Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Duas visões do romance realista: comparando ‘Dom Casmurro’ e ‘O Primo Basílio’

O romance realista é um gênero literário que surgiu no século XIX e teve como principais características a representação fiel da realidade e a descrição

O romance realista é um gênero literário que surgiu no século XIX e teve como principais características a representação fiel da realidade e a descrição minuciosa do cotidiano. No Brasil, dois dos principais expoentes desse movimento foram Machado de Assis, com seu clássico “Dom Casmurro”, e Eça de Queirós, com “O Primo Basílio”. Neste ensaio, iremos comparar essas duas obras e analisar suas respectivas visões sobre o romance realista.

Em “Dom Casmurro”, Machado de Assis apresenta uma história intrigante, na qual o narrador, Bento Santiago, conta sua vida desde a infância até a velhice. O ponto central da trama é o relacionamento conturbado entre Bento e sua esposa, Capitu, que é acusada de traição. O romance é marcado por um estilo de escrita que mescla a narrativa em primeira pessoa com digressões e reflexões do narrador.

Duas visões do romance realista: comparando ‘Dom Casmurro’ e ‘O Primo Basílio’

Já em “O Primo Basílio”, Eça de Queirós apresenta uma trama que se passa em Lisboa, e que tem como protagonista a personagem Luísa, que é casada com Jorge, mas que acaba tendo um caso com seu primo, Basílio. O romance é narrado em terceira pessoa e tem um estilo mais descritivo, com um grande foco na ambientação e nas características psicológicas dos personagens.

Anúncio
Duas visões do romance realista: comparando ‘Dom Casmurro’ e ‘O Primo Basílio’ 1

Uma das principais diferenças entre as duas obras é a forma como os autores abordam o tema da realidade. Enquanto Machado de Assis faz uso de recursos como a metalinguagem e a reflexão sobre a natureza da narrativa, Eça de Queirós se concentra na descrição detalhada da sociedade portuguesa do século XIX, apresentando personagens que são representações de diferentes camadas sociais.

Outra diferença importante é a maneira como as relações amorosas são retratadas em cada obra. Em “Dom Casmurro”, o romance entre Bento e Capitu é apresentado de forma ambígua e misteriosa, deixando em aberto a possibilidade de que Capitu tenha mesmo traído o marido. Já em “O Primo Basílio”, a relação entre Luísa e Basílio é retratada de forma mais clara, sem ambiguidades, e com um tom mais crítico em relação à moralidade da época.

Anúncio
Duas visões do romance realista: comparando ‘Dom Casmurro’ e ‘O Primo Basílio’ 2

Apesar dessas diferenças, há também pontos em comum entre as duas obras. Ambas retratam uma sociedade conservadora e hipócrita, na qual as aparências são valorizadas em detrimento da verdade. Além disso, tanto Machado de Assis quanto Eça de Queirós exploram o tema da infidelidade conjugal e suas consequências, apresentando personagens que são moralmente ambíguos e que vivem em conflito com suas próprias emoções.

Em termos de estilo, as duas obras também apresentam diferenças e semelhanças. Machado de Assis é conhecido por seu estilo irônico e sofisticado, que faz uso de recursos como a metalinguagem e a ambiguidade para questionar a própria natureza da narrativa. Já Eça de Queirós apresenta um estilo mais descritivo e realista, que se preocupado em retratar com precisão a sociedade portuguesa do século XIX.

LEIA TAMBÉM: Duas visões do romance gótico: comparando ‘O morro dos ventos uivantes’ e ‘Jane Eyre’

Em relação à estrutura narrativa, “Dom Casmurro” tem uma narrativa em primeira pessoa, o que permite uma maior proximidade do leitor com o narrador e suas reflexões. Já “O Primo Basílio” é narrado em terceira pessoa, o que permite uma visão mais ampla da trama e dos personagens.

Em relação à recepção crítica, ambas as obras foram muito bem recebidas pelos leitores e pela crítica literária. “Dom Casmurro” é considerado uma das obras-primas de Machado de Assis e um dos grandes clássicos da literatura brasileira. Já “O Primo Basílio” é considerado uma das obras mais importantes de Eça de Queirós e um marco do realismo português.

Em conclusão, “Dom Casmurro” e “O Primo Basílio” são duas obras-primas do romance realista, que apresentam visões distintas sobre a representação da realidade na literatura. Apesar dessas diferenças, ambas as obras têm em comum uma crítica à sociedade hipócrita e conservadora da época, e abordam temas como a infidelidade conjugal e as consequências de nossas escolhas emocionais. Em suma, são duas obras que merecem ser lidas e apreciadas por todos os amantes da literatura realista.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
2 anos atrás

[…] Duas visões do romance realista: comparando ‘Dom Casmurro’ e ‘O Primo Basílio’ […]

Giro Recorte Lírico

‘Leitor sensível’ tem como missão barrar ofensas às minorias
03 jul

‘Leitor sensível’ tem como missão barrar ofensas às minorias

Navegando nos grupos de literatura no facebook deparei-me com uma imagem que me causou certa curiosidade, e até estranheza, admito.

Um poema à consciência
22 maio

Um poema à consciência

Três palavras[i] sobre a folha do caderno de notas me alertam que daí há outras mais que podem brotar através

A Cinco Passos de Você: Porque pacientes com fibrose cística não podem se tocar?
12 jun

A Cinco Passos de Você: Porque pacientes com fibrose cística não podem se tocar?

"A Cinco Passos de Você" é um filme que aborda de forma sensível e emocionante a realidade de jovens que

Ano novo: colheita e destino
31 jan

Ano novo: colheita e destino

Robert Graves dá o tom do balanço do ano e a visita ao mito de Jano remete a Santo Agostinho

Temp 2 de Quando o Telefone Toca: Vai Acontecer?
14 jan

Temp 2 de Quando o Telefone Toca: Vai Acontecer?

Temp 2 de Quando o Telefone Toca Já foi confirmada? A primeira temporada de "Quando o Telefone Toca", lançada em

Cobra Kai Temporada 6 Episódio 2 “The Prize”
23 jul

Cobra Kai Temporada 6 Episódio 2 “The Prize”

Cobra Kai Temporada 6 Episódio 2 "The Prize" O episódio 2 da temporada 6 de Cobra Kai começa com um

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x