29 anos do adeus de Ayrton Senna: 5 filmes para lembrar a vida do ídolo

Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do esporte brasileiro, e ainda hoje é lembrado por sua habilidade excepcional e sua personalidade carismática e determinada. Vinte e nove anos após sua morte, em um trágico acidente durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994, a memória de Senna continua viva, e muitos documentários e filmes foram feitos para contar a sua história.

Neste artigo, vamos apresentar cinco filmes sobre a vida do piloto, para que os fãs possam conhecer melhor a sua trajetória.

Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão

SENNA é a verdadeira história da lenda do automobilismo brasileiro, Ayrton Senna, que muitos acreditam ter sido o maior piloto que já existiu. Um documentário sobre Ayrton Senna e sua carreira na Fórmula 1, mostrando sua jornada física e espiritual, tanto na pista quanto fora dela; sua busca pela perfeição e sua transformação definitiva de um novato extremamente talentoso, que explodiu na F1 em 1984, ao mito, após o trágico acontecimento de Ímola, em 1994.

Produzido com a cooperação da família Senna e da Fórmula One Management, SENNA é o primeiro documentário oficial sobre a vida do piloto, com material de arquivo surpreendente e, em grande parte, inédito. Ganhou o prêmio do público como melhor documentário na 27ª edição do Festival de Sundance, nos Estados Unidos.

Uma Estrela Chamada Ayrton Senna

29 anos do adeus de Ayrton Senna: 5 filmes para lembrar a vida do ídolo

Este é o primeiro filme oficial sobre o lendário piloto brasileiro, no qual analisa sua vida e carreira usando imagens de arquivo e revelando entrevistas únicas suas, bem como com aqueles que o conheceram bem: amigos, família e adversários na pista. Também mostra como a Fundação Ayrton Senna, criada em sua homenagem, está trabalhando para ajudar crianças carentes de rua no Brasil, usando o esporte como incentivo para o aprendizado.

Ayrton Senna: O Direito de Vencer

Anos depois de seu trágico acidente no circuito de Ímola, ele permanece um herói, uma fonte de inspiração e de exemplo para muitos que virão. Neste filme, lembranças pessoais de pilotos de Fórmula 1, de parentes e amigos dão uma entusiasmante visão de seu gênio e complicada personalidade, e um profundo entendimento de sua motivação e forte comprometimento com as corridas de carros.

Na sua intensa rivalidade com Alain Prost, Senna alargou os seus limites e forçou os demais a fazerem o mesmo. Em nova e exclusiva entrevista, Prost mostra-se totalmente aberto ao falar dessa complicada relação, de forma muito honesta e mesmo comovente.

Outras personalidades da Fórmula 1, como Gerhard Berger, Damon Hill, Frank Williams e Jo Ramirez também nos dão a sua perspectiva sobre a determinação extrema de Senna em vencer, sobre a sua excepcional capacidade de concentração, a sua rivalidade com Prost, a sua paixão pela pista de Mônaco, a sua infância no Brasil, a sua tremenda capacidade física e mental e a sua última corrida em Ímola, em 1994. Estas entrevistas, com cunho muito pessoal, ajudam-nos a perceber e apreciar um dos maiores heróis da história de Fórmula 1, nos transmitindo, ao mesmo tempo, uma visão bem clara deste esporte que ele tanto amava.

Ayrton Senna: A Trajetória de um Campeão 

Com a mesma velocidade que mostrou nas pistas, sua vida o transformou no maior piloto de Fórmula 1 de sua época. Venceu retas e curvas, subidas e descidas. Uma vida de emoção. Um ídolo que ninguém nunca contestou. Um ídolo que ninguém jamais vai esquecer.

Ayrton: Retratos e Memórias – O Filme

A trajetória intimista e humanista da lenda do fórmula 1, Ayrton Senna da Silva. O longa baseia-se na vida pessoal do esportista, com base em depoimentos de pilotos, ex-pilotos, profissionais do esporte, jornalistas e amigos e parentes de Senna. Disponível no Globoplay.

Conteúdo extra:

A Netflix está produzindo uma série inédita sobre o ídolo Ayrton Senna, que será de ficção, mas baseada na vida do piloto. Ainda não tem data de lançamento confirmada, mas já se sabe quem protagonizará o piloto, tendo o ator Gabriel Leone (protagonista da série Dom, da Prime Video) o privilégio de interpreta-lo.

Veja o trailer oficial:

Deixe um comentário