Jogador de futebol Scarpa foge do estereótipo e viraliza por ser “crítico literário”

Jogador de futebol Scarpa foge do estereótipo e viraliza por ser “crítico literário”
Globo Esporte Artilheiro do Palmeiras, Gustavo Scarpa aproveita o bom momento como leitor para indicar livros aos jogadores. (Foto: Grupo Globo/Reprodução)

Gustavo Scarpa, meia do Palmeiras, armou maior “confusão” quando a grande imprensa descobriu os talentos do atleta para além das quatro linhas do campo: no Instagram, o jogador é um exímio leitor e crítico dos mais variados segmentos literários

Jogador da Sociedade Esportiva Palmeiras, o meio-campo Gustavo Scarpa roubou a cena na última semana por ir além do talento dentro das quatro linhas, mais do que gols, assistências e dribles, o bom atleta dedica as horas vagas para a… leitura, e vai além disso, pois sempre dá o seu veredito sobre a obra, fazendo comentários, sempre no Instagram, que renderiam verdadeiras resenhas.

Em entrevista ao Esporte Espetacular, em 2019, o atleta já havia falado sobre como tal hábito poderia até auxiliá-lo dentro de campo:

– Acho que acabo acessando umas áreas do cérebro que não vinham sendo tão acessadas. Não sei porque, mas acredito que isso tem me ajudado dentro de campo a raciocinar mais rápido às vezes, tomar uma decisão melhor. Claro que o livro e o treinamento no dia a dia, a estrutura que o Palmeiras oferece. Eu não vou dar todo o mérito ao livro, mas é uma coisa que tem me ajudado – disse o atleta.

Fugindo do tal estereótipo clássico do jogador de futebol, que quase sempre está atrelado à falta de estudo, devido a imersão no esporte desde cedo (muitos deles abandonam até mesmo o ensino básico devido aos horários de treinamentos e jogos), Gustavo Scarpa se destaca dando entrevistas coletivas, sempre com vocabulário acima da média e isso é fruto dessa prática de leitura, sem dúvidas, e seu estilo mais low profile.

Sem mais delongas, vamos às críticas do atleta, que foram retiradas dos seus destaques do Instagram:

A revolução dos bichos, de George Orwell

whatsapp image 2021 06 23 at 16.57.46 1  585x1024 - Jogador de futebol Scarpa foge do estereótipo e viraliza por ser "crítico literário"
Gustavo Scarpa sobre sua experiência de leitura do “A revolução dos bichos”, de George Orwell.

Uma confissão, de Liev Tolstói

whatsapp image 2021 06 23 at 16.57.48 473x1024 - Jogador de futebol Scarpa foge do estereótipo e viraliza por ser "crítico literário"
Scarpa é leitor também de Tolstói, uma das maiores figuras literárias de todos os tempos.

Dom Casmurro, de Machado de Assis

whatsapp image 2021 06 23 at 17.01.26 578x1024 - Jogador de futebol Scarpa foge do estereótipo e viraliza por ser "crítico literário"
O jogador deu aquela velha opinião polêmica sobre Capitu e Bentinho.

A metamorfose, de Franz Kafka

livroscarpa 611x1024 - Jogador de futebol Scarpa foge do estereótipo e viraliza por ser "crítico literário"
Como não poderia ser diferente, ele também se admirou com a obra maravilhosa do Kafka.

O processo, Franz Kafka

whatsapp image 2021 06 23 at 16.57.44 578x1024 - Jogador de futebol Scarpa foge do estereótipo e viraliza por ser "crítico literário"
O processo “bugou” o Gustavo Scarpa também?

O príncipe, de Nicolau Maquiavel

whatsapp image 2021 06 23 at 16.57.47 1  580x1024 - Jogador de futebol Scarpa foge do estereótipo e viraliza por ser "crítico literário"
Livro de cabeceira do Scarpa e do… FHC!

LEIA TAMBÉM: Felipe Neto defende a leitura dos clássicos da literatura para jovens em fase mais adulta

Comentários
Redação Recorte Lírico

Redação Recorte Lírico

Redação do Recorte Lírico. E-mail.: contato@recortelirico.com.br e recortelirico@gmail.com Twitter: @recortelirico Instagram: @recortelirico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.