[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

Milan Kundera e a demora dos instantes

Conheci Milan Kundera quando eu estava saindo de um polo universitário em Miguel Pereira. A caminho do ponto de ônibus com outros alunos, me deparei

Conheci Milan Kundera quando eu estava saindo de um polo universitário em Miguel Pereira. A caminho do ponto de ônibus com outros alunos, me deparei com livros sobre uma mesa de botequim escrito “pegue o que for ler”. Em vez de seguir, resolvi parar. Não sei por que agi daquela maneira, mas o fato é que parei e peguei, entre outros, A insustentável leveza do ser. Eu tinha 19 anos e nunca havia lido ficção na vida.

Para um rapaz saindo da adolescência, a obra cheia de erotismos do autor tcheco poderia ser um atrativo – e era. Mas o que me capturou no livro foi o dilema do protagonista Tomas. Ele havia conhecido Teresa numa viagem, dormiram juntos quando ela o visitou em Praga, mas a moça acabou tendo febre e precisou passar dez dias com o homem recém-conhecido. E agora eu via Tomas, um personagem cheio de amantes, solteiro convicto, com o coração mexido e diante de uma escolha: “devo ou não propor que ela venha se instalar em Praga? Essa possibilidade o assusta. Se convida-la, ela virá oferecer-lhe toda a sua vida”.

Milan Kundera e a demora dos instantes
O autor tcheco Milan Kundera faleceu hoje em decorrência de “prolongada doença” (Imagem: Getty Images/Reprodução)

O livro parece girar em torno disso que Kundera chamou de “a chave da vida de Tomas” e que eu estou chamando de a demora dos instantes: a decisão, mais ou menos banal, que muda tudo. Há outros exemplos na vasta bibliografia do autor: o jovem comunista irônico que escreve um bilhete trocista em A brincadeira e é mandado para campos de trabalho forçado pelo regime comunista. O personagem autoficcional Kundera, em A imortalidade, que repara num aceno de mãos de uma mulher em frente a uma piscina pública – que não faz ideia de que está sendo observada – e cria Agnes. Os jovens parisienses do século XXI que saem pelas praças reparando nos umbigos expostos das moças e criam metáforas duradouras.

Anúncio
https://amzn.to/3JPCySI

Ou como meu caso. Pois a chave da minha vida pode ter sido reduzir os passos em frente à mesa de botequim cheia de livros (em A Lentidão, Kundera escreve que, quando precisamos pensar, reduzimos a velocidade dos passos). Parar à frente daquela mesa e pegar uma obra do Milan Kundera mudou tudo? Fez eu ser quem sou hoje? Eu jamais seria escritor se não lesse um livro naquele dia?

O que posso dizer é que, desde então, eu me interessei, não por saber sobre a vida privada do autor (que costumou “se esconder por detrás dos livros publicados”), mas pela sua escrita. Uma escrita que se demora nos dilemas, apoiando-se na filosofia e na psicanálise, mas sobretudo nas palavras, polissêmicas ao extremo na pena de Kundera. Saí pelos sebos do Rio atrás da obra, e li praticamente tudo. Quanto mais lia Milan, mais aquilo me causava o desejo de escrever também.

Anúncio

Aquele instante em que escolho os livros ao ônibus (que perdi) ainda se demora no meu corpo, e a morte do meu escritor preferido não muda nada sobre a escolha que fiz, mas me faz pensar a respeito, se não seria eu, sujeito angustiado do século XX, mais um dos personagens kunderianos.

LEIA TAMBÉM: A casa inacabada – Conto de Jonatan Magella

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Guillermo López
Guillermo López
3 anos atrás

Brilhante

antonio ribeiro feitosa
antonio ribeiro feitosa
3 anos atrás

???

Giro Recorte Lírico

A 4ª temporada de ‘Eu Nunca’ está obcecada…
13 jun

A 4ª temporada de ‘Eu Nunca’ está obcecada…

A 4ª temporada de 'Eu Nunca' encerra a série garantindo que todos os personagens principais estejam em relacionamentos, mas essa

Oshi no Ko: Expectativas Para a Temporada 2, Episódio 4 – Todos os Detalhes e Spoilers
21 jul

Oshi no Ko: Expectativas Para a Temporada 2, Episódio 4 – Todos os Detalhes e Spoilers

“Oshi no Ko: Temporada 2, Episódio 4 – Descubra o que esperar de Aqua e Ruby na busca pelo sucesso e justiça.”

5 dicas para melhorar sua habilidade de escrita
27 abr

5 dicas para melhorar sua habilidade de escrita

A arte da escrita é uma habilidade importante em muitas áreas da vida. Seja para trabalho, estudos ou lazer, a

Baseado em uma História Real: Tudo Sobre a Série com Kaley Cuoco | É boa?
10 jun

Baseado em uma História Real: Tudo Sobre a Série com Kaley Cuoco | É boa?

"Baseado em uma História Real" é uma série que exemplifica o que acontece quando uma piada de uma linha é

Vidas Passadas: final explicado e por que Nora chora no fim
24 ago

Vidas Passadas: final explicado e por que Nora chora no fim

Vidas Passadas final explicado, direto ao ponto: Nora chora pela menina que ela deixou em Seul, não por Hae Sung.

De Volta Às Raízes: Episódio 5 e 6 | Por que Sam Dal não processa Eun Ju?
18 dez

De Volta Às Raízes: Episódio 5 e 6 | Por que Sam Dal não processa Eun Ju?

A série "De Volta Às Raízes" continua a nos envolver com sua narrativa repleta de emoções. A trama está se

Posts Relacionados

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x