Homem-Aranha: O segredo oculto por trás da icônica ‘meia máscara’

Entenda

  • A “meia máscara” do Homem-Aranha foi introduzida em resposta aos debates entre Steve Ditko e Stan Lee, com Ditko querendo que os quadrinhos se concentrassem mais em Peter Parker.
  • A “meia máscara” foi um compromisso entre Ditko e Lee, já que Lee queria ver o Homem-Aranha em ação em todas as páginas, enquanto Ditko queria fundamentar o personagem no mundo confiável de um adolescente.
  • O uso da “meia máscara” foi uma nova expressão artística na década de 1960 e acabou se tornando uma parte importante dos mitos dos quadrinhos do Homem-Aranha.

Saiba como a famosa “meia máscara” do Homem-Aranha surgiu devido à negociação de Steve Ditko com Stan Lee sobre como o Homem-Aranha seria retratado nas páginas de Superb Spider-Man.

Uma das maneiras pelas quais o Homem-Aranha se destacou de outros super-heróis na década de 1960 foi a maneira como os problemas de Peter Parker FORA de seu traje de Homem-Aranha muitas vezes ocupavam tanto os quadrinhos quanto seus problemas COMO o Homem-Aranha.

Isso é um conceito totalmente novo, é claro, já que, digamos, Clark Kent tentando impedir Lois Lane de provar que ele é secretamente o Superman foi uma parte importante dos quadrinhos do Superman por anos (e o elenco de apoio do Superman foi notável o suficiente para que Lois Lane e Jimmy Olsen receberam séries contínuas na década de 1950) e Bruce Wayne e Dick Grayson ocasionalmente se depararam com situações semelhantes, mas nenhum dos quadrinhos chegou ao ponto dos quadrinhos do Homem-Aranha de Steve Ditko e Stan Lee, que muitas vezes comemore o quão excêntricos eles eram, como esta parte em Incrível homem aranha #7…

amazon associados

O exemplo mais notável, é claro, ocorreu Incrível homem aranha #18, onde o Homem-Aranha não luta contra um único supervilão ao longo da edição, pois em vez disso resolve que deve deixar de ser o Homem-Aranha (no remaining da edição, porém, ele está convencido a voltar a ser um Homem-Aranha). Tremendous heroi). Através de suas legendas na edição, Stan Lee frequentemente se gabava de quão excêntrico period o Superb Spider-Man, e agora diferente de outras histórias em quadrinhos de super-heróis no mercado.

O fascinante, porém, é que Steve Ditko teve que negociar ativamente com Lee para FAZER a história em quadrinhos se concentrar mais em Peter Parker, e uma das maneiras pelas quais ele conseguiu isso foi fazer uma espécie de barganha com Lee sobre o icônico Spider- Homem “meia máscara”.

Wolverine pousa em uma capa

Relacionado

O artista Wolverine que decidiu que o herói não precisava de roupas

No último Comedian Guide Legends Revealed, veja como um artista do Wolverine decidiu que o herói não precisava usar nenhuma roupa em uma história

Qual é a “meia máscara” do Homem-Aranha?

Nas primeiras edições de Incrível homem aranhaSteve Ditko deixava Peter Parker fora de sua fantasia com bastante frequência…

Peter Parker está zangado com sua fantasia

Isso me lembra um pouco o Universo Cinematográfico da Marvel, onde o Homem-Aranha quase sempre tira a máscara por… razões (bem, obviamente sabemos por que o filme quer que vejamos o rosto dos atores, é engraçado que o os motivos do filme costumam ser menos claros).

O Homem-Aranha faz algumas coisas científicas

Finalmente, na segunda história de Incrível homem aranha #2, vemos a famosa “meia máscara” do Homem-Aranha pela primeira vez, quando Peter Parker está fazendo algum trabalho científico e vemos que metade de seu rosto agora é mostrado em sua fantasia de Homem-Aranha…

Estreia da meia máscara do Homem-Aranha

Hoje em dia, esta é apenas uma expressão artística comum para lembrar aos leitores que este adolescente bem-educado é na verdade o Homem-Aranha. Porém, na época, o uso da meia máscara period bastante novo. Foi tão novo que Ditko e Lee dedicaram uma página no primeiro Anual incrível do Homem-Aranha para explicar aos leitores a finalidade dos painéis de meia máscara…

Uma explicação para a meia máscara do Homem-Aranha

Você tem que entender que muitos leitores mais jovens ainda liam histórias em quadrinhos de forma importante na década de 1960, então faz sentido explicar coisas assim, caso os leitores não entendam literalmente (e eu garanto a você que alguém que você conhece, talvez até você, em determinado momento interpretou essas coisas literalmente quando você period criança).

amazon associados

Essa foi a explicação OFICIAL para a meia máscara, mas o motivo dos bastidores foi mais interessante.

Batman e Robin (Adam West e Burt Ward) dirigindo o Batmóvel

Relacionado

O governo forçou o Batman a adicionar cintos de segurança ao Batmóvel na TV?

Nas últimas Lendas dos Quadrinhos Reveladas, descubra se o governo dos EUA forçou a série Batman de 1966 a ter cintos de segurança no Batmóvel

Por que a “meia máscara” do Homem-Aranha foi introduzida nos quadrinhos?

Como observei em um último Comedian Guide Legends Revealed, nos primeiros dias de Superb Spider-Man, Ditko frequentemente discutia com Lee sobre a representação do Homem-Aranha, com Ditko lutando por uma representação mais realista do herói. Como Ditko disse a Blake Bell no brilhante filme de Blake Bell Estranho e Estranho: O Mundo de Steve Ditko“Eu preferia que tivéssemos ideias de Peter Parker / Homem-Aranha mais fundamentadas no mundo confiável de um adolescente. A ideia da história prejudicou o contexto adolescente. É como ter um jogador de futebol americano do ensino médio jogando no Tremendous Bowl.”

No entanto, ao mesmo tempo, Ditko reconheceu que period uma colaboração (e, no remaining das contas, Lee period o editor-chefe), então Ditko frequentemente se comprometia com Lee (e às vezes, Ditko reconhecia que Lee estava certo, como Lee não deixar Ditko matar Betty Brant emblem no início).

Portanto, a meia máscara foi a tentativa de Ditko de se comprometer com Lee, que estava pressionando cada vez mais pelos quadrinhos para destacar o próprio Homem-Aranha, e não Peter Parker…

Homem-Aranha enfrenta Doutor Destino

Como Ditko explicou a Bell, “Stan gostava e queria ver o Homem-Aranha em ação em todas as páginas ou o mais rápido possível, com a maior freqüência possível”.

Então a meia máscara foi uma concessão de Ditko ao desejo de Lee de envolver o Homem-Aranha com mais frequência, e realmente funcionou muito bem. E como observado, emblem, Lee aceitou completamente a opinião de Ditko sobre a série, e até manteve os holofotes sobre a vida privada de Peter Parker depois que Ditko saiu do livro, então Ditko venceu no remaining, mas é fascinante ver como seu o compromisso tornou-se uma parte importante dos mitos dos quadrinhos do Homem-Aranha.

Deixe um comentário