O Culto Secreto: Recapitulação e Final Explicado da Série
Desenvolvido a partir do romance de 2019 de JP Pomare, ‘In the Clearing’, a série de suspense psicológico da Star+, O Culto Secreto (The Clearing) conta a história de Freya (Teresa Palmer), que passou a vida inteira lutando contra o trauma que sofreu como parte de um culto . Quando uma jovem desaparece em sua localidade, ela começa a se perguntar se o culto está voltando.
A narrativa é dividida em duas linhas de tempo principais. Um deles se passa no passado, onde Freya, que na época era conhecida como Amy, lida com o choque do súbito desaparecimento da garota que o culto havia sequestrado. No presente, Freya tenta juntar as peças de sua vida, mas fica cada vez mais difícil à medida que seu trauma ressurge.
RELACIONADO: O Culto Secreto: Veja Onde Assistir a Série e Datas dos Próximos Episódios
No final de ‘O Culto Secreto’, intitulado ‘Island’, Freya começa uma busca desesperada por seu filho desaparecido, Billy. Joe (Hazem Shammas) busca redenção enquanto faz a última tentativa de prender Adrienne (Miranda Otto). Henrik (Erroll Shand) conta a Freya a verdade sobre ele e Hannah, e o grande plano de Adrienne é revelado. Aqui está tudo o que você pode querer saber sobre o final de ‘O Culto Secreto’.
SPOILERS A SEGUIR!
Recapitulação do episódio 8 da limpeza
Quando o episódio final começa, descobrimos que Freya conseguiu chamar a polícia enquanto navegava em seu choque e trauma. Enquanto as autoridades começam a procurar por Billy, Freya descobre que seu cachorro está latindo na casa da árvore de Billy. Ela entra correndo, esperando que seu filho esteja lá, mas encontra os pertences de Henrik, fazendo-a perceber que o homem está hospedado lá depois que ele saiu da casa de hóspedes.
Freya passou a vida inteira escondendo o segredo de Adrienne porque os Membros ameaçaram que, caso contrário, levariam seu filho. Concluindo que Henrik ou Anton levaram seu filho em nome de Adrienne, ela implora à polícia para procurá-los, mas eles concentram sua investigação nela e em Wayne (Mark Coles Smith) por causa de sua história.
Freya também descobre que Adrienne, Latham (Guy Pearce), Anton e todos os outros membros da Família desapareceram repentinamente. Ela encontra Henrik, que finalmente admite para ela que ela é filha biológica dele e de Hannah. Quando Henrik afirma que tudo o que ele fez foi para protegê-la, Freya se lembra dos horrores que ela suportou em Blackmarsh e diz a ele que ele não fez nada para mantê-la segura, acrescentando que ele deveria ter sido condenado à prisão perpétua. Lutando contra uma vida inteira de culpa, Henrik só pode concordar.
Ao deixar a propriedade, que foi vendida como as demais, Freya encontra uma conta de telefone na caixa de correio. Enquanto ela passa por isso, ela descobre que houve várias ligações de e para uma ilha chamada Corella . Relembrando uma conversa anterior com o cuidador de Adrienne, Freya deduz que é para onde Adrienne levou seu filho. Quando ela finalmente chega à ilha, ela descobre que Adrienne e Latham reiniciaram os Membros longe dos olhares indiscretos das autoridades. Há recrutas e seus filhos. Adrienne até convenceu Tamsin (Kate Mulvany) a voltar. Freya finalmente encontra Adrienne, que nega que Billy esteja lá e até infere que ele está morto e que Freya tem algo a ver com isso.
Enquanto isso, Wayne é preso e questionado sobre o desaparecimento de seu filho e Joe e Colin investigam as finanças de Adrienne. Eles descobrem que Adrienne começou a transferir seu dinheiro para fora do país após a anulação do julgamento e a armazená-lo em várias contas bancárias fictícias. Ela vendeu todas as suas propriedades e recebeu 80 milhões em troca. Joe está absolutamente certo quando comenta que o dinheiro é a única coisa com a qual Adrienne sempre se importou, não importa o que seus seguidores, incluindo Latham, acreditem. É quando Joe percebe que Henrik veio falar com ele.
Final do Episódio 8 de O Culto Secreto: O que aconteceu com Sara/Asha?
Uma das primeiras sequências de ‘O Culto Secreto’ retrata o sequestro de uma jovem chamada Sara. Embora o Kindred tenha sido um culto desde o início, Adrienne e Latham sabem que todo o seu trabalho será desfeito se as autoridades vincularem o sequestro à sua organização. Como resultado, eles a renomearam como Asha e tentaram doutrinar Sara na ideologia dos Membros. No entanto, mesmo sendo extremamente jovem, Sara mostra-se feita de material mais forte do que muitos adultos. Depois que Tamshin, que instigou o sequestro, não consegue transformar a garota, Adrienne incumbe Amy do trabalho.
É revelado no final que depois que Amy também falhou, Adrienne a encarregou de punir Sara mergulhando a cabeça da outra garota na água. Chocada e apavorada como estava, Amy obedeceu, com Adrienne gritando para ela fazer isso várias vezes. Quando Adrienne percebeu que Sara estava morta, ela arrastou Amy para o escritório, onde uma câmera já estava rodando.
Como uma inconsolável Amy disse que matou Sara, ela inadvertidamente deu a Adrienne uma arma contra seus pais. Quando a polícia veio atrás de Adrienne, ela forçou Henrik a aceitar a culpa pela morte de Sara e passar 22 anos de sua vida na prisão. Esta fita de vídeo era o que Henrik estava procurando quando Freya a encontrou no início do episódio.
Quem é o filho de Henrik e Hannah?
O episódio que explora o passado de Adrienne revela que Freya é o filho biológico de Henrik e Hannah. Hannah está grávida de seu segundo filho quando Adrienne chega em sua casa com Latham e os convence a transformá-la no que era Blackmarsh. No final da temporada, logo após Anton drogar Freya para impedi-la de deixar a ilha, esta lhe revela que Adrienne não é sua mãe e que Henrik e Hannah os desistiram.
Recusando-se a acreditar nisso, Anton repetidamente pede a ela para não dizer isso. Mas mesmo sendo um dos seguidores mais fanáticos de Adrienne, obedecendo-a com lealdade inquestionável, uma parte dele provavelmente sabe que Freya está dizendo a verdade. Isso é efetivamente confirmado quando Anton abre o ‘Atlas do mundo’ de Henrik e roça os dedos no nome do homem que deveria ser seu pai.
O que aconteceu com Billy?
A morte de Sara deu a Freya um trauma tão grande que ela se esqueceu completamente. No final, ela começa a relembrar pedaços do passado enquanto vaga pela nova sede dos Membros. Mas só depois de assistir ao vídeo é que ela se lembra do que aconteceu com Sara. É quando Adrienne aparece e pergunta a Freya se esqueceu disso, o que mais ela esqueceu, fazendo-a acreditar que seu filho se afogou, e ela não se lembra de ter acontecido.
Quando Anton droga Freya, ele se gaba de como trouxe a filha de Freya, Max, para Adrienne. Ele quer que Freya saiba que ele e os Membros venceram. Apesar de seus melhores esforços, eles conseguiram fazer uma lavagem cerebral em um de seus filhos para se juntar ao culto. Ironicamente, isso tem um efeito adverso. Por suas palavras, Freya percebe que Max está com a van de Anton e deduz que Billy está com Max, que provavelmente levou seu irmão para mantê-lo a salvo dos Membros.
Quando Freya recupera a consciência, ela corre, com Anton em seu encalço. Ela pula no oceano ao descobrir que seu barco sumiu. Este último tenta atirar nela, mas erra. Eventualmente, as autoridades chegam e Freya é apanhada por Joe. Perto do final do episódio, ela e Wayne se reencontram com seus filhos. Max observa que Billy não pertence aos Membros, levando Freya a corrigi-la gentilmente de que nenhum deles pertence.
Henrik está morto? O que acontecerá com os Membros?
Quando Joe traz Freya para o barco em direção à ilha, ela afirma que matou Sara. Tendo aprendido sobre o que aconteceu com Henrik, Joe diz a ela com precisão que Adrienne matou Sara.
Sim, Henrik está morto. Antes de se enforcar na árvore sob a qual enterrou Sara anos atrás, ele esculpiu o nome dela e o de Amy na casca da árvore. As autoridades mais tarde encontram seu corpo e os restos mortais de Sara. Adrienne é presa, mas antes que isso aconteça, Latham finalmente percebe exatamente quem ele tem seguido durante todo esse tempo. Com a prisão de Adrienne e a desilusão de Latham, é seguro presumir que o Membro se foi para sempre.