[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

O Último Suspiro das Redes Sociais

Numa dessas manhãs serenas de uma cidade qualquer, onde o sol desenha sombras longas sobre os caminhos de todos nós, fui assaltado por uma visão

Numa dessas manhãs serenas de uma cidade qualquer, onde o sol desenha sombras longas sobre os caminhos de todos nós, fui assaltado por uma visão que me transportou para um território de nostalgia e desencanto. Tratava-se da regulação das redes sociais, esse monstro bicéfalo que hoje espreita os corredores da nossa liberdade individual.

Há quem diga, com a voz engomada pela sapiência de quatro paredes, que tal regulação é imprescindível para a manutenção da ordem e da moralidade no vasto mundo virtual. “Precisamos proteger os jovens!”, bradam eles, com o fervor de quem nunca pecou ou desviou-se um milímetro sequer do caminho da virtude. “As fake news!”, clamam outros, com a urgência de quem viu o abismo e nele enxergou a própria imagem refletida.

amazon assoaciados

Ah, mas permitam-me discordar, com a veemência de quem já viveu o suficiente para saber que, em cada esquina da vida, esconde-se uma verdade inconfessável. A regulação das redes sociais, meus caros, é a pedra de toque para a censura, essa senhora idosa e ranzinza que, de tanto temer o novo, prefere encerrar-se em seu casulo de ignorância.

Anúncio

No passado, a censura vestia-se de moral e bons costumes, visitava os teatros e rasgava as páginas dos livros que ousavam desafiar o status quo. Hoje, ela se disfarça de proteção e segurança digital, mas seu olhar é o mesmo: frio, calculista e eternamente desconfiado da capacidade humana de discernir o certo do errado.

LEIA TAMBÉM:

Anúncio

A Vida E Legado De James Baldwin: A Jornada De Um Ícone Literário

É claro que as redes sociais são o palco contemporâneo de discórdias e revelações, onde cada um veste a máscara que melhor lhe convém. Mas quem somos nós, meros mortais, para decidir o que o outro deve ou não deve ler, ver ou ouvir? A liberdade, essa palavra tão carregada de significados e tão desgastada pelo uso, ainda é o bem maior que devemos preservar, mesmo que isso signifique navegar por águas turbulentas de tempos em tempos.

O Último Suspiro das Redes Sociais
O Último Suspiro das Redes Sociais. (Imagem: Reprodução)

Não me entendam mal; não estou a pregar a anarquia digital nem a desordem moral. Mas acredito, com todas as fibras do meu ser, que a regulação das redes sociais é o primeiro passo para um futuro onde o silêncio é imposto, não escolhido. Onde o medo do diferente e do desconhecido nos impele a construir muros, não pontes.

Portanto, antes de aplaudirmos a chegada do grande censor digital, lembremo-nos dos versos imortais de Drummond, que, em sua sabedoria atemporal, alertou-nos sobre os perigos de calar a voz que clama no deserto, a famosa “pedra no meio do caminho”. A regulação das redes sociais, por mais bem-intencionada que seja, pode muito bem ser o último suspiro da nossa liberdade de expressão.

Em tempos de vozes silenciadas e verdades alternativas, que a literatura, a arte e a insubmissão sejam nossas armas. Que a regulação não nos prive do direito inalienável de pensar, questionar e discordar. Afinal, como bem sabia o velho Nelson Rodrigues, é no caos da vida como ela é que reside a verdadeira essência do ser humano.

Continue acompanhando a minha coluna toda segunda para os desdobramentos da pauta da censura das redes sociais!
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
2 anos atrás

[…] O Último Suspiro Das Redes Sociais […]

Giro Recorte Lírico

Song of the Samurai: o episódio 3 vale a briga?
24 maio

Song of the Samurai: o episódio 3 vale a briga?

Song of the Samurai no episódio 3 expõe Izo, o Código do Corpo e uma amizade à beira do colapso. Vale assistir?

Meu Demônio Favorito: Episódio 4 | Gu Won e Do Hee em um Tango de Emoções
04 dez

Meu Demônio Favorito: Episódio 4 | Gu Won e Do Hee em um Tango de Emoções

Esperávamos o casamento de Do Hee e Gu Won esta semana, mas o que vimos foi uma dança complexa de

Uma arte profética (Dostoiévski)
18 set

Uma arte profética (Dostoiévski)

Muitas vezes, quando lemos Dostoiévski, principalmente quando mais jovens e menos experientes como leitores, sentimos uma espécie de estranhamento diante

Anéis de poder 2ª Temporada: As Batalhas Prometem ser muito mais intensas
01 jul

Anéis de poder 2ª Temporada: As Batalhas Prometem ser muito mais intensas

As Grandes Expectativas para Anéis de poder 2ª Temporada RELACIONADO: A Roda do Tempo Temporada 3: Renovação, Elenco e Mais!

The Acolyte Episódio 6: O Despertar do Lado Negro | Análise do Episódio
03 jul

The Acolyte Episódio 6: O Despertar do Lado Negro | Análise do Episódio

The Acolyte Episódio 6, intitulado "Teach/Corrupt", trouxe uma série de revelações e tensões crescentes que mantiveram os espectadores na ponta

O primeiro cavaleiro do apocalipse
08 mar

O primeiro cavaleiro do apocalipse

O último livro do cânone bíblico cristão é conhecido, nos países de línguas latinas, como “O Livro do Apocalipse”, em

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x