Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia

Sabrina Santos

A franquia ‘Jogos Mortais‘ fez história no cinema de terror desde seu lançamento em 2004. Os filmes, que inicialmente giravam em torno do enigmático assassino Jigsaw, exploraram as profundezas da psicologia humana e abordaram temas sombrios e sociais de maneira única. Neste artigo, vamos classificar os cinco melhores filmes da franquia, desde os inovadores primeiros filmes até as tentativas de reviver o espírito original com “X”.

1. O Clássico Revolucionário – ‘Jogos Mortais‘ (2004)

Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia
Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Jogos Mortais” não é apenas o ponto de partida da franquia, mas também um marco no gênero de terror. Com um orçamento modesto e cenários confinados, James Wan e Leigh Whannell conseguiram criar um filme que se destacou pela sua engenhosidade. A trama, que envolvia brutalidade física e psicológica como metáfora para a falta de princípios na vida, tinha uma profundidade que muitos filmes de arte pretensiosos não alcançam.

amazon associados

Um dos maiores trunfos de “Saw” foi a inclusão de uma reviravolta de trama brilhantemente colocada nos momentos finais. Essa reviravolta não apenas surpreendeu o público, mas também estabeleceu o tom para futuros filmes da franquia. A trama também apresentou um tom satírico e uma rica temática subjacente, tornando-o muito mais do que um filme de terror comum.

2. A Expansão do Universo – ‘Jogos Mortais II’ (2005)

Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia 1
Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

O sucesso inegável do primeiro “Saw” levou rapidamente ao desenvolvimento de uma sequência. “Jogos Mortais II” expandiu a mitologia do Jigsaw, revelando detalhes sobre John Kramer e sua protegida Amanda Young. Além disso, o filme trouxe mais ação, gore e reviravoltas do que seu antecessor.

Uma das características marcantes de “Jogos Mortais II” foi a exploração da história de John Kramer, um homem com câncer terminal que se tornou o Jigsaw após um encontro com a morte. Isso adicionou uma camada de complexidade à personagem central e estabeleceu as bases para o desenvolvimento do universo “Jogos Mortais“. O filme também lidou com um elenco maior de personagens, permitindo que o público se conectasse melhor com a trama.

3. Um Enredo Sólido com Comentários Sociais – ‘Jogos Mortais VI’ (2009)

Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia 3
Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

SAW VI” destacou-se por sua trama sólida e reviravoltas intrigantes. O filme explorou a história de Mark Hoffman como Jigsaw, enquanto também revelava detalhes sobre o sistema de saúde americano corrupto. A escolha de colocar uma empresa de seguros como alvo e destacar sua exploração dos desamparados tocou em questões sociais importantes.

Uma das reviravoltas mais memoráveis de “Jogos Mortais VI” revelou detalhes sobre Amanda Young, a primeira cúmplice de John Kramer, ligando diretamente o filme a “Jogos Mortais III”. Além disso, a icônica armadilha reversa do primeiro filme foi usada em Hoffman, proporcionando aos fãs um momento gratificante. Embora o filme tenha uma história excelente, a atuação deixou a desejar, afetando seu desempenho nas bilheteiras.

4. A Resgatação da Franquia – ‘Jogos Mortais X’ (2023)

Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia 4
Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

A entrada mais recente na franquia, “X“, é possivelmente uma das melhores desde o filme original. O filme posiciona-se cronologicamente entre “Saw” e “Jogos Mortais II”, explorando a humanidade de John Kramer de maneira como nunca antes. Pela primeira vez, o personagem central parece vulnerável, e o relacionamento entre ele e Amanda é tratado com um toque trágico que lembra um relacionamento filial.

As sequências de morte são em sua maioria impressionantes, embora haja uma exceção que pode ser vista como uma saída fácil. No entanto, isso não deve desencorajar os espectadores de conferir o filme. O filme “X” provou que a franquia ainda tem muito a oferecer e demonstrou que pode continuar a evoluir de maneira positiva.

5. Uma Mudança Radical na Abordagem – ‘ESPIRAL’ (2021)

Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia 5
Jogos Mortais: Os 5 Melhores Filmes da Franquia. (Imagem: Justwatch/Reprodução)

Espiral” é, sem dúvida, uma das entradas mais divisivas na franquia ‘Jogos Mortais‘. O filme se afasta da narrativa tradicional de Jigsaw e introduz imitadores, concentrando-se principalmente em um drama policial intenso. A estética do filme difere muito dos filmes anteriores da franquia, optando por um visual mais polido, mas perdendo o humor cínico e a nuance temática pelos quais a série é conhecida.

A recepção morna de “Espiral” levou os criadores a revisitar a narrativa de Kramer com o filme 10, uma decisão que se mostrou sábia no longo prazo. Apesar das críticas, “Espiral” representa uma tentativa de reinventar a franquia e explorar novos caminhos.

O Futuro da Franquia ‘Jogos Mortais’

A franquia ‘Jogos Mortais‘ continua a ser uma das mais influentes e intrigantes no mundo do horror. Ao longo dos anos, vimos a evolução da série, desde os primeiros filmes inovadores até as tentativas de experimentação e retorno ao espírito original com “Saw X”. Os filmes da franquia não apenas chocaram o público com suas armadilhas engenhosas, mas também exploraram a psique humana e tocaram em questões sociais importantes.

Independentemente do seu filme favorito da franquia ‘Jogos Mortais‘, todos eles desempenharam um papel importante na construção dessa narrativa rica e macabra que continua a atrair e assombrar o público. A saga de Jigsaw ainda reserva surpresas e emoções para os fãs ávidos, e o futuro da franquia promete mais jogos mortais e dilemas morais. Prepare-se para entrar no mundo sombrio e intrigante da franquia ‘Saw’, que está longe de chegar ao fim.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.