Querido John é baseado em um história verdadeira?

Anúncio

‘Querido John’ dirigido por Lasse Hallström, é baseado em um romance de Nicholas Sparks com o mesmo nome. Ele narra a jornada pungente de seu personagem homônimo John (Channing Tatum) e sua correspondência com o amor de sua vida, Savannah (Amanda Seyfried) através de cartas sinceras. A história é contada em uma série de flashbacks emocionantes que essencialmente aparecem como algo totalmente novo na narrativa cinematográfica. O personagem de John parece familiar e é extremamente bem escrito, o que faz com que partes deste filme pareçam relacionadas à psique humana básica. Mas qual é o segredo por trás de sua inspiração? É baseado em uma história real? Vamos descobrir.

RELACIONADO: Querido John: Final Explicado | John Morre?

Anúncio

Querido John é baseado em uma história real?

Querido John é baseado em um história verdadeira?
Querido John é baseado em um história verdadeira? (Imagem: Reprodução)

Não, Querido John não é baseado em uma história real. Seu enredo é baseado em um romance romântico de Nicholas Sparks com o mesmo título. É sobre um sargento do exército John Tyree, que encontra uma estudante universitária Savannah e se apaixona por ela. O relacionamento deles se aprofunda ao longo de uma série de trocas emocionais transmitidas por meio de cartas, a única maneira de manterem contato.

RELACIONADO: Onde Querido John foi filmado?

Em um nível muito fundamental, assemelha-se a qualquer outra história de amor. Mas o toque de direção de Hallström transforma o filme de forma inteligente em um relógio completo que oferece mais do que contém. Ele consegue traçar uma linha tênue entre as presas manipuladoras do melodrama e os sentimentos realistas que são evocados por meio do drama.

Anúncio
Amazon Prime Reading

Nicholas Sparks, o escritor de ‘Querido John’, falou com confiança sobre o senso lírico de execução do filme e o comparou a uma das histórias de amor mais proeminentes de todos os tempos, ‘Casablanca’. O filme é sobre Rick (Humphrey Bogart), o impasse do protagonista sobre seu amor por uma mulher casada com um homem diferente. Rick tem passagens para tirá-los do país (porque até Casablanca é baseado em uma armação de guerra), mas o marido da mulher está sendo caçado pelos nazistas, o que o obriga a sacrificar seus planos em favor da segurança de seu marido.

Sparks também traçou paralelos entre a primeira cena em que John conhece Savannah e seu encontro com sua ex-esposa. Ele conheceu sua esposa na faculdade durante as férias de primavera, onde se apaixonou instantaneamente por ela e confessou seus sentimentos no dia seguinte.

No entanto, Sparks admite que a história foi mais ou menos inspirada por Todd Vance, seu primo que também serviu nas forças armadas dos EUA. Ele conheceu seu interesse amoroso, San Diegan Lauren Cates, quando voltou por duas semanas para assistir ao funeral de seu pai. Eles passaram muito tempo juntos e sua dinâmica progrediu fortemente mesmo depois que ele se mudou para o Iraque. Mas depois de um ano trocando cartas, o relacionamento deles de alguma forma não durou.

Eles permaneceram amigos depois disso e Vance revelou em uma entrevista ao San Diego Article Tribune que mantinha as cartas dela armazenadas em uma lata de munição calibre .50. A verdadeira história de Vance foi, no entanto, materializada em um livro de não ficção, ‘My War’, escrito por Colby Buzzell, que conheceu Vance durante o tempo que passaram juntos na guerra.

RELACIONADO: Querido John: Uma Jornada de Amor na Sessão da Tarde | Tem na Netflix?

Tanto o filme quanto o livro apresentam elementos sensíveis relacionados à saúde mental, como autismo e síndrome de Asperger. Sparks mencionou a luta de seu segundo filho com condições semelhantes, não especificadas, mas existentes. O pai de John no filme é diagnosticado com síndrome de Asperger. A relação entre John e seu pai no filme reflete os sentimentos compartilhados entre Sparks e seu filho, também bastante identificáveis ​​para as pessoas em um contexto mais amplo.

Veja o trailer de Querido John:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.