Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

A importância de se reconhecer em Ismênia

Ao ler a peça Antígona, do dramaturgo grego Sófocles, conseguimos facilmente nos simpatizar com a heroína homônima. Antígona é uma mulher forte, determinada e corajosa,

A importância de se reconhecer em Ismênia

Ao ler a peça Antígona, do dramaturgo grego Sófocles, conseguimos facilmente nos simpatizar com a heroína homônima. Antígona é uma mulher forte, determinada e corajosa, a qual a lei dos homens não pode intimidar. Isso fica claro quando ela decide ir contra a ordem do tirano Creonte e sepultar seu irmão Polinice com suas próprias mãos.

Quando li a obra pela primeira vez (confesso: uma leitura rápida e obrigatória, visando escrever um artigo para o seminário de teoria literária…), terminei com a impressão de que Antígona merecia muito mais o título de heroína do que seu pai-irmão, Édipo. Nessa primeira leitura, não prestei muita atenção nas personagens secundárias, mas como o livro é curtinho e a vontade de não levar esporro do professor por escrever besteira é grande, decidi ler novamente, dessa vez com mais atenção às minúcias.

Foi aí que realmente percebi Ismênia, a irmã que na primeira leitura não me fez sentir muito mais que um pequeno desprezo por não aceitar ajudar Antígona em seu plano. Relendo a peça, algo novo me incomodou; demorei para entender o que era, mas chegando nestas passagens, entendi: “Sou culpada, se ela nisso consentir; partilhei do ato, e quero partilhar da acusação. […] Oh! Não te envergonhes, na infelicidade, em consentir que eu me associe ao perigo que corres. […] No entanto, o crime, se existe, é de nós ambas!”

Anúncio

Percebi que não dei o devido valor à Ismênia. Ao mostrar-se arrependida, querendo até mesmo levar a culpa no lugar da irmã, a personagem expõe um lado de sua personalidade que não estávamos esperando. Ismênia mostra-se aguerrida. Seu amor por sua irmã foi maior do que qualquer medo, inclusive o medo de perder a vida. Entretanto, o que mais me incomodou – e não um incômodo ruim, mas sim aquele incômodo bom que te põe a refletir – foi me reconhecer nela.

Eu já fui a Ismênia da minha primeira leitura, a Ismênia das primeiras impressões. Por muito tempo, acreditei que o melhor era sempre me resignar e respeitar as ordens dos superiores, principalmente quando estes eram homens. Já fui uma mulher frágil que, mesmo contrariada, não tomava atitude alguma para mudar a situação.

Anúncio

Hoje eu sou Antígona. Hoje, nós, mulheres, estamos cada vez mais Antígona’s. Que nunca mais baixemos nossas cabeças para os Creonte’s, que façamos nossas vozes ecoarem por todos os lugares, de Tebas a Chuí. E que não nos esqueçamos de que, no passado, precisamos ser Ismênias, pois somente assim evoluiremos da mesma forma que a personagem, sobreviveremos e nos tornaremos as heroínas de nossas próprias histórias.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

A24: Ranking dos 5 melhores dramas da aclamada produtora
17 nov

A24: Ranking dos 5 melhores dramas da aclamada produtora

Em 2012, surgiu um estúdio independente que se tornaria um verdadeiro ícone no mundo do cinema a A24.

Bridgerton: Os 10 Melhores Vestidos, Classificados
01 jul

Bridgerton: Os 10 Melhores Vestidos, Classificados

Bridgerton é renomada por sua moda icônica. Ao longo de suas três temporadas e um spin-off, a série continua a

Sentidos da idealização romântica na obra Inocência, de Visconde de Taunay
21 out

Sentidos da idealização romântica na obra Inocência, de Visconde de Taunay

O romance Inocência é uma produção de Visconde de Taunay, do período de excitação e declínio do romantismo brasileiro. Publicado

Retrocedendo: as mídias e a cultura vintage – Parte 1
09 fev

Retrocedendo: as mídias e a cultura vintage – Parte 1

Hoje, começamos um texto seriado que será publicado aqui, no Recorte Lírico, quinzenalmente (acompanhe a coluna "Há arte em toda

Better Call Saul Desbanca Suits como a Melhor Série Jurídica
04 nov

Better Call Saul Desbanca Suits como a Melhor Série Jurídica

Better Call Saul Desbanca Suits - Concorda? Se você é fã de séries de tribunal ou apenas curte maratonar séries

The Changeling – Sombras de Nova York: Episódio 1 | Segredos Revelados e Enigmas Desvendados
08 set

The Changeling – Sombras de Nova York: Episódio 1 | Segredos Revelados e Enigmas Desvendados

A série "The Changeling - Sombras de Nova York," de Kelly Marcel para a Apple TV+, promete ser uma jornada

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x