Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador

Há algo intrinsecamente perturbador nas tradições natalinas. A ideia de um homem mascarado entrando furtivamente em sua casa para recompensar os bons e punir os desobedientes já é bastante perturbadora – e isso antes de explorarmos as mitologias verdadeiramente assustadoras do Natal ao redor do mundo. Embora o período natalino seja vendido como uma Terra do Inverno cheia de presentes, canções e boas festas, a verdade é que sempre houve um lado sombrio.

Portanto, faz todo sentido que os fãs de horror adorem sentir calafrios sazonais juntamente com o frio do inverno. No entanto, enquanto as raízes obscuras do Natal remontam a muito tempo, o filme de terror natalino já foi considerado um subgênero intocado, visto como uma rejeição vergonhosa e até pecaminosa de tudo que o Natal representa (basta olhar para a reação maluca a “Silent Night, Deadly Night”). No entanto, ao longo das últimas décadas, o filme de terror natalino tornou-se uma tradição aguardada todos os anos. Atualmente, não falta opções de horror festivo para escolher, então compilamos uma lista dos filmes essenciais para você entrar no espírito natalino.

1. The Sacrifice Game

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador
Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Jenn Wexler

Embora suas melhores recompensas venham no último ato desta refeição natalina, “The Sacrifice Game” é um filme que pega o conceito tradicional do Natal e o transforma em um filme de terror divertido. Especificamente, a história gira em torno de duas estudantes, Samantha (Madison Baines) e Clara (Georgia Acken), que precisam ficar na Blackvale School for Girls no Natal de 1971.

amazon

Quando um grupo de assassinos itinerantes bate à porta em busca de mais atos de assassinato, as coisas vão de mal a pior antes de se tornarem algo humoristicamente sombrio no ato final. Os detalhes precisos não podem ser revelados aqui para não estragar a diversão, mas este filme emerge como um potencial clássico do terror natalino, com base em como todas as peças se encaixam. Você pode não se lembrar de alguns dos cursos iniciais, mas certamente se lembrará da sobremesa.

2. Última Noite

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Camille Griffin

“Última Noite” de 2021 é um filme que deve ser assistido com o mínimo de informações possível para preservar a experiência deste conto de terror natalino assombroso. Ambientado durante uma festa anual de Natal organizada por Nell (Keira Knightley) e Simon (Matthew Goode) para seus entes queridos, algo parece estar bastante errado desta vez.

Todos que vêm parecem atormentados por uma escuridão maior e, como aprendemos gradualmente, todos temem que esta possa ser a última vez que todos eles se reúnem. Divertidamente engraçado e cada vez mais inquietante, este é um daqueles filmes que deixarão um buraco no estômago pela inesperada tristeza que tudo se torna. O horror psicológico é entrelaçado ao longo da tensa festa de Natal, temperando cada interação até uma conclusão que torna tudo ainda mais horrível em retrospecto.

3. Anna e o Apocalipse

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por John McPhail

Se você procura uma abordagem diferente da típica história de zumbis que também é um musical de Natal, então não pode dar errado com “Anna e o Apocalipse”. Baseado no curta-metragem do escritor Ryan McHenry, segue a protagonista Anna (Ella Hunt), que está prestes a terminar a escola, mas descobre que sua vida está prestes a ser virada de cabeça para baixo por uma infecção zumbi que se espalha. Inicialmente alheia, a crise logo invade seu mundo.

Anna e seus amigos terão que tomar medidas para defender a comunidade em um assassinato temático de feriado após o outro. Este é o filme que oferece a diversão mais alegre desta lista, pois contém tudo o que alguém poderia querer para o Natal: música, alegria e muitos zumbis.

4. Krampus: O Terror do Natal

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Michael Dougherty

Michael Dougherty tem o dom de capturar o espírito festivo. O roteirista de X-Men 2 fez sua estreia como diretor com “Trick ‘r Treat”, que pareceu capturar a essência do Halloween no cinema, e com “Krampus”, ele aplicou suas inclinações míticas assustadoras ao momento mais maravilhoso do ano. Acontece que não é tão maravilhoso se você invocar acidentalmente o equivalente assassino de São Nicolau, o Krampus; uma antiga criatura mitológica que pune aqueles que se comportam mal.

“Krampus” apresenta um elenco fantástico como a família travessa em questão, incluindo Adam Scott, Toni Collette, David Koechner e Allison Tolman, que se tornam alvos da ira do Krampus quando deixam que suas disputas familiares esmaguem seu espírito natalino. Dougherty consegue manter o espírito natalino ao longo da carnificina, traduzindo elementos familiares do Natal como brinquedos infantis e homens de gengibre em visões de terror com a ajuda dos mágicos efeitos visuais da WETA. Sombrio e desviante, com sequências engenhosamente elaboradas, “Krampus” é impulsionado por um senso de humor torcido e boa disposição, tornando-o uma escolha perfeita de horror para sentir arrepios sem congelar o espírito natalino.

5. O Estranho Mundo de Jack

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Henry Selick

“O Estranho Mundo de Jack” é um filme que divide opiniões: é um filme de Halloween ou um filme de Natal? O debate pode nunca acabar, mas parafraseando um comercial transformado em meme, por que não os dois? Admitidamente, este é voltado para as crianças. Os adultos não encontrarão muito a temer na deslumbrante produção stop-motion de Henry Selick, mas toda a aventura natalina reimagina as convenções do Natal com amor por tudo o que é assustador, rastejante e que faz barulho durante a noite.

A verdade é que “O Estranho Mundo de Jack” é realmente um filme perfeito para ambas as festas, unindo o espírito festivo entre o outono e o Natal (especialmente se o desejo do meu sobrinho de assisti-lo por três meses seguidos for alguma indicação). É o Natal nas mãos dos amantes do Halloween, tornando-o um assunto deliciosamente distorcido, apoiado por uma trilha sonora inesquecível de Danny Elfman e animação verdadeiramente deslumbrante.

6. Papai Noel das Cavernas

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Jalmari Helander

“Papai Noel das Cavernas” é uma história sombria sobre a origem do Papai Noel, servida através da lente de “The Thing”. A lenda diz que séculos atrás, os cidadãos de uma cidade ártica finlandesa foram atormentados por monstros até que conseguiram congelar as temíveis criaturas no lago. O terror começa a se instalar em um jovem local (Onni Tommila) quando uma equipe de perfuração secreta se muda ameaçando desenterrar o que está por baixo. Isso seria o Papai Noel, mas você pode guardar seu leite e biscoitos porque esta versão é um gigante, besta que rouba crianças e seus elfos não são nada fofos.

Eles são ferozes, selvagens (e muito nus) velhos fortes o suficiente para quebrar barras mentais, e há muitos deles. O diretor Jalmari Helander mantém sua fantasia sombria e maluca em ritmo acelerado, construindo tensão genuína ao longo do filme, proporcionando uma abordagem verdadeiramente inovadora do mito do Papai Noel e selando com um final muito irreverente. “Papai Noel das Cavernas” é engraçado, assustador, refrescantemente estranho e um clássico instantâneo do terror natalino.

7. Natal Sangrento

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Charles E. Sellier Jr.

Não há escassez de filmes de terror com o Papai Noel por aí, incluindo um remake bastante divertido, embora quase irreconhecível, deste mesmo filme, mas “Natal Sangrento” é o mais querido do grupo. Bem, agora é, de qualquer maneira. Quando o filme estreou nos cinemas, causou uma reação insana. Após protestos e críticas (mais famosamente e literalmente por Gene Siskel, que condenou os cineastas e o estúdio no ar), “Natal Sangrento” foi retirado dos cinemas após apenas duas semanas.

Felizmente, a infâmia e os relançamentos mantiveram o filme no radar, e desde então conquistou um lugar como um cult clássico adorado por seu toque slasher no Papai Noel. A configuração é bastante padrão para o gênero slasher – um menino testemunha o assassinato de seus pais por um homem vestido de Papai Noel e, após anos de tormento pela perversa Madre Superiora do orfanato, ele se transforma em um assassino em série ho-ho-horrível.

8. Natal Diabólico

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Lewis Jackson

“Natal Diabólico”, também conhecido como “Melhor Cuidado – O Natal Maldito”, leva “Eu Vi Mamãe Beijando o Papai Noel” em uma direção muito torcida com a história de Harry Stadling (Brandon Maggart), um homem que de fato viu sua mãe beijando o Papai Noel (e muito mais) quando era criança e cresceu para se tornar um obcecado homicida de Natal.

Mas este não é um simples filme slasher de Papai Noel; é mais uma viagem à moda de “Taxi Driver” através do colapso mental de um homem principiado; é apenas que os princípios de Harry giram em torno do espírito natalino, e ele está determinado a punir as pessoas que estão em sua lista travessa. “Natal Maldito” é uma estranha joia natalina, apresentando uma performance igualmente empática e maníaca de Maggart, que é de alguma forma séria e ao mesmo tempo pingando charme natalino exagerado.

9. Gremlins

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Joe Dante

Joe Dante aborda a temporada de Natal com uma boa dose de seu humor característico em “Gremlins”, a adorável e enganadora comédia de criaturas sobre os fofos Mogwais e o caos que eles desencadeiam quando você não segue as regras – não deixe a luz brilhante, não os molhe e, o mais importante, nunca os alimente após a meia-noite. Quando isso acontece, você obtém um lote de pequenos e pestilentos Gremlins que transformarão seu Natal idílico e tipicamente americano de cabeça para baixo.

Dublado por Howie Mandel (sim, aquele mesmo), o Mogwai se tornou instantaneamente um brinquedo obrigatório para crianças em todo lugar; uma reflexão particularmente engraçada da vida refletindo arte, considerando que Dante inseriu uma sátira elegante sobre consumismo e nossas tradições natalinas comercializadas. Alternadamente uma comédia de criaturas e uma aventura familiar, “Gremlins” tem o espírito natalino, mas, assim como Mogwai, secretamente embala uma mordida grande.

10. Natal Negro

Os 10 Melhores Filmes de Terror Natalino para um Natal Assustador. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Dirigido por Bob Clark

Antes de Bob Clark encantar o Natal com “A História de Natal” em 1983, ele o aterrorizou com seu clássico de horror de 1974, “Natal Negro”. Frequentemente erroneamente atribuído como o primeiro filme slasher (embora tenha antecedido “Halloween”), mas corretamente atribuído como um dos melhores do gênero, “Natal Negro” é elegante, sutil e um impressionante exercício de tensão sustentada. O filme conta a história de Olivia Hussey e Margot Kidder como duas irmãs em uma casa de fraternidade assediada por ligações telefônicas abusivas e pornográficas de um predador com voz rouca, desenrolando-se como um mistério de assassinato misturado com uma casa de horrores.

Quando as ligações obscenas se transformam em assassinato, Clark executa a violência com mão contida, deixando que suas imagens eficazes façam o trabalho pesado, com uma indulgência ocasional nos adereços natalinos – a favorita sendo quando um grupo de cantores afoga os sons da morte de Kidder por meio de um enfeite. Indiscutivelmente o filme de terror natalino por excelência; “Natal Negro” é uma obrigação para a temporada.

Conclusão

Ao explorar os 10 melhores filmes de terror natalino, fica evidente que há algo irresistivelmente atraente sobre a mistura de sustos e celebração festiva. Estas obras conseguem capturar o espírito sombrio que coexiste com as festividades de dezembro, oferecendo aos amantes do horror uma experiência única e arrepiante durante a época mais maravilhosa do ano.

Portanto, se você está se sentindo corajoso o suficiente para escapar do convencional “Feliz Natal” e abraçar um “Natal Assustador”, estas sugestões de filmes prometem proporcionar uma jornada emocionante e arrepiante pelos lados mais obscuros da temporada natalina. Que a tradição natalina sinistra continue a prosperar nas telas, proporcionando sustos e entretenimento para os amantes do horror em busca de uma experiência festiva única e inesquecível. Prepare-se para um Natal assustadoramente alegre!

Continue nos acompanhando para mais terror natalino e outros temas!

Deixe um comentário