Palmeiras e Corinthians: um clássico na TV

A célebre frase “você não sabe o que é um Palmeiras e Corinthians” dita pelo técnico do Palmeiras Edil, interpretado pelo memorável Lima Duarte no filme “Boleiros, Era uma vez o Futebol” é repetida em verso e prosa a cada Derby (nome dado por Tomás Mazzoni ao clássico paulista entre o Palmeiras e Corinthians em referência à mais importante corrida de cavalo do mundo, o Derby de Epsom), em qualquer momento de campeonato ou fase dos clubes.

O filme de 1998, dirigido por Ugo Giorgetti, é sem dúvidas a produção que mais se aprofunda no mundo futebolístico brasileiro e traça bem o panorama da rivalidade entre Palmeiras e Corinthians. Dos esquemas de arbitragem aos tempos áureos do nosso esporte, Boleiros traz grandes nomes do nosso cinema, como Otávio Augusto, Rogério Cardoso, Adriano Stuart, entre outros. Sem falar do próprio Lima Duarte (que é são paulino) protagonizando um “palmeirense”.

O filme Boleiros, Era uma vez o Futebol vai além de falar especificamente do Derby, mas trata dos bastidores dos atletas, federações e das redações jornalísticas.

Palmeiras e Corinthians: um clássico na TV
Filme Boleiros, Era uma vez o Futebol retrata bem os tempos mais incríveis do futebol brasileiro. (Imagem: Reprodução)

É também outro importante são paulino, o grande Tony Ramos que protagonizou o fanático palmeirense italiano Pedro, dono de uma cantina italiana que está de mal a pior, não muito diferente ao Alviverde Imponente. O filme remonta a fila palmeirense que perdurou incríveis 16 anos, agora nos tempos modernos, ressignificando também, nos cinemas, a incrível rivalidade entre Palmeiras e Corinthians que estava, “cavalo a cavalo”, ponto a ponto, nas últimas 3 rodadas do Brasileirão, disputando o título nacional.

Entre os desafios da vida, encontros e desencontros, Pedro vê a sua vida perder o sentido e decide que irá se matar, mas antes quer ver o Palestra mais uma vez campeão. Pela última vez! E é assim que vemos o filme “45 do segundo tempo“, dirigido por Luiz Villaça, um palmeirense fanático daqueles, que é casado também com outra ilustra palmeirense, a Denise Fraga, que também está no longa junto com outros gigantes, como Cássio Gabus Mendes e Ary França.

45 do Segundo Tempo traz temas filosóficos, além do Palmeiras e Corinthians, além de mostrar como a amizade é fundamental no futebol e na vida. (Imagem: Reprodução)

Se no “45 do segundo tempo” vemos até um padre corinthiano vibrar com o Palmeiras, em “O Casamento de Romeu e Julieta” um corinthiano até finge ser palmeirense para conquistar o coração de uma palmeirense apaixonada, cujo pai é o maior fanático dos cinemas. Alfredo Baragatti, interpretado pelo gigante Luis Gustavo (que cá entre nós é o 3º são paulino dessa lista que interpretou um palmeirense fanático), é conselheiro do Palestra e tem duas missões em sua vida: amar o Palmeiras e odiar o Corinthians.

Entretanto em um Palmeiras e Corinthians a sua filha Julieta (Luana Piovani) conhece o dentista Romeu (Marco Ricca) e eles se apaixonam. Contudo o relacionamento é impossível, pelo menos com as rivalidades evidentes da família. E é assim que Romeu decide fingir ser um palmeirense fanático, como o Alfredo, comprando até um livro sobre a história do time verde para decorar os times históricos do “clube do coração”.

Em momentos importantes do filme, temos vários eventos importantes do clássico Palmeiras e Corinthians, o que talvez melhor exemplifique essa importante rivalidade, e traz o fatídico Mundial de Clubes de 1999, onde o Palmeiras perde para o Manchester United. Romeu até viaja com o sogro e se dá mal por vários motivos, sendo até perseguido pela torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde.

Em O Casamento de Romeu e Julieta vemos a efervecência do Derby Paulista e como a rivalidade entre esses clubes é imponente. (Imagem: Reprodução)

Ainda em “O Casamento de Romeu e Julieta” temos outra célebre frase:

(...) Mulher nenhuma pode ser feliz ao lado de um corinthiano. 

Embora os dois últimos filmes tenha um pano de fundo mais próximo do Palmeiras, ambos tratam bem como a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians é a maior do país e como os clubes são relevantes para o futebol nacional. O Derby Palmeiras e Corinthians foi cantado muitas vezes em verso e prosa, nos cinema e nas arquibancadas, e nunca deixará de ser um momento fundamental no calendário do Futebol Brasileiro.

Viva o Palmeiras e Corinthians!


1 comentário em “Palmeiras e Corinthians: um clássico na TV”

Deixe um comentário