[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

A importância de se reconhecer em Ismênia

Ao ler a peça Antígona, do dramaturgo grego Sófocles, conseguimos facilmente nos simpatizar com a heroína homônima. Antígona é uma mulher forte, determinada e corajosa,

A importância de se reconhecer em Ismênia

Ao ler a peça Antígona, do dramaturgo grego Sófocles, conseguimos facilmente nos simpatizar com a heroína homônima. Antígona é uma mulher forte, determinada e corajosa, a qual a lei dos homens não pode intimidar. Isso fica claro quando ela decide ir contra a ordem do tirano Creonte e sepultar seu irmão Polinice com suas próprias mãos.

Quando li a obra pela primeira vez (confesso: uma leitura rápida e obrigatória, visando escrever um artigo para o seminário de teoria literária…), terminei com a impressão de que Antígona merecia muito mais o título de heroína do que seu pai-irmão, Édipo. Nessa primeira leitura, não prestei muita atenção nas personagens secundárias, mas como o livro é curtinho e a vontade de não levar esporro do professor por escrever besteira é grande, decidi ler novamente, dessa vez com mais atenção às minúcias.

Foi aí que realmente percebi Ismênia, a irmã que na primeira leitura não me fez sentir muito mais que um pequeno desprezo por não aceitar ajudar Antígona em seu plano. Relendo a peça, algo novo me incomodou; demorei para entender o que era, mas chegando nestas passagens, entendi: “Sou culpada, se ela nisso consentir; partilhei do ato, e quero partilhar da acusação. […] Oh! Não te envergonhes, na infelicidade, em consentir que eu me associe ao perigo que corres. […] No entanto, o crime, se existe, é de nós ambas!”

Anúncio

Percebi que não dei o devido valor à Ismênia. Ao mostrar-se arrependida, querendo até mesmo levar a culpa no lugar da irmã, a personagem expõe um lado de sua personalidade que não estávamos esperando. Ismênia mostra-se aguerrida. Seu amor por sua irmã foi maior do que qualquer medo, inclusive o medo de perder a vida. Entretanto, o que mais me incomodou – e não um incômodo ruim, mas sim aquele incômodo bom que te põe a refletir – foi me reconhecer nela.

Eu já fui a Ismênia da minha primeira leitura, a Ismênia das primeiras impressões. Por muito tempo, acreditei que o melhor era sempre me resignar e respeitar as ordens dos superiores, principalmente quando estes eram homens. Já fui uma mulher frágil que, mesmo contrariada, não tomava atitude alguma para mudar a situação.

Anúncio

Hoje eu sou Antígona. Hoje, nós, mulheres, estamos cada vez mais Antígona’s. Que nunca mais baixemos nossas cabeças para os Creonte’s, que façamos nossas vozes ecoarem por todos os lugares, de Tebas a Chuí. E que não nos esqueçamos de que, no passado, precisamos ser Ismênias, pois somente assim evoluiremos da mesma forma que a personagem, sobreviveremos e nos tornaremos as heroínas de nossas próprias histórias.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

5 trilogias esquecidas que funcionam perfeitamente do início ao fim
01 jun

5 trilogias esquecidas que funcionam perfeitamente do início ao fim

Conheça 5 trilogias cinematográficas esquecidas que são praticamente perfeitas. De Kieślowski a Leone, obras que envelhecem com a audiência.

Assassinos da Lua das Flores: A Épica Corrupção nas Terras dos Índios Osage [Review]
26 out

Assassinos da Lua das Flores: A Épica Corrupção nas Terras dos Índios Osage [Review]

A ganância não conhece limites. Ela pode corroer amizades, relacionamentos conjugais e até laços familiares. Esse mal é uma constante

John Wick – Dacre Montgomery entra no elenco de Caine
17 maio

John Wick – Dacre Montgomery entra no elenco de Caine

Dacre Montgomery, o Billy de Stranger Things, é confirmado em Caine, spin-off de John Wick com Donnie Yen. O que esperar desse encontro improvável?

Minha Vida com a Família Walter: 2ª Temporada | Rumores e Expectativas
10 dez

Minha Vida com a Família Walter: 2ª Temporada | Rumores e Expectativas

"Minha Vida com a Família Walter" nos brindou com um final eletrizante, repleto de emoções e questionamentos. A série, que

Outlander terá 9ª temporada? Futuro da série e os spin-offs
17 maio

Outlander terá 9ª temporada? Futuro da série e os spin-offs

Outlander vai ter 9ª temporada? Veja o que os produtores dizem e o que acontece com os spin-offs da franquia.

Batalha de Influencers: Vale a Pena Assistir ao Novo Reality da Netflix 2024?
07 ago

Batalha de Influencers: Vale a Pena Assistir ao Novo Reality da Netflix 2024?

Batalha de Influencers: Vale a Pena Assistir? As redes sociais transformaram o cenário do entretenimento, com influenciadores digitais ganhando destaque

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x