Duna: O que é a voz e por que ela é importante?
Resumo
- The Voice in Dune é uma ferramenta poderosa com requisitos rígidos de treinamento para uso eficaz.
- Paul e Jessica mostram a influência da Voz, desde a recuperação de água até a fuga de captores.
- A habilidade simboliza o poder supremo e a influência política, representando uma ameaça aos inimigos.
O filme apresenta a Paul e Jessica uma pequena amostra do que a Voz pode fazer, como Jessica exige que Paul use a Voz para fazê-la entregar a garrafa de água para ele.. Embora Paul seja um iniciante desde cedo, ele mais tarde o usa para fazer com que seus captores Harkonnen libertassem sua mãe. No fim de Duna: Parte II, Paul desenvolveu a habilidade a ponto de poder usá-la com sucesso no poderoso membro da Bene Gesserit, Reverenda Madre Mohiam, sinalizando o quão poderosa é uma habilidade que pode ser nas mãos erradas.
A voz pode influenciar outras pessoas
A habilidade da Bene Gesserit obriga as pessoas a seguir ordens
Ao longo das décadas, a Bene Gesserit dominou a Voz como um poder único em batalha, assumindo o controle da mente do inimigo, alterando a qualidade do tom de suas vozes e ativando transmissões neurais adormecidas. Em palavras simples, eles exigem algo de um alvo específico, e o alvo obedece prontamente. As instruções da Voz devem ser nítidas e diretas, caso contrário, serão transmitidas na voz normal da pessoa e não terão efeito, permitindo que o alvo se prepare contra a Voz.
São necessários anos de treinamento Bene Gesserit e uma forte força de vontade que se aplica de maneira diferente de pessoa para pessoa para finalmente dominar todo o potencial da Voz. Embora Paul inicialmente mostre um controle muito limitado da Voz no primeiro filme, continua sendo uma vitrine impressionante para um garoto de sua idade, especialmente considerando que ele é um Bene Gesserit masculino, portanto quase uma persona non grata.
Naturalmente, a semelhança de Paulo com a profecia Kwisatz Haderach explica por que ele está progredindo tão rapidamente. Por outro lado, Lady Jessica estudou e compreendeu a Voz durante anos, tornando-se uma das Bene Gesserit mais fortes e uma guerreira perigosa sempre que pode falar em voz alta, como evidenciado no filme.
O impacto da voz na trama das dunas
A voz é um símbolo de poder que pode ser abusado
Embora a Voz seja mostrada no primeiro filme como a coisa que salva Paul e Jessica, também é ligado ao tema da história sobre a corrupção do poder final. Mesmo que o augúrio de Kwisatz Haderach pareça uma típica profecia do Escolhido, ele representa as tentativas bem-sucedidas da Bene Gesserit de criar um homem humano poderoso, capaz de acessar todas as memórias dos antigos membros da Bene Gesserit.
Isto permite-lhes evoluir rapidamente e desbloquear habilidades como prever o futuro, unir as pessoas contra o poder galáctico que as oprime e utilizando a Voiuce, que por si só pode ser uma ferramenta de opressão. A Voz tem o potencial de interferir diretamente Dunaé política.
Em primeiro Duna livro, Jessica considerou usar a Voz em seu marido, Duque Leto, várias vezes para garantir a segurança da Casa Artreides. Embora a Voz ofereça muitas oportunidades, seu uso está diretamente ligado aos valores da Bene Gesserit, o que impede Jéssica de interferir de forma imprudente na política e quebrar a confiança do Duque.
A ameaça da Voz obriga os inimigos a se adaptarem a este poder, o que faz com que o Barão Harkonnen designe guardas surdos para Jéssica e as Casas Altas para desenvolver Cones do Silêncio, um dispositivo inteligente controlado por impulsos eletrônicos que perturba o som da voz humana, contrariando o efeito Voz.
Impossivel nao gostar desse filme pra quem curte ficcao, bom demais!