episódios da 6ª temporada classificados do pior ao melhor. (Imagem: Netflix/Reprodução)

O episódio final da temporada, “Demon 79”, é intrigante e divertido, mas também confuso. Possui um humor negro característico das primeiras temporadas de Black Mirror. O episódio se passa no final dos anos 1970 e segue uma jovem que acredita estar sendo visitada por um demônio que só ela consegue ver. O demônio alega que ela precisa cometer três assassinatos em três dias, caso contrário, o mundo acabará.

RELACIONADO: Demônio 79: Análise do último episódio da 6ª temporada de Black Mirror | Qual é o significado das provações de Nida?

Embora seja divertido, “Demon 79” foge um pouco do tema principal de Black Mirror, pois não explora tecnologia ou ficção científica. Parece uma história separada que foi incorporada a esta temporada para aproveitar a exposição da série. No entanto, se você conseguir deixar de lado o fato de que não se encaixa perfeitamente em Black Mirror, é o melhor episódio de uma temporada bastante mista.

6 comentários em “Black Mirror: Episódios da 6ª temporada classificados do pior ao melhor”

  1. Temporada desconcertante, que decepciona e briga com a nossa expectativa. O primeiro episódio termina e parece fazer chacota da inteligência do expectador, emprestando uma dose de infantilidade no desfecho. Para mim, todos os episódios são ruins.alguns não consegui terminar de assistir…. De tão chatos!

    Responder

Deixe um comentário