Silêncio: A série da Netflix que está dando o que falar

Silêncio, a nova série de drama policial espanhol da Netflix, é uma premissa empolgante. A história gira em torno de Sergio, um jovem que não fala desde o dia em que assassinou seus pais há seis anos. No entanto, o título da série é enganoso, já que o protagonista não permanece em silêncio nem por um único episódio. Essa quebra da premissa inicial leva o enredo de “Silêncio” a desmoronar como um castelo de cartas, tornando-se cada vez pior ao longo da trama.

A série começa com um evento chocante, quando uma mulher testemunha a queda de duas pessoas de um prédio. Essas pessoas são os pais de Sergio, e fica claro que ele é o responsável pelo crime. No entanto, o motivo por trás desse assassinato permanece um mistério. As autoridades não conseguem extrair informações de Sergio, que permanece em silêncio com exceção de algumas conversas seletivas.

Silêncio: A série da Netflix que está dando o que falar
Silêncio: A série da Netflix que está dando o que falar. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Após seis anos na prisão, Sergio é liberado e uma psiquiatra chamada Ana Dussuel monta uma equipe para estudar e analisar psicologicamente o jovem, buscando compreender as motivações por trás do assassinato. A equipe instala câmeras no apartamento de Sergio e monitora suas atividades através de dispositivos de gravação e câmeras de segurança. Essa premissa inicial é interessante e o primeiro episódio se destaca pela sua execução.

No entanto, a tensão e a intriga diminuem à medida que a série avança devido ao desenvolvimento dos personagens e do enredo. A introdução de Marta, uma mulher atraída por Sergio mesmo durante sua prisão, e suas interações com Ana são previsíveis e não acrescentam muito à trama. O elemento misterioso em torno de Noa, a irmã mais nova de Sergio, é apresentado, mas a reviravolta não tem muito impacto. A série tenta criar várias reviravoltas e complicar a narrativa, mas isso acaba tornando as situações desnecessariamente complexas.

Outros personagens, como Natanael, um padre evangelista que ajuda Sergio a se reintegrar à sociedade, e Cabrera, um policial que tenta sabotar o experimento de Ana, são introduzidos para adicionar camadas à trama. No entanto, o maior problema de “Silêncio” é sua tendência em criar mistérios desnecessários e complicar as coisas sem motivo. A série às vezes se torna auto-indulgente e exagera na tentativa de ser séria e sombria. O final é mais decepcionante do que chocante, não atingindo o impacto desejado.

“Silêncio” poderia ter sido contado de forma mais concisa em um filme mais curto, levantando dúvidas sobre a necessidade de uma série de seis episódios. Para aqueles que buscam um thriller policial envolvente, “Silêncio” pode não ser a melhor escolha.

Embora “Silêncio” tenha uma premissa intrigante, sua execução deixa a desejar. A série se perde ao longo da trama e falha em manter o interesse do espectador. Com tantas outras opções disponíveis na Netflix, é melhor passar seu tempo com produções mais cativantes.

Silêncio

2023 | Classificação etária:A16 | 1 temporada | Drama

Sergio matou os pais há seis anos e, desde então, nunca mais falou uma palavra. Para descobrir o que aconteceu, uma psiquiatra decide fazer uma investigação intensa.

Estrelando:Arón Piper,Almudena Amor,Cristina Kovani

Criação:Aitor Gabilondo

  • Algo Antigo, de Arnaldo Antunes: Multimodalidade e Escrita Híbrida

    Algo Antigo, de Arnaldo Antunes: Multimodalidade e Escrita Híbrida

    No final da década de 1990, Luís Arata já anunciava mudanças significativas, ao afirmar: “[…] a literatura está se movendo de suas origens em tradições orais para o futuro das experiências atuais na nova mídia” (Arata, 1999, tradução nossa). Posteriormente, o linguista Luiz Antônio Marcuschi registrou uma profusão de novos gêneros textuais, a maioria deles…


  • Fallout: Uma Ironia Que Denuncia o Capitalismo Canibalístico

    Fallout: Uma Ironia Que Denuncia o Capitalismo Canibalístico

    Nos tempos antigos, a mera menção de adaptações cinematográficas de jogos de vídeo provocava calafrios tanto em espectadores quanto em produtores, trazendo à mente fracassos retumbantes como Super Mario Bros. e Prince of Persia: As Areias do Tempo. Este fenômeno era conhecido como a maldição dos filmes de videogame, algo que não impediu a franquia…


  • Invencível: Conexão Homem-Aranha no Final da 2ª Temporada da Série [Explicada pelo Showrunner]

    Invencível: Conexão Homem-Aranha no Final da 2ª Temporada da Série [Explicada pelo Showrunner]

    A série “Invencível” tem cativado espectadores ao redor do mundo com sua trama envolvente e personagens complexos. Recentemente, o showrunner da série compartilhou detalhes sobre uma das cenas mais aguardadas da segunda temporada, que remete diretamente ao universo do Homem-Aranha, embora com uma reviravolta singular. Desde o lançamento dos primeiros trailers da segunda temporada de…


2 comentários em “Silêncio: A série da Netflix que está dando o que falar”

Deixe um comentário