Era Uma Vez Uma Estrela na Netflix: Um Drama Tailandês que Celebra o Amor pelo Cinema

Em um mundo onde a duração de um filme costuma ser motivo de preocupação, ‘Era Uma Vez Uma Estrela’ é uma rara exceção. Esta obra tailandesa disponível na Netflix, repleta de nostalgia, nos faz repensar a importância do tempo em um enredo que mergulha no passado e no amor pelo cinema.

Weir Sukollawat: O Destaque do Elenco

Era Uma Vez Uma Estrela na Netflix: Um Drama Tailandês que Celebra o Amor pelo Cinema
Era Uma Vez Uma Estrela na Netflix: Um Drama Tailandês que Celebra o Amor pelo Cinema. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Comecemos pelos atores, com destaque para Weir Sukollawat. Muitos de nós o conhecemos desde seu papel em “Pin Anong,” que nos levou a explorar sua filmografia. Sua habilidade de brilhar em histórias despretensiosas sempre nos impressionou. Mesmo nos papéis mais masculinos, ele traz uma vulnerabilidade e ternura que o diferenciam. Com o tempo, sua atuação apenas amadureceu, tornando-o ainda mais cativante. Embora não sendo tailandeses, os outros membros do elenco também entregam atuações competentes, com Samart Payakaroon, no papel de Man, se destacando pela expressividade que traz ao personagem, apesar de falar pouco.

RELACIONADO: Era Uma Vez Uma Estrela: Final Explicado | Kae Deixa o Grupo?

O Poder dos Dubladores

O filme gira em torno da vida dos dubladores que dão voz aos personagens interpretados por Mitr Chaibancha, uma lenda do cinema tailandês. No passado, seus filmes eram silenciosos, e a responsabilidade de transmitir os diálogos ao público recaía sobre os dubladores ao vivo. O filme acerta ao mostrar como esses dubladores se sentiam parte fundamental da persona do ator, criando uma conexão única com ele.

Estética e Viagens Inspiradoras

A estética e a cinematografia de ‘Era Uma Vez Uma Estrela’ são de tirar o fôlego. A história gira em torno de uma trupe de viajantes, e a beleza das paisagens naturais é um destaque. A fotografia nos leva a lugares onde a estrada é a protagonista, e isso nos faz entender por que esses personagens amavam a vida na estrada. Além disso, o filme nos mostra os desafios da vida nômade com um toque de beleza, tornando-o uma experiência visualmente encantadora.

amazon

O Triângulo Amoroso Desnecessário

Um ponto negativo é a inclusão de um triângulo amoroso na trama. Parece uma adição desnecessária que poderia ter sido substituída por uma exploração mais profunda da amizade entre os personagens. Um diálogo entre eles sobre o amor pelo cinema e seus sonhos teria feito mais sentido do que essa dinâmica amorosa que se revela problemática.

Mitr Chaibancha: Uma Lenda do Cinema Tailandês

Mitr Chaibancha é um personagem importante do filme. Para aqueles que não estão familiarizados com o cinema tailandês, ele é uma figura crucial. No passado, seus filmes não tinham som, e os dubladores ao vivo desempenhavam um papel vital para transmitir os diálogos aos espectadores. O filme retrata com precisão o trágico acidente que tirou a vida de Mitr Chaibancha durante as filmagens de ‘Insee Thong’ (Golden Eagle), quando ele tinha apenas 36 anos. Sua morte marcou o fim da era dos filmes de 16mm na Tailândia. O filme também destaca como ele era querido pelo público, que compareceu em massa a seu funeral, revelando o impacto duradouro que teve na cultura cinematográfica tailandesa.

A Profundidade de ‘Era Uma Vez Uma Estrela’

Conhecer a história de Mitr Chaibancha adiciona profundidade ao filme. Permite-nos traçar paralelos com outras lendas do cinema e entender a conexão única entre os atores e seus dubladores. Além disso, o filme aborda como o amor por alguém se desenvolve quando a imagem desse alguém não é excessivamente comercializada. Na história, os personagens tentam se adaptar às mudanças de seu tempo e manter a conexão com o público.

Comparando isso à indústria cinematográfica atual, vemos uma mudança de ênfase: antes, a prioridade era manter a conexão com o público, enquanto agora a busca pelo lucro parece sobrepujar o amor pelo cinema. ‘Era Uma Vez Uma Estrela’ nos lembra do valor do cinema e da paixão pela sétima arte em uma era de crescente comercialização.

Conclusão

‘Era Uma Vez Uma Estrela’ é um filme que celebra o amor pelo cinema e pela vida. Apesar de sua ambientação no passado e elementos que não se encaixam nos tempos atuais, sua mensagem é atemporal. O filme nos faz acreditar na magia da vida cotidiana e na importância de nossas escolhas. Não oferece todas as respostas, mas nos lembra do que é verdadeiramente valioso. Não perca a oportunidade de assistir a esta obra que nos faz relembrar a beleza do cinema e das histórias bem contadas, em um mundo que muitas vezes nos distrai com o próximo sucesso obrigatório. ‘Once Upon a Star’ é um lembrete do que realmente importa.

Veja o trailer do filme Era Uma Vez Uma Estrela:

Deixe um comentário