Enem 2023: Confira 4 Leituras Fundamentais para a Prova

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Com um alcance cada vez mais abrangente e concorrido, o Enem não apenas avalia o conhecimento dos estudantes, mas também suas habilidades de interpretação, análise e expressão. Uma das áreas cruciais da prova é a literatura brasileira, que desempenha um papel vital na avaliação dos candidatos.

Neste artigo, traremos as indicações feita pelo professor de Literatura Alencar Schueroff, da Plataforma Professor Ferretto e divulgada pelo Portal ABC, compartilhando insights valiosos sobre quatro leituras essenciais para se sair bem no Enem 2023.

amazon

A Interdisciplinaridade da Literatura no Enem

A literatura brasileira não é apenas uma disciplina isolada na prova do Enem. Ela está intrinsecamente ligada a diversos aspectos do conhecimento, da cultura e da sociedade. Ao explorar obras literárias, os estudantes não apenas ampliam seu repertório cultural, mas também aprimoram sua capacidade de compreender contextos históricos e sociais, bem como expressar ideias de maneira expressiva. Nesse contexto, a literatura faz parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, abrangendo temas relacionados à língua portuguesa, comunicação, artes e muito mais.

De acordo com Alencar Schueroff, a literatura é uma ferramenta poderosa para a formação de uma visão crítica e reflexiva dos estudantes. “Através das obras literárias, os candidatos podem explorar diferentes perspectivas, valores e desafios enfrentados pela sociedade em diferentes períodos da história brasileira”, enfatiza o professor.

1. Memórias Póstumas de Brás Cubas

Enem 2023: Confira 4 Leituras Fundamentais para a Prova

Uma das obras mais icônicas do escritor brasileiro Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicada pela primeira vez em 1881, é uma das principais referências do Realismo na literatura brasileira. A narrativa é peculiar, sendo contada por Brás Cubas, um defunto autor que relata sua própria história após a morte. Essa perspectiva única permite uma análise irônica e crítica da sociedade brasileira da época, ao mesmo tempo em que conduz a reflexões profundas sobre a condição humana e os valores da vida e da morte.

Alencar Schueroff destaca a relevância dessa obra para a prova do Enem: “Essa obra é frequentemente abordada na prova devido à maneira como reflete os valores e as questões da sociedade da época. Ela oferece uma oportunidade para os estudantes explorarem a narrativa diferenciada de Machado de Assis e refletirem sobre os aspectos críticos e filosóficos presentes na literatura brasileira.”

2. O Cortiço

Escrito por Aluísio Azevedo e publicado em 1890, O Cortiço é considerado uma das obras mais importantes do Naturalismo na literatura brasileira. O livro retrata de forma realista e crua a vida em um cortiço no Rio de Janeiro do final do século XIX, explorando diversos aspectos dessa realidade. Para Alencar Schueroff, essa é uma das leituras mais significativas para os candidatos do Enem.

“A obra é relevante não apenas pelo seu valor literário, mas também por sua representação da sociedade brasileira do século XIX e por sua contribuição para a análise crítica das condições de vida das classes menos privilegiadas”, enfatiza o professor.

3. A Hora da Estrela

A Hora da Estrela, escrito por Clarice Lispector e publicado em 1977, pouco antes da morte da autora, é considerado uma das obras-primas de Lispector e aborda temas profundos relacionados à identidade, à solidão e à complexidade da existência. A profundidade e a reflexão presentes nesta obra a tornam uma escolha frequente em exames como o Enem.

“Com sua abordagem profunda e reflexiva sobre a condição humana, A Hora da Estrela permite aos estudantes explorar questões existenciais, analisar a complexidade das relações humanas e refletir sobre a linguagem e a narrativa”, acrescenta Alencar.

4. Vidas Secas

Vidas Secas, escrito por Graciliano Ramos, é um marco do movimento regionalista na literatura brasileira. A obra busca retratar a realidade e as características culturais de uma região específica do país. Abordando as dificuldades enfrentadas na luta diária pela sobrevivência, a obra explora temas como miséria, falta de perspectivas, exploração e a relação com a terra árida.

“Estudar essa obra permite que os alunos compreendam melhor aspectos da sociedade brasileira, desenvolvam habilidades de análise crítica e interpretação textual, e reflitam sobre pautas sociais e humanas”, conclui o professor.

1 comentário em “Enem 2023: Confira 4 Leituras Fundamentais para a Prova”

Deixe um comentário