Tubarão: Quantos filmes da Franquia existem?

A Origem do Fenômeno: Em 1975

Em 1975, o jovem diretor Steven Spielberg lançou Tubarão, um filme que transformou a indústria cinematográfica e inaugurou a era dos blockbusters de verão. Baseado no romance de Peter Benchley, “Jaws” narra a história de uma comunidade litorânea aterrorizada por um gigante branco. Com um elenco liderado por Roy Scheider, Robert Shaw e Richard Dreyfuss, o filme ofereceu uma mistura emocionante de suspense, drama e aventura.

Quantos filmes da Franquia Tubarão existem?
Quantos filmes da Franquia Tubarão existem? ( Imagem: Google)

A habilidade de Spielberg em criar tensão, combinada com a icônica trilha sonora de John Williams, transformou o filme em uma experiência cinematográfica memorável. O filme não se baseava apenas em cenas de terror, mas também em um estudo profundo dos personagens, como visto na famosa cena onde Quint relata seus horrores no USS Indianapolis. Mesmo com problemas técnicos com o tubarão mecânico, Spielberg conseguiu ampliar a tensão, tornando “Jaws” um clássico atemporal.

amazon

Tubarão 2 (1978): Uma Tentativa de Recapturar a Magia

Trailer:

Três anos após o sucesso estrondoso do primeiro filme, “Jaws 2” chegou aos cinemas. Roy Scheider e Lorraine Gary reprisaram seus papéis, mas Spielberg não retornou à direção, substituído por Jeannot Szwarc. A sequência, ambientada novamente na ilha fictícia de Amity, tentou replicar a fórmula do original, mas com um novo tubarão ameaçando a comunidade.

Embora Tubarão 2 não tenha alcançado o impacto cultural e crítico do seu antecessor, ainda assim proporcionou momentos de suspense e um final emocionante. O filme foi um sucesso comercial moderado, destacando-se pelo retorno da inesquecível trilha sonora de Williams e pela atuação comprometida de Scheider.

Tubarão 3-D (1983): Um Desvio para o Desastre

Trailer:

O terceiro filme da série, Tubarão3-D lançado em 1983, tentou capitalizar na moda dos filmes em 3D. Com um novo elenco liderado por Dennis Quaid e uma mudança de cenário para um parque aquático, o filme se distanciou das raízes da franquia. Apesar de algumas cenas interessantes, a obra foi prejudicada por efeitos especiais de baixa qualidade, resultando em uma recepção crítica e comercial fraca.

Tubarão: A Vingança (1987): O Declínio Final

Quantos filmes da Franquia Tubarão existem? ( Imagem: Google)
Quantos filmes da Franquia Tubarão existem? ( Imagem: Google)

Em 1987, Tubarão: A Vingança marcou o fim da franquia com um filme que foi amplamente criticado tanto pelo público quanto pela crítica. Tentando voltar às origens, o filme trouxe de volta Lorraine Gary como Ellen Brody, mas a ausência de Roy Scheider foi notada. O enredo, centrado em uma vingança pessoal do tubarão contra a família Brody, foi considerado absurdo e mal-executado, marcando um triste final para a série.

amazon

Conclusão

A série Tubarão começou como um marco cinematográfico que redefiniu o gênero de terror e o conceito de blockbuster. No entanto, ao longo dos anos e com sequências cada vez menos impressionantes, a franquia perdeu seu brilho. Apesar disso, a influência permanecer forte, tanto em termos de técnica cinematográfica quanto no impacto cultural, provando ser um estudo fascinante da ascensão e queda de uma franquia icônica.


Além de ser um estudo sobre ascensão e queda, a saga Tubarão deixou um legado duradouro no mundo do cinema. O primeiro filme não só estabeleceu um novo padrão para os thrillers de terror, como também inaugurou a era dos filmes de verão que dominam as bilheterias até hoje. As sequências, apesar de sua qualidade variável, servem como exemplos do desafio de manter a essência de uma franquia ao mesmo tempo em que se tenta inovar. A Obra permanece um símbolo da capacidade do cinema de criar suspense e emoção, inspirando gerações de cineastas e amantes de filmes. A franquia, em toda a sua glória e falhas, é um testemunho do impacto duradouro que uma história bem contada pode ter na cultura popular.

Deixe um comentário