7 obras que te farão se apaixonar por Julio Cortázar

Se você é um leitor ávido e está procurando por novas e fascinantes leituras, então você precisa conhecer a obra de Julio Cortázar. Este escritor argentino é amplamente considerado como um dos mais importantes autores latino-americanos do século XX, e sua obra é repleta de uma linguagem poética, narrativas envolventes e temas profundos que desafiam a maneira como pensamos sobre a vida e o mundo ao nosso redor.

Neste post, vamos apresentar uma lista com as sete obras mais essenciais de Julio Cortázar, que são garantidas para te fazer se apaixonar pela sua escrita única e surpreendente. Cada livro em nossa lista apresenta uma visão diferente do mundo, através de histórias que vão te levar em uma jornada de mistério, imaginação e reflexão. Com obras como “O Jogo da Amarelinha”, “As Armas Secretas” e “Bestiário”, esta lista é uma seleção cuidadosa de algumas das obras mais notáveis de Julio Cortázar, que você não pode deixar de ler. Então, vamos começar a explorar este universo literário único e surpreendente!

O Jogo da Amarelinha (Rayuela, 1963)

“O Jogo da Amarelinha” é uma obra-prima da literatura latino-americana e é, sem dúvida, o livro mais conhecido de Cortázar. O romance experimental apresenta uma estrutura única, que permite ao leitor escolher a ordem em que as seções são lidas. A história segue a busca do protagonista Horacio Oliveira pela identidade e liberdade em Paris e Buenos Aires. Com uma linguagem poética e rica em metáforas, Cortázar apresenta um retrato inesquecível de uma geração que busca o sentido da vida em um mundo em constante mudança.

As Armas Secretas (Las armas secretas, 1959)

Nesta coletânea de cinco contos há duas obras-primas do escritor argentino Julio Cortázar: “As babas do diabo” – que originou o filme Blow-up, do cineasta italiano Michelangelo Antonioni –, em que Cortázar aproxima a linguagem literária da fotográfica; e “O perseguidor”, seu conto de maior destaque. A obra também inclui “Cartas de mamãe”, “Os bons serviços” e “As armas secretas”, que dá título ao livro.

Bestiário (Bestiario, 1951)

Publicado pela primeira vez em 1951, Bestiário é a primeira obra em que Julio Cortázar afirma se sentir “seguro do que queria dizer”. Apesar de ter alcançado renome mundial depois da publicação de seu romance O jogo da amarelinha, os contos são a coluna vertebral da vasta obra de Cortázar. As histórias que compõem este volume falam de objetos e acontecimentos cotidianos, passam para a dimensão do pesadelo ou da revelação de modo natural e imperceptível. Em cada conto, surpresa e inquietação são acrescentadas ao indescritível prazer de lê-los.

Todos os Fogos o Fogo (Todos los fuegos el fuego, 1966)

“Todos os Fogos o Fogo” é outra coletânea de contos que apresenta histórias sobre amor, desejo e morte. Com uma prosa imagética e altamente evocativa, Cortázar apresenta personagens que buscam o significado da vida em situações extremas. A história “O Fim do Jogo” apresenta uma visão sombria da relação entre a humanidade e o fim, enquanto “Instruções para John Howell” apresenta um diálogo surpreendente entre um escritor e seu personagem.

Final de Jogo (Final del juego, 1956)

Final do jogo é uma poderosa brincadeira com o leitor. Composto por 18 contos que se dividem em três níveis de dificuldade, vai do nível mais fácil – a Parte I – ao mais difícil – a Parte III, como um jogo. Cada nível é medido pelo esforço que se deve fazer para entender ou crer em cada um dos contos do autor. O livro começa com o conto mais curto ‘Continuidade dos parques’, também um dos mais aclamados em toda a obra de Cortázar. Julio Cortázar é um dos escritores argentinos mais importantes de todos os tempos. Seu romance O jogo da amarelinha abalou o panorama cultural do seu tempo e criou uma referência ineludível dentro da narrativa contemporânea.

Histórias de Cronópios e de Famas (Historias de cronopios y de famas, 1962)

História de cronópios e de famas é o sexto livro de Julio Cortázar, escrito em Roma e em Paris, no período de 1952 a 1959, e publicado em 1962, um ano antes de Brasil: O Jogo da Amarelinha. A história do livro dá vida a três tipos de personagens: os cronópios, que são os personagens que não atribuem importância exagerada às coisas; os famas, que são totalmente o contrário dos cronópios; e as esperanças, que são as preguiçosas, desanimadas e sedentárias.

Octaedro (Octaedro, 1974)

Octaedro revela o escritor argentino Julio Cortázar, mestre do conto curto e da prosa poética, no auge de sua criatividade. Os oito contos que compõem esta coletânea são como as oito faces de um poliedro, ligadas por uma unidade de linguagem, mas com um relato único em cada história. Ao trabalhar com um mínimo de elementos formais, Cortázar parte de um núcleo central para levar-nos a situações incomuns, dentro de microcosmos humanos, universos isolados e rodeados por forças ameaçadoras e misteriosas. E

m cada conto, o real passa a ser interpretado como inseparável do imaginário, fazendo supor a existência de outra ordem que desconhecemos. “Liliana chorando”, “Os passos no rastro”, “Manuscrito achado num bolso”, “Verão”, “Aí, mas onde, como”, “Lugar chamado Kindberg”, “As fases de Severo” e “Pescoço de gatinho preto” – todas as narrativas são surpreendentes.

Julio Cortázar é um autor essencial da literatura latino-americana e suas obras são uma leitura obrigatória para quem busca uma visão única do mundo que nos rodeia. Seus livros e contos apresentam uma linguagem poética, imagética e altamente evocativa, que desafia as convenções literárias e oferece uma visão profunda da condição humana. “O Jogo da Amarelinha”, “As Armas Secretas” e “Bestiário” são algumas das obras mais conhecidas do autor, mas todas as suas obras são uma leitura inesquecível. Se você ainda não conhece a obra de Julio Cortázar, não perca mais tempo e comece agora mesmo a se apaixonar pelo universo literário deste grande autor.

NÃO SÓ DE JULIO CORTÁZAR SE FAZ LITEATURA, PORTANTO LEIA TAMBÉM: 5 obras que te farão se apaixonar por Erico Veríssimo


Deixe um comentário