Educação e Pandemia: O TCC e outras apresentações universitárias à distância

Há quase um ano sendo discutida uma pauta, entre as universidades públicas do estado de São Paulo, sobre o possível retorno das aulas para o segundo semestre de 2021. No entanto, como vimos, o retorno gradual das aulas ocorreu apenas recentemente.

O início de 2022 foi marcado pelo gradual retorno à universidade em todos os níveis de ensino do país, desde o ensino básico e o aprendizado de crianças e jovens, até o ensino superior, juntamente com a produção científica no país.

Durante este período de pandemia, pré retorno às atividades presenciais, diversas atividades acadêmicas e universitárias foram extremamente comprometidas de acordo com as restrições sanitárias e as aulas remotas.

TCC e monografias prontas precisaram ser apresentados de maneira digital, muitos alunos com TCC completo precisaram adaptar seus projetos à realidade digital e uma grande gama de trabalhos acadêmicos foram interrompidos durante este período.

Desta forma, uma grande gama de projetos de TCC e outros TCC completo precisaram ser completamente reiniciados e adaptados ao formato remoto de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e de apresentações científicas, seja em congressos ou não.

Com isso, diversas plataformas digitais viram seus acessos e a busca por seus serviços disparar, assim como sites de formatação, plataformas contendo as regras da ABNT e até site confiável para comprar um TCC pronto.

Este aumento nos acessos a este tipo de plataforma digital pode ser visto nos números de acesso da My Studybay, que representa um grupo gigantesco de serviços e consultoria acadêmica.

Mas como exatamente este tipo de atividade acadêmica precisou ser adaptado frente a esta urgência ocorrida nos últimos dois anos? O que ocorreu com a produção científica e com as apresentações acadêmicas durante este período?

Quais foram os impactos do EAD na produção científica?

Educação e Pandemia: O TCC e outras apresentações universitárias à distância

Assim como diversos setores da sociedade, a educação depende intimamente do contato e do fator humano para o aprendizado de cada aluno.

Ainda, dentro do campo universitário e do ensino superior, várias atividades extracurriculares foram suspensas durante este período, como por exemplo estágios em áreas consideradas não-essenciais durante a pandemia.

Logo, a maior parte das universidades ficou fechada por um grande período de tempo ao longo do início da pandemia, de modo que diversos alunos que estavam prestes a se formar, precisaram apresentar seus projetos de conclusão de curso de maneira remota.

Mas, de que maneira essas apresentações foram impactadas durante a pandemia? E como aproveitar desta situação para fazer a melhor apresentação possível?

Dois fatores extremamente sintomáticos que mostram um pouco mais sobre o que ocorreu com a produção científica no país durante o período de pandemia é a grande busca para comprar um artigo científico pronto para ser desenvolvido e o uso de plataformas digitais.

Como os laboratórios e departamentos de pesquisa estiveram interditados durante estes quase dois anos, com exceção de áreas de pesquisa consideradas essenciais, projetos de pesquisa, monografias e outras atividades precisaram ser adaptadas ao modelo remoto.

Com isso, a produção científica foi severamente impactada, visto que bolsas foram interrompidas, projetos de pesquisa também foram e, vários outros temas de pesquisa sofreram uma certa desvalorização frente a importância da saúde no momento.

Quais foram as plataformas digitais mais utilizadas neste contexto?

Educação e Pandemia: O TCC e outras apresentações universitárias à distância

Pensando na grande migração para o modelo remoto, não apenas de ensino mas também de pesquisa e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, quais foram os websites, softwares e plataformas mais utilizadas pelos estudantes durante este período?

  1. Scholar Google
  2. Classroom
  3. Meet
  4. Studybay
  5. Kahoot

Existem mais plataformas e websites, com certeza, mas estes cinco estiveram presentes na vida de diversos estudantes ao longo da pandemia, independentemente do curso superior em questão.

Todos estes foram essenciais para auxiliar os estudantes e professores, neste momento, da melhor maneira possível. O Scholar, por exemplo, conta com resultados de artigos acadêmicos e pesquisas científicas de autores renomados para consulta.

Desta maneira, por exemplo, esta plataforma funciona como uma grande ferramenta de aprendizado e consulta, de maneira que as habilidades de pensamento crítico em escritores, cientistas, professores e pesquisadores são fomentadas assim.

O prognóstico para o retorno das atividades presenciais

Apesar deste quadro, recentemente e de acordo com o avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo, as atividades presenciais estão retornando de maneira gradual, inclusive na ciência e na educação superior.

Isso significa a possibilidade de novos grandes avanços para a ciência, visto que as atividades presenciais e os projetos estão aos poucos se restabelecendo e recebendo o devido investimento e fomento.


LEIA TAMBÉM: Feito em casa: a pandemia de covid-19 e a reinvenção do cinema

Deixe um comentário