Shelley Duvall, Estrela de ‘O Iluminado’, Morre aos 75 Anos
Uma das presenças mais distintas na história do cinema faleceu. Shelley Duvall, mais conhecida por uma série de filmes que fez com o diretor Robert Altman nos anos 1970, e por sua performance inesquecível em O Iluminado de Stanley Kubrick, faleceu esta semana. Ela tinha 75 anos.
Seu parceiro de longa data, Dan Gilroy, disse ao The Hollywood Reporter que Duvall “morreu enquanto dormia devido a complicações de diabetes em sua casa em Blanco, Texas.”
Início da Carreira de Shelley Duvall
Shelley Alexis Duvall nasceu em Fort Worth, Texas, em 1949. Ela estava cursando a faculdade júnior quando conheceu Altman enquanto ele filmava Brewster McCloud no Texas. Altman e sua equipe a encorajaram a se tornar atriz e aparecer no filme, o que ela fez. Assim, Duvall tornou-se um membro central da companhia de repertório de Altman ao longo dos anos 1970.
Além de Brewster McCloud, Duvall também apareceu em McCabe & Mrs. Miller em 1971, Thieves Like Us em 1974, Buffalo Bill and the Indians em 1976, e 3 Women em 1977, onde interpretou um dos três papéis principais em um filme que agora é amplamente considerado um dos melhores de Altman.
Parceria com Robert Altman e Outros Diretores
Duvall voltou a trabalhar com Altman em 1980, interpretando Olívia Palito na versão musical de grande orçamento de Popeye, ao lado de Robin Williams. Seu papel incluía o número musical inesquecível “He’s Large”.
No início dos anos 1980, outros diretores começaram a escalar Duvall em seus filmes. Ela apareceu em Annie Hall de Woody Allen e Time Bandits de Terry Gilliam, e, mais famosamente, como Wendy Torrance, a esposa torturada do zelador alcoólatra do Hotel Overlook, Jack Torrance, em O Iluminado de Stanley Kubrick.
Desafios em ‘O Iluminado’
A atuação de Duvall em O Iluminado é impressionante, mas fazer o filme não foi uma experiência fácil. O notoriamente exigente Kubrick exigia dezenas de tomadas até sentir que tinha a perfeita, o que significava que Duvall passava horas e horas, dias e dias, e depois semanas e meses, em um frenesi, agindo como se estivesse sendo atacada por seu marido.
Em uma rara entrevista em 2021, Duvall contou ao The Hollywood Reporter:
“[Kubrick] não imprime nada até pelo menos a 35ª tomada. Trinta e cinco tomadas, correndo e chorando e carregando um menino pequeno, fica difícil. E atuação completa desde o primeiro ensaio. Isso é difícil… depois de um tempo, seu corpo se rebela. Ele diz: ‘Pare de fazer isso comigo. Eu não quero chorar todos os dias.’ E às vezes só esse pensamento já me fazia chorar. Acordar em uma segunda-feira de manhã, tão cedo, e perceber que você tinha que chorar o dia todo porque estava agendado — eu simplesmente começava a chorar. Eu ficava tipo, ‘Oh não, eu não posso, eu não posso.’ E ainda assim eu fiz. Não sei como fiz.”
Embora ela não negasse o impacto que O Iluminado teve em seu estado mental e emocional na época, na mesma entrevista ela também afirmou que Kubrick era “muito caloroso e amigável” com ela no set e que passava horas conversando com ela e Nicholson sobre a construção do filme.
Carreira Pós-‘O Iluminado’
No final dos anos 1980, Duvall fundou sua própria produtora, Think Entertainment, através da qual produziu programas e filmes infantis como Mother Goose Rock ’n’ Rhyme. No entanto, na década de 1990, sua produção na frente e atrás das câmeras diminuiu, e no início dos anos 2000 ela havia deixado Hollywood completamente, retornando apenas esporadicamente.
Em 2016, ela apareceu em uma entrevista no Dr. Phil que chamou muita atenção (e alguma controvérsia) porque parecia que Duvall poderia estar sofrendo de uma doença mental não tratada. (“Descobri que tipo de pessoa [Dr. Phil] é da pior maneira,” disse Duvall ao THR em 2021.)
Legado
Shelley Duvall pode nunca ter planejado ser atriz, mas acabou se tornando uma das melhores de sua era. Os filmes que ela fez com Altman e Kubrick são atemporais, assim como seu trabalho neles.
[Blog sobre Shelley Duvall feita pelo recortelirico.com.br]
🌟 Ei, você aí! Já curtiu esse blog sobre Shelley Duvall? Não? Então corre e deixa seu like!
E olha, se você quer estar sempre por dentro das últimas e mais empolgantes novidades, siga-nos nas redes sociais @recortelirico Assim, você não vai perder nenhum detalhe sensacional que temos para compartilhar!
Ah, e já sabe, né? Fique ligado, porque temos muito mais vindo por aí. Até a próxima, com mais conteúdos extraordinários! 🚀💫
Fique por dentro de séries, filmes, animes, músicas, doramas e muito mais no recorte Lírico