As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas

Sabrina Santos

A televisão é uma forma de arte que nos permite viajar sem sair de casa, conhecer outras realidades, costumes, valores e perspectivas. Há séries que exploram diferentes culturas de forma sensível, criativa e informativa, mostrando a diversidade e a riqueza do mundo, como a possibilidade de jogar nas apostas em live e ganhar dinheiro real.

Neste artigo, vamos apresentar cinco séries que consideramos as melhores para aprofundar-se em diferentes culturas, de acordo com as opiniões de críticos, jornalistas, acadêmicos e pessoas da indústria da televisão.

1. Planeta Terra (2006 e 2016)

As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas
As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Planeta Terra é uma série documental produzida pela BBC que mostra as maravilhas da natureza e da vida selvagem em diversos lugares do planeta. A série é dividida em duas temporadas, cada uma com 11 episódios, que abordam diferentes biomas, habitats e espécies.

amazon

A série é narrada pelo renomado naturalista David Attenborough e conta com imagens impressionantes, capturadas com tecnologia de ponta. Planeta Terra é uma série que nos faz apreciar a beleza e a diversidade da vida na Terra, além de nos conscientizar sobre os desafios e as ameaças que enfrentamos para preservá-la.

2. Chef’s Table (2015-)

As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas 1
As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Chef’s Table é uma série documental da Netflix que apresenta a trajetória e a filosofia de chefs renomados de diferentes partes do mundo. A série explora não apenas a gastronomia, mas também a cultura, a história, a arte e a personalidade de cada chef e de cada país. A série é composta por seis temporadas, cada uma com quatro a seis episódios, que retratam chefs de países como Brasil, França, Índia, México, Japão, Tailândia, Argentina, Itália, entre outros. Chef’s Table é uma série que nos faz salivar, mas também nos faz refletir sobre a relação entre comida, cultura e identidade.

3. Nada Ortodoxa (2020)

As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas 2
As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Nada Ortodoxa é uma minissérie da Netflix baseada na autobiografia de Deborah Feldman, uma mulher que fugiu da comunidade judaica ortodoxa de Nova York para buscar sua liberdade em Berlim. A série mostra os costumes, as regras, as tradições e os conflitos da comunidade judaica ortodoxa, bem como os desafios e as descobertas de uma jovem que se aventura em um mundo desconhecido.

A série é protagonizada pela atriz israelense Shira Haas, que recebeu elogios da crítica e do público por sua atuação. Nada Ortodoxa é uma série que nos faz conhecer uma cultura fechada e conservadora, mas também nos faz torcer por uma heroína que busca sua própria voz.

4. Atlanta (2016-)

As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas 3
As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Atlanta é uma série de comédia dramática criada e estrelada por Donald Glover, que interpreta um jovem que larga a faculdade para gerenciar a carreira de seu primo, um rapper em ascensão. A série retrata a cena musical, a cultura negra, os problemas sociais e as situações absurdas que acontecem na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. A série é aclamada pela crítica e pelo público por sua originalidade, seu humor, sua crítica e sua estética. Atlanta é uma série que nos faz rir, mas também nos faz pensar sobre questões como racismo, pobreza, violência e família.

5. The Crown (2016-)

As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas 5
As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

The Crown é uma série dramática da Netflix que conta a história da rainha Elizabeth II, desde sua ascensão ao trono em 1952 até os dias atuais. A série mostra os bastidores da monarquia britânica, os acontecimentos históricos, os conflitos políticos, os escândalos pessoais e as relações familiares da rainha e de seus parentes. A série é elogiada pela sua produção, pelo seu roteiro, pela sua direção e pelo seu elenco, que conta com nomes como Claire Foy, Olivia Colman, Matt Smith, Tobias Menzies, Helena Bonham Carter, entre outros. The Crown é uma série que nos faz mergulhar na cultura, na história e na política do Reino Unido, além de nos fascinar com a vida da família real.

Se filmes e séries têm essa força de expressar diferentes contextos de culturas de vários países, continue acompanhando o Recorte Lírico para não perder nada do mundo do entretenimento!

1 comentário em “As 5 melhores séries para aprofundar-se em diferentes culturas”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.