Sound of Freedom é baseado em uma história real?

Anúncio

Dirigido por Alejandro Monteverde, Sound of Freedom é um filme de ação sobre um homem chamado Tim Ballard. Inicialmente um agente especial, ele largou o emprego depois de resgatar um menino chamado Teddy das garras de traficantes de crianças. Sua decisão é tomada após saber que a irmã do menino ainda está presa e os canais oficiais podem não ser suficientes para realizar um resgate rápido para ela. O que se segue é uma jornada angustiante nas profundezas da floresta colombiana com o objetivo singular de salvar uma vida inocente.

Estrelado por Jim Caviezel, Mira Sorvino e Bill Camp, Sound of Freedom gira em torno de horrores da vida real envolvendo vidas inocentes. O filme motivador cheio de ação foi elogiado por muitos por abordar problemas que as pessoas enfrentam até hoje em algumas áreas do mundo. O heroísmo de Ballard também é um fator motivador no filme que faz muitas pessoas se perguntarem como o personagem surgiu. O filme é baseado em fatos reais? Bem, estamos aqui para explorar o mesmo!

Anúncio

Sound of Freedom é uma história verdadeira?

Sound of Freedom é baseado em uma história real?
Sound of Freedom é baseado em uma história real? (Imagem: Angel Studios/Divulgação)

Sim, ‘Sound of Freedom’ é parcialmente baseado em uma história real. Acontece que o filme segue de perto as lembranças de Tim Ballard e o trabalho de sua organização, a Operation Underground Railroad, também conhecida como OUR, criada em 2013. De acordo com o ex-agente da Força-Tarefa de Crimes contra Crianças na Internet (ICAC), ele foi testemunha a muitos casos horríveis de tráfico de crianças durante seus anos na agência federal, mas ele aparentemente teve que refrear seus princípios e inclinações devido às ordens que recebia de seus superiores.

amazon

Ballard revelou que dois casos, em particular, o motivaram a deixar seu emprego federal. Os incidentes em questão ocorreram no Haiti e na Colômbia, embora o filme se concentre principalmente nos acontecimentos neste último país. Assim, ele e alguns de seus colegas deixaram a HSI para fundar a OUR com o apoio de Glenn Beck. Segundo a organização, a missão apresentada no filme na verdade fazia parte da “Operação Triple Take”, com três derrubadas coordenadas na Colômbia. Dito isso, a tarefa em questão foi a primeira que o grupo realizou, pois já havia lançado e concluído missões no Haiti, Cartagena (cidade da Colômbia) e República Dominicana.

Com base nos registros da OUR, personagens de Sound of Freedom como Fuego, Vampiro e Giselle são baseados em pessoas da vida real, com a última aparentemente inspirada por Kelly Johana Suarez, uma ex-rainha de concurso de beleza e modelo profissional de Cartagena que supostamente usa sua fama e recursos para traficar crianças de pais desavisados. Além disso, a representação de vítimas de tráfico de crianças no filme é algo que a organização também afirma ser fiel à vida real.

Anúncio
Sound of Freedom é baseado em uma história real? 1
Sound of Freedom é baseado em uma história real? (Imagem: Angel Studios/Divulgação)

Na verdade, o menino que motivou Tim a deixar o HSI é na verdade baseado em um menino da vida real que deu a Ballard uma placa de identificação que sua irmã lhe deu como um símbolo de esperança de resgate. Este incidente em particular aparentemente manteve o fundador do OUR focado em sua busca para encontrar Gardy, alguém que a organização espera encontrar um dia em um futuro próximo. Dito isto, há certos aspectos do filme que até mesmo o OUR admite não serem factualmente precisos.

Por exemplo, Tim não foi sozinho para a selva colombiana como um falso médico para resgatar a garotinha. Dito isto, Ballard aparentemente liderou um grupo de operadores disfarçados como um grupo de médicos em uma selva localizada na fronteira do Haiti com a República Dominicana. Além disso, ao contrário de sua contraparte no cinema, Ballard não matou ninguém para resgatar uma criança na vida real. Um aspecto crucial que a própria OUR apontou é que a representação na tela de como o tráfico de crianças parece não é uma representação totalmente precisa, e há muitos lugares e maneiras pelas quais os envolvidos no mundo do tráfico executam seus planos.

Acontece que há uma razão significativa para Jim Caviezel interpretar Ballard em Sound of Freedom. O ex-agente do HSI confessou que foi fortemente motivado pelo trabalho do ator em ‘O Conde de Monte Cristo’. Por sua vez, Caviezel afirmou que o filme é talvez sua obra mais importante, perdendo apenas para ‘A Paixão de Cristo’. Refira-se que a OUR tem estado rodeada de cepticismo ao longo dos seus anos de existência, havendo muitos que se preocupam com a falta de transparência da organização em matéria financeira.

Além disso, o Departamento de Justiça aconselhou o ICAC em fevereiro de 2016 a ficar longe do OUR, com o comandante da filial do ICAC em Washington enfatizando em um e-mail às autoridades locais que nenhuma ajuda oficial deveria ser dada ao grupo. Devido ao fato de que a maioria dos elementos do filme são baseados principalmente em afirmações feitas por Ballard e OUR, é difícil confirmar a verdade por trás deles. Além disso, há certos aspectos do filme que a própria organização afirma não serem precisos. Dito isto, a formação do OUR e o impacto do tráfico de crianças no mundo contemporâneo são de fato verdadeiros, tornando ‘Sound of Freedom’ bem próximo da vida real.

VEJA O TRAILER DE SOUND OF FREEDOM:

2 thoughts on “Sound of Freedom é baseado em uma história real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.