Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

A importância de se reconhecer em Ismênia

Ao ler a peça Antígona, do dramaturgo grego Sófocles, conseguimos facilmente nos simpatizar com a heroína homônima. Antígona é uma mulher forte, determinada e corajosa,

A importância de se reconhecer em Ismênia

Ao ler a peça Antígona, do dramaturgo grego Sófocles, conseguimos facilmente nos simpatizar com a heroína homônima. Antígona é uma mulher forte, determinada e corajosa, a qual a lei dos homens não pode intimidar. Isso fica claro quando ela decide ir contra a ordem do tirano Creonte e sepultar seu irmão Polinice com suas próprias mãos.

Quando li a obra pela primeira vez (confesso: uma leitura rápida e obrigatória, visando escrever um artigo para o seminário de teoria literária…), terminei com a impressão de que Antígona merecia muito mais o título de heroína do que seu pai-irmão, Édipo. Nessa primeira leitura, não prestei muita atenção nas personagens secundárias, mas como o livro é curtinho e a vontade de não levar esporro do professor por escrever besteira é grande, decidi ler novamente, dessa vez com mais atenção às minúcias.

Foi aí que realmente percebi Ismênia, a irmã que na primeira leitura não me fez sentir muito mais que um pequeno desprezo por não aceitar ajudar Antígona em seu plano. Relendo a peça, algo novo me incomodou; demorei para entender o que era, mas chegando nestas passagens, entendi: “Sou culpada, se ela nisso consentir; partilhei do ato, e quero partilhar da acusação. […] Oh! Não te envergonhes, na infelicidade, em consentir que eu me associe ao perigo que corres. […] No entanto, o crime, se existe, é de nós ambas!”

Anúncio

Percebi que não dei o devido valor à Ismênia. Ao mostrar-se arrependida, querendo até mesmo levar a culpa no lugar da irmã, a personagem expõe um lado de sua personalidade que não estávamos esperando. Ismênia mostra-se aguerrida. Seu amor por sua irmã foi maior do que qualquer medo, inclusive o medo de perder a vida. Entretanto, o que mais me incomodou – e não um incômodo ruim, mas sim aquele incômodo bom que te põe a refletir – foi me reconhecer nela.

Eu já fui a Ismênia da minha primeira leitura, a Ismênia das primeiras impressões. Por muito tempo, acreditei que o melhor era sempre me resignar e respeitar as ordens dos superiores, principalmente quando estes eram homens. Já fui uma mulher frágil que, mesmo contrariada, não tomava atitude alguma para mudar a situação.

Anúncio

Hoje eu sou Antígona. Hoje, nós, mulheres, estamos cada vez mais Antígona’s. Que nunca mais baixemos nossas cabeças para os Creonte’s, que façamos nossas vozes ecoarem por todos os lugares, de Tebas a Chuí. E que não nos esqueçamos de que, no passado, precisamos ser Ismênias, pois somente assim evoluiremos da mesma forma que a personagem, sobreviveremos e nos tornaremos as heroínas de nossas próprias histórias.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Memory: [Review] | Jessica Chastain e Peter Sarsgaard Arrasam
20 dez

Memory: [Review] | Jessica Chastain e Peter Sarsgaard Arrasam

Memory, o mais recente drama de Michel Franco, estrelado por Jessica Chastain e Peter Sarsgaard, é uma imersão profunda nas

Eu Nunca: Final Explicado | Ben volta para Devi?
09 jun

Eu Nunca: Final Explicado | Ben volta para Devi?

A quarta temporada de "Eu Nunca" conclui com sucesso os objetivos de Devi, que alcança tudo o que pretendia desde

10 Livros de Desenvolvimento Pessoal que Vão Transformar a Sua Vida
29 jul

10 Livros de Desenvolvimento Pessoal que Vão Transformar a Sua Vida

10 Livros de Desenvolvimento Pessoal que Vão Transformar a Sua Vida - Lidar com a vida exige dedicação ao desenvolvimento

‘Wonka’ supera ‘Duna: Parte Um’ nas bilheterias em 2023
04 jan

‘Wonka’ supera ‘Duna: Parte Um’ nas bilheterias em 2023

"Wonka", dirigido por Paul King e estrelado por Timothée Chalamet como Willy Wonka, surpreendeu a todos superando as expectativas nas

À Espreita
22 set

À Espreita

Lua Virgem desolada sacrifica tua ânsia em fumaça e fogo.   Queima - alma cheia - teu vapor noturno.  

A TRANSMUTAÇÃO DO VÍRUS ZUMBI NAS SÉRIES ON-LINE
08 mar

A TRANSMUTAÇÃO DO VÍRUS ZUMBI NAS SÉRIES ON-LINE

Desde o início do século XXI, assistimos à retomada e à ampliação da representação dos zumbis, nas mais diversas áreas

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x