A angústia da biblioteca: você morrerá sem ler tudo

A angústia da biblioteca: você morrerá sem ler tudo

De acordo com o dicionário Michaelis, “Angústia” é um substantivo feminino que significa estreiteza, redução de espaço ou de tempo; carência, falta, estado de ansiedade, inquietude; sofrimento, tormento. E se você é apaixonado por livros, você com certeza já entrou em uma biblioteca (independentemente do tamanho) e pensou que nunca conseguiria ler tudo aquilo; essa é a angústia da biblioteca.

Hoje em dia, a angústia pode ser ainda pior, pois temos acesso às lojas online de livros e aos canais de comunicação das editoras, que jogam lançamentos na nossa cara ou lançam edições lindas dos clássicos que olhamos e pensamos “nossa, eu preciso ler esse”. Isso sem mencionar os leitores influencers, que postam sobre livros novos que eles receberam e, mesmo antes de ler e fazer uma resenha própriamente dita, já dizem “olha, ouvi falar muito bem desse aqui, estou ansioso para ler”.

9ywfeqmzic 1024x683 - A angústia da biblioteca: você morrerá sem ler tudo

Esses dias liguei meu kindle e descobri mais uma infinidade de livros baixados. Quando conseguirei ler todos eles? Antes ou depois de terminar de ler todos os livros físicos ao meu alcance? Será que um dia eu irei desistir de aumentar minha lista de “para serem lidos”? Acho impossível. Na verdade, a nossa vida é feita de várias dessas angústias e a da biblioteca é só uma delas.

Temos a angústia das séries e filmes: será que conseguiremos assistir a todos que queremos antes de morrer?

Temos a angústia das viagens: será que conseguiremos visitar todos os lugares que queremos antes de morrer?

Temos a angústia profissional: será que conseguiremos o trabalho perfeito antes de morrer?

E, por fim, temos a angústia da vida: será que viveremos a vida como ela deve ser vivida antes de morrer?

Mas, como a vida deve ser vivida?

Qual é o emprego perfeito?

Quais sãos os lugares que eu não posso deixar de visitar?

Quais são as séries e os filmes que merecem, de fato, o meu tempo?

Quais são os livros que mudarão minha vida? Aquele clássico do realismo europeu ou o lançamento da semana passada?

Pois é, como eu disse, a vida é feita das angústias do que dará ou não tempo de fazer antes de morrer, mas a primeira vez em que eu me dei conta disso, foi ao entrar em uma biblioteca e ver que eu não seria capaz de ler todas as histórias que a vida têm para me contar.

Sara Muniz

Sara Muniz

Sara Muniz, 22 anos, formada em Letras Português-Inglês, criadora e idealizadora do blog Interesses Sutis desde 2014, professora de inglês em tempo integral, escritora, revisora e redatora nas horas vagas. Trabalha para comer, viajar e comprar livros. E-mail: saramunizz@gmail.com

Um comentário em “A angústia da biblioteca: você morrerá sem ler tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *