A verdadeira história por trás do filme “Air” e a Air Jordan

Guilherme Saraiva

O filme “Air” de Ben Affleck foi anunciado como a história de Michael Jordan, mas acabou sendo uma história diferente, centrada em algumas pessoas que eram apaixonadas pelo que faziam e em pais que se certificaram de que seu filho talentoso fizesse todas as escolhas certas enquanto subia a escada do sucesso. Embora o filme tenha tomado algumas liberdades criativas, a essência do que aconteceu na vida real foi mantida. Vamos explorar o quanto da história do filme é verdadeira e o quanto foi ajustado para dramatizar a narrativa.

Uma das curiosidades apresentadas no filme é que o slogan “Just Do It” da Nike foi inspirado nas últimas palavras de um preso que havia recebido pena de morte. Embora a frase seja cativante e tenha se tornado um ícone, é surpreendente saber que sua inspiração veio de um lugar tão triste.

Outra cena do filme mostra Sonny Vaccaro, um executivo da Nike, indo para a Carolina do Norte para conhecer os pais de Michael Jordan, Deloris e James Jordan, depois de ter dificuldades para negociar com o agente de Jordan, David Falk. Na realidade, isso nunca aconteceu, e o filme exagerou a tensão entre Vaccaro e Falk para criar um antagonismo na narrativa.

A verdadeira história por trás do filme "Air" e a Air Jordan
A verdadeira história por trás do filme “Air” e a Air Jordan

Em vez disso, a história real por trás da Air Jordan é que a Nike queria entrar no mercado de tênis de basquete, mas estava atrás de seus concorrentes, como a Converse e a Adidas. Sonny Vaccaro, que trabalhou na Nike e depois na Adidas, tinha contatos com treinadores e jogadores de basquete em todo o país, incluindo Michael Jordan, que na época jogava na Universidade da Carolina do Norte.

Vaccaro viu o potencial em Jordan e fez uma proposta à Nike para assiná-lo com uma oferta de US $ 250.000 por ano por cinco anos, o dobro do que a Adidas ofereceu. A Nike inicialmente não estava convencida, mas Vaccaro insistiu e levou Jordan para uma reunião com a equipe da Nike em Portland, Oregon.

A Nike acabou assinando com Jordan, e o primeiro par de Air Jordans foi lançado em 1985. O tênis se tornou um sucesso instantâneo, e a linha Air Jordan se tornou uma das mais populares da Nike.

Mas a história não termina aí. Quando a NBA começou a multar Jordan por usar tênis que violavam as regras da liga, a Nike viu uma oportunidade de marketing. Em vez de parar de fazer os tênis, eles lançaram a campanha “Banned”, sugerindo que os tênis foram proibidos pela NBA porque eram muito bons. A campanha foi um sucesso e ajudou a solidificar a posição da Air Jordan no mercado.

No entanto, é importante lembrar que, apesar do sucesso comercial da Air Jordan, o filme não aborda as questões éticas e sociais relacionadas à indústria de calçados esportivos e às condições de trabalho em fábricas em países em desenvolvimento. É importante lembrar que, por trás da marca Air Jordan e de outros produtos populares, há uma indústria que frequentemente enfrenta críticas por violações dos direitos humanos, trabalho infantil e más condições de trabalho. Embora a Nike tenha feito esforços para melhorar as condições em suas fábricas e aumentar a transparência em sua cadeia de suprimentos, essas questões ainda persistem na indústria de calçados esportivos.

A verdadeira história por trás do filme "Air" e a Air Jordan
A verdadeira história por trás do filme “Air” e a Air Jordan

Além disso, o filme não aborda as questões raciais que Michael Jordan enfrentou durante sua carreira, especialmente em relação ao ativismo político e social. Embora Jordan tenha sido um dos atletas mais bem-sucedidos da história, ele também enfrentou críticas por sua suposta falta de envolvimento em questões sociais e políticas. Jordan, por sua vez, afirmou que preferia se concentrar em seu jogo e em suas responsabilidades como atleta, em vez de se envolver em questões políticas.

Embora o filme “Air” tenha tomado algumas liberdades criativas, ele captura a essência da história real por trás da Air Jordan. A Nike viu o potencial em Michael Jordan e investiu nele, criando uma das linhas de tênis mais populares do mundo. A história da Air Jordan é uma história de sucesso, e prova que a paixão, perseverança e um pouco de sorte podem levar a grandes coisas.

  • Invencível: Conexão Homem-Aranha no Final da 2ª Temporada da Série [Explicada pelo Showrunner]

    Invencível: Conexão Homem-Aranha no Final da 2ª Temporada da Série [Explicada pelo Showrunner]

    A série “Invencível” tem cativado espectadores ao redor do mundo com sua trama envolvente e personagens complexos. Recentemente, o showrunner da série compartilhou detalhes sobre uma das cenas mais aguardadas da segunda temporada, que remete diretamente ao universo do Homem-Aranha, embora com uma reviravolta singular. Desde o lançamento dos primeiros trailers da segunda temporada de…


  • Criminosos: Análise do Final | Charly Está Vivo ou Morto?

    Criminosos: Análise do Final | Charly Está Vivo ou Morto?

    No centro do drama de ação “Criminosos” encontra-se um homem desesperado por proteger sua família, pronto para enfrentar qualquer desafio que apareça em seu caminho. Charly, um chaveiro, encontrou problemas ao se envolver com uma gangue local. Preso por meses, foi nesse período que decidiu viver honestamente. A vida de Charly mudou drasticamente após conhecer…


  • Virei Vampira: 2ª Temporada | Qual é o Verdadeiro Plano do Transformador?

    Virei Vampira: 2ª Temporada | Qual é o Verdadeiro Plano do Transformador?

    A segunda temporada de “Virei Vampira” parece ter seguido a receita de sucesso da primeira, apostando no que funcionou bem anteriormente para trazer uma experiência nova e aprimorada. A série, que gira em torno de uma jovem de 13 anos que é vampira, desenvolve um universo e uma mitologia envolvente, mantendo-se ao mesmo tempo consciente…


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.