Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!: Stacy e Lydia se Reconciliam?
Desde que o mundo é mundo, brigas entre melhores amigas têm sido uma parte importante do crescimento. Afinal, trata-se de uma fase de aprendizado, na qual muitas vezes precisamos praticar como ser bons amigos. É exatamente isso que Stacy e Lydia passam em ‘Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!’ quando percebem que estão se tornando pessoas diferentes, que se encaixam em lugares diferentes, mas que ainda se amam. As brigas entre mulheres envolvem uma série de emoções, e por mais frustrantes que possam ser, acabam se transformando em uma jornada bela por si só, o que as torna únicas.
Além disso, há a participação de Adam Sandler em Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!. Parece que não importa que um ator do calibre dele não esteja mais interessado em experimentar, pois tudo o que ele faz é suficientemente bom. Isso nos faz pensar que ele deveria ter tido mais tempo de tela. Adam Sandler definitivamente trouxe uma energia e charme para a tela que nem Stacy nem Lydia conseguiram. Mas ‘Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!’ trata delas, então vamos ver o que acontece através desta recapitulação.
Alerta de Spoilers!
Por que Lydia e Stacy terminaram sua amizade?
Querer ser legal é um requisito primordial durante os anos da adolescência e a base de toda história que se passa nessa fase. É por isso que Stacy quer organizar sua festa de bat mitzvah para ser a festa do século. Ela e sua melhor amiga, Lydia, fizeram planos elaborados para isso e estão muito envolvidas no planejamento geral uma da outra.
O “status social” de Stacy na escola sempre foi mediano, e ela não quer nada mais do que ser uma das populares. Embora não concordemos com a fantasia adolescente dela de que festas marcantes definem o tom de uma boa vida adulta, devemos aceitar que elas criam boas memórias, daquelas que gostamos de revisitar em vez de apenas lembrar com vergonha alheia. Elas são importantes de uma maneira muito específica, mas para alguém como Stacy, esse seria um momento crucial. Ela sonhava estar com seu crush, Andy, na festa. Ela está na idade em que cabelos cacheados e um corpo esguio tornam qualquer um bonitinho, e Andy se encaixa perfeitamente nesse perfil.
Stacy também sonha em fazer parte do grupo popular da escola, e fica um pouco chateada quando eles convidam Lydia em vez dela. O único motivo é que Lydia começou a usar roupas da marca Tory Burch porque sua mãe queria gastar o dinheiro do marido antes do divórcio. Isso é indicativo da vida familiar problemática que Lydia estava enfrentando, mas Stacy não percebeu isso.
Não estamos a culpando, apenas apontando que as inseguranças muitas vezes podem ofuscar a empatia básica. Stacy acompanha Lydia para se enturmar com o grupo, mas na tentativa de impressionar seu crush e chamar sua atenção, ela acaba se envergonhando.
Uma Stacy humilhada anuncia que não tem mais uma queda por Andy, mas também está zangada com Lydia por ter deixado escapar um riso quando o incidente aconteceu. Lydia estava desconfortável e pode ter sido uma reação sem pensar, mas foi o suficiente para Stacy. Mais tarde, quando Stacy vai fazer as pazes com Lydia, ela a encontra beijando Andy, o que resulta em sua declaração de que elas não são mais amigas.
Não devemos perder de vista o fato de que Stacy excluiu suas amigas “menos populares” da mesma forma como se sentiu excluída por pessoas mais populares do que ela; esse é o grupo com o qual Lydia começou a se relacionar. Se ela realmente não classificasse as pessoas em uma hierarquia de popularidade, nunca teria ficado zangada com Lydia e teria sido uma amiga melhor para os outros.
Como Stacy começa a sabotar a vida de Lydia?
Stacy está furiosa com Lydia quando ela começa a namorar Andy e está determinada a se vingar. Ela espalha o boato sobre um aspecto desagradável de Lydia e, mais tarde, sabota propositalmente o relacionamento entre Lydia e Andy. Stacy transformou isso em uma competição, mesmo que Lydia não esteja brigando. Ela se coloca no caminho de Andy, e embora ela goste cada vez menos dele, não pode desistir do que começou, porque colocou seu orgulho em jogo.
Lydia e Andy terminam, e a ex-amiga sabe que Stacy deve estar por trás disso. No entanto, quando Stacy e Andy tentam se beijar em uma escola judaica, isso cria um alvoroço quando são pegos, e Stacy e seu pai acabam tendo uma grande discussão por causa disso. Talvez, se isso não tivesse acontecido, Stacy teria sido capaz de evitar que uma rachadura irreparável se abrisse em seu relacionamento com Lydia.
Como Stacy e Lydia se reconciliam?
Algumas semanas se passam entre o incidente com Andy e o bat mitzvah de Lydia, e com o tempo e a distância, ambas estão prontas para deixar as coisas no passado e possivelmente serem amigas novamente. Mas, desconhecido por Stacy, algo terrível já aconteceu. Ela havia prometido fazer um vídeo de introdução para a festa de Lydia quando ainda eram amigas. No entanto, depois da briga, quando Stacy pegou Lydia beijando Andy, ela se recusou a fazer isso. Mas, num acesso de irritação, ela ainda fez um vídeo combinando todos os momentos mais embaraçosos de Lydia.
Stacy nunca havia enviado o vídeo, mas sua mãe havia feito isso. Ela não sabia da desavença entre as duas amigas, e quando a mãe de Lydia pediu o vídeo, ela simplesmente o enviou por e-mail do computador de Stacy, sem saber do que se tratava. Stacy fica horrorizada ao ver o vídeo tocando e Lydia chora, incapaz de voltar para seu bat mitzvah devido à vergonha. Não há nada que Stacy possa dizer para corrigir as coisas, e ela se torna uma excluída porque todos acham que ela fez algo tão maldoso de propósito.
Stacy se recusa a comparecer ao seu próprio bat mitzvah, e ela nem tem medo de ter o telefone confiscado porque ninguém está falando com ela mesmo. Vendo que não podem ameaçá-la com nada, o pai de Stacy a leva à cerimônia à força. Quando ela sobe ao palco, supomos que enfrentar todos finalmente lhe dá a coragem de dizer o que precisa, e ela pede desculpas pelo erro que cometeu.
Depois de terminar suas orações, ela imediatamente vai à casa de Lydia para se desculpar, mas sua ex-melhor amiga não quer mais nada com ela. Stacy foi terrível, e Lydia está certa em não aceitar seu pedido de desculpas. Portanto, Stacy sabe que precisa mostrar sua sinceridade de alguma outra forma.
No desfecho de ‘Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!’, Stacy finalmente sabe como corrigir as coisas, dedicando sua festa a Lydia. O bat mitzvah significava muito para Stacy, e ao entregá-lo a Lydia para compensar o bat mitzvah arruinado, Stacy prova que está genuinamente arrependida. Esse gesto finalmente reconquista a confiança de Lydia, e as duas se tornam melhores amigas novamente.
Considerações Finais
‘Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!’ é um filme para adolescentes. Essas são lições que as mulheres já aprenderam, então pode parecer um tanto simplista, mas por outro lado, também pode ser uma viagem nostálgica para lembrarmos de como nos reconciliamos e brigamos com nossas melhores amigas. Poderia ter sido um pouco mais curto, mas isso depende completamente de quanto você se sente envolvido na história. Caso contrário, é uma história decente.
One thought on “Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!: Stacy e Lydia se Reconciliam?”