Fair Play: Final Explicado | Por que o Relacionamento de Emily e Luke Desmorona?

Continua após a publicidade..

“Fair Play” é um novo filme de suspense e drama da Netflix que busca contar a história de desequilíbrios de poder baseados em papéis de gênero e expectativas, especialmente em um mundo corporativo implacável. A trama gira em torno de um casal, Emily e Luke, que mantêm seu relacionamento em segredo do mundo porque também são colegas de trabalho, até que as coisas dão errado para os dois. Com cenas de intimidade erótica que contribuem para a convicção geral das situações, “Fair Play” é uma experiência envolvente que também se concentra em questões contemporâneas pertinentes.

Alerta de spoilers!

Continua após a publicidade..
Fair Play: Final Explicado | Por que o Relacionamento de Emily e Luke Desmorona?
Fair Play: Final Explicado | Por que o Relacionamento de Emily e Luke Desmorona? (Imagem: Netflix/Reprodução)

Resumo da Trama: Sobre o que Fair Play Trata?

Os protagonistas são introduzidos logo no início de “Fair Play”, começando com Emily e, em seguida, seu namorado Luke. Embora estejam em uma grande festa organizada para o casamento do tio de Luke, o casal está ocupado consigo mesmo, pois estão profundamente apaixonados. Eles se retiram dos eventos da festa e se refugiam em um dos banheiros para fazer amor intensamente. No entanto, algo cai do bolso de Luke durante o ato, surpreendendo Emily. Ele pega o objeto do chão, que é um caro anel de noivado, e propõe casamento a Emily, deixando o casal emocionado com a ideia de se casar em breve.

Embora Emily envie uma mensagem empolgada para sua mãe sobre esse novo desenvolvimento, Luke não faz o mesmo com seus pais. Na verdade, na manhã seguinte, quando estão se preparando para sair para o trabalho, é revelado que o relacionamento deles ainda é um segredo para a maioria das pessoas. Isso ocorre porque Emily e Luke são colegas na mesma empresa de investimentos corporativos.

Além disso, a política da empresa proíbe que colegas mantenham relacionamentos românticos, e Emily e Luke também são concorrentes profissionais no local de trabalho. Por esses motivos, o casal esconde seu relacionamento dos colegas e chefes, mas mora junto em um apartamento depois do expediente.

Continua após a publicidade..

RELACIONADO: Fair Play: Uma Jornada Tóxica no Cinema | Resenha do Thriller de Chloe Domont

Logo em seguida, ocorre um novo desenvolvimento na empresa de investimentos altamente competitiva. Durante uma reunião à qual Emily e Luke comparecem, o atual gerente de portfólio da empresa tem um acesso de raiva e violência ao destruir computadores e outros equipamentos em seu escritório.

O motivo desse comportamento ultrajante é que o homem foi demitido sem aviso prévio. Esse tipo de demissão não é muito incomum no ambiente de trabalho da empresa, e a reunião continua como planejado. Emily logo ouve dois dos analistas conversando sobre quem será o próximo gerente de portfólio, e os rumores dizem que será Luke. Ela conta secretamente ao namorado sobre isso, e eles também comemoram a ocasião de sua maneira apaixonada de volta ao apartamento. No entanto, qualquer situação positiva desmorona quando Emily recebe uma ligação de um colega às duas da manhã, pedindo para se encontrar o mais rápido possível.

amazon

Por Que o Relacionamento de Emily e Luke Desmorona em Fair Play?

Fair Play: Final Explicado | Por que o Relacionamento de Emily e Luke Desmorona? 1
Fair Play: Final Explicado | Por que o Relacionamento de Emily e Luke Desmorona? (Imagem: Netflix/Reprodução)

Ao atender a ligação, Emily corre para o local da reunião, apesar do pedido de seu namorado para não ir. Esta é a primeira vez em Fair Play que Luke mostra um lado ortodoxo de sua personalidade, pois imediatamente considera essa ligação noturna como uma tentativa do colega de se aproximar de Emily. No entanto, ela consegue convencê-lo dessa vez e sai do apartamento para se encontrar com o colega, apenas para descobrir que é o chefe da empresa de investimentos, Campbell, quem a espera, e sua proposta abala o mundo dela.

Campbell afirma que Luke não é muito apreciado como funcionário, e, em vez disso, Emily está sendo considerada como a próxima gerente de portfólio. Emily, obviamente, aceita a oferta, mas também não está muito convencida de como seu namorado reagirá à notícia. Ao retornar, Luke a questiona sobre o que aconteceu, e sua primeira reação após ouvir a notícia revela muito sobre o estado mental dele.

É essencialmente inesperada essa promoção de Emily, que seu namorado Luke esperava receber, o que os afasta um do outro e arruína o relacionamento deles. Luke trabalhou na empresa por um bom tempo e, ao ouvir os rumores sobre sua promoção, ele começou a acreditar que já havia recebido o cargo. A confiança com que Luke fala sobre como a promoção vai mudar suas vidas juntas, mesmo antes de oficialmente obtê-la, revela muito sobre a personalidade dele. Ao longo de “Fair Play”, Luke se mostra uma pessoa extremamente centrada em si mesma, que não considera realmente ninguém ao seu redor.

Infelizmente, essa característica dele acaba se refletindo em Emily, já que ele nunca considera que ela também possa ser promovida. Embora os dois pareçam ter trabalhado na mesma empresa pelo mesmo período de tempo, a possibilidade de sua namorada ser competente o suficiente para receber promoções não é algo que Luke pensa.

Quando Emily compartilha a notícia, seu rosto revela choque e quase incredulidade, mas ele também esconde essas emoções através de suas palavras, que são todas congratulatórias. Ele também enfatiza diretamente que não está com ciúmes ou triste com a conquista da mulher, o que novamente o faz parecer extremamente não genuíno. Emily também nota isso, bem como a mudança gradual na natureza de seu namorado nos dias seguintes. Ela é cuidadosa o suficiente para perguntar a ele sobre o que o está perturbando, mas Luke não se abre.

Entendendo o que estava acontecendo na mente de Luke, Emily promete ajudá-lo a obter a próxima grande promoção. Ela tenta ao máximo convencer Campbell do trabalho árduo e da inteligência de Luke em relação às previsões, mas sua sugestão é quase imediatamente rejeitada pelo chefe. Luke não teve um bom desempenho nos últimos trimestres, e seus investimentos fizeram a empresa perder dinheiro, o que faz com que Campbell hesite em confiar nele.

De volta a casa, o namorado começa a agir cada vez mais distante de Emily, especialmente em relação às suas sessões apaixonadas, e ele não parece mais interessado em tais atos. Emily tenta ao máximo animá-lo e ajudar na situação, mas o homem simplesmente não está aberto a ela. Luke também começa a ler livros de seu mentor de negócios favorito nesse momento, na tentativa de se preparar para seus melhores esforços no escritório. Inicialmente, parece que o ego ferido e a confiança dele estão sendo impulsionados e treinados para serem usados de forma positiva ao ler livros e adquirir conhecimento.

No entanto, logo fica claro que Luke ainda está subconscientemente muito magoado com a promoção de Emily e está procurando maneiras de menosprezá-la. Uma dessas ocasiões ocorre quando ele diz a Emily que ela deveria se apresentar com mais poder e se vestir de certa forma no escritório. Para ele, a aparência e a atitude atuais de Emily a fazem parecer uma “cupcake”, uma pessoa fraca e adaptável, e, portanto, todos estariam dispostos a se aproveitar dela em todas as situações profissionais.

Gradualmente, Luke continua fazendo afirmações e suposições como essas, que realmente o fazem parecer o aluno mais dedicado de um professor extremamente sexista e um pouco misógino. Na verdade, mais tarde em Fair Play, quando Emily acidentalmente joga fora as anotações que Luke estava tirando dos livros de negócios de seu autor favorito, o homem fica furioso e tem um ataque de raiva.

Desanimada pela falta de entusiasmo romântico em seu namorado, Emily começa a sair com seus colegas mais experientes na empresa. Ela fica bêbada e gasta muito em uma boate após ganhar uma grande comissão no trabalho, e no dia seguinte, Luke ouve os colegas falando sobre isso. Ele acredita que sua namorada pode estar traindo ele, e suspeita que é assim que ela conseguiu a promoção.

Não é como se Luke fosse excepcionalmente brilhante em seu papel profissional, e, apesar dos melhores esforços de Emily, o homem continua a falhar nas oportunidades que recebe. Emily convence todos os outros na empresa a fazer apostas em uma empresa na qual Luke previa sucesso, apenas para melhorar a reputação dele no escritório. No entanto, as suposições de Luke se mostram completamente erradas, e a empresa perde novamente grandes quantias de dinheiro por causa da decisão errada. Emily, mais uma vez, consegue recuperar o dinheiro por meio de outros investimentos, mas é compreensível que ela comece a perder a confiança nas habilidades profissionais de seu namorado.

Conforme “Fair Play” avança, Luke se torna cada vez mais problemático, chamando a namorada de nomes e exigindo que ela fale com Campbell sobre sua promoção. Quando Emily pede um pedido de desculpas primeiro, Luke a descarta como se não tivesse feito nada de errado.

Emily e Luke Voltam a Ficar Juntos no Final de Fair Play?

Como os esforços anteriores de Emily não funcionaram, Luke decidiu tentar a sorte com Campbell por conta própria. Quando outro gerente de portfólio é demitido do escritório, Luke vai ao chefe e implora diretamente para que lhe dê uma chance e o torne o novo gerente de portfólio. De maneira extremamente ignorante, ele acredita que Campbell prestará atenção nele se ele se humilhar diante dele, metaforicamente, e, portanto, Luke literalmente se curva diante de seu chefe pelo cargo. Isso obviamente não funciona, já que Campbell dispensa Luke, levando-o a perder completamente seu equilíbrio mental.

Depois de ficar longe de Emily por alguns dias, o homem aparece de repente no escritório em estado de embriaguez e desleixo, criando um tumulto no local. Ele revela a todos como Emily estava dormindo com ele nos últimos dois anos, apesar de ser contra as regras, e depois insulta Campbell e pede demissão do emprego. Em uma reviravolta ainda mais chocante, Luke realmente aparece na festa de noivado organizada pelos pais de Emily depois desse incidente, apesar de seu relacionamento já estar completamente acabado. Nessa festa, os dois personagens têm sua pior confrontação, com Luke despejando as acusações mais sujas que ele pode imaginar.

Luke diz que Emily deve ter conseguido a promoção sendo íntima com Campbell, e ele incorpora todos os homens tóxicos do mundo que insinuam como as mulheres têm as coisas mais fáceis no ambiente de trabalho. Após essa cena pública, o casal tem uma confrontação em particular, e é importante mencionar que as escaladas em “Fair Play” realmente têm a capacidade de chocar.

Enquanto Emily parece fazer um último esforço frenético para salvar seu relacionamento sendo íntima, Luke se força sobre ela, continuando mesmo quando ela pede para parar. Como pode ser imaginado, é claro que Luke não considera esse ato como estupro e tenta justificá-lo como um ato de amor embriagado mais tarde.

Não é como se Luke fosse a única presença masculina tóxica e abusiva na vida e no ambiente de Emily. “Fair Play” mantém a realidade ao mostrar a natureza misógina do mundo corporativo. Quando Emily comete um erro em seu trabalho e suas decisões levam a empresa a perder dinheiro, Campbell não hesita nem por um momento em chamá-la de “vadia burra”. Da mesma forma, um de seus superiores menciona como foi rigoroso com ela apenas para que ela fosse melhor em seu trabalho e, portanto, se destacasse. Em certo sentido, Fair Play conta a história do mundo corporativo explorador e competitivo nos tempos modernos, com o casal no centro.

O relacionamento de Emily e Luke parece ter sido sempre desequilibrado, e era apenas o homem que deveria se destacar na vida e na profissão. O momento em que essas expectativas são desfeitas, o relacionamento começa a se desmoronar. Também pode ser debatido que Campbell e a empresa de fato promoveram Emily porque ela é uma mulher e, portanto, espera-se que seja mais dócil do que um funcionário masculino. Assim, Emily tem que enfrentar o sexismo em sua vida pessoal e profissional. Tudo isso leva a mulher a um limiar de estabilidade mental, já que perde o controle sobre o certo e o errado no final.

Durante o final de “Fair Play”, Emily volta para casa e encontra Luke com as malas prontas, pois ele vai para São Francisco para iniciar seu próprio negócio. Em vez de pedir desculpas à mulher, Luke está se vangloriando sobre esse novo desenvolvimento em sua vida, e parece que ele veio apenas para se gabar de como está melhor sem Emily. Isso enfurece Emily, e ela finalmente pega uma faca e faz alguns cortes no corpo do detestável homem, ameaçando causar mais dor se ele não se desculpar por suas ações.

Encurralado e vulnerável, Luke finalmente desmorona e pede desculpas a Emily, até pedindo para que ela o aceite de volta em sua vida. No entanto, Emily está completamente cansada dele e insiste para que Luke limpe seu próprio sangue do chão de seu apartamento antes de partir. “Fair Play” termina com Emily deixando a faca cair no chão com um suspiro, sugerindo que, mesmo que esteja perturbada com essas ações repentinas e inesperadas, ela está definitivamente satisfeita por finalmente enfrentar a natureza tóxica de seu ex-namorado.

Conclusão

“Fair Play” é um filme que mergulha profundamente nas questões de desigualdade de gênero, poder no ambiente de trabalho e relacionamentos tóxicos. O filme destaca como as expectativas de gênero podem afetar negativamente um relacionamento, especialmente quando o homem sente que sua posição de poder está ameaçada. Além disso, “Fair Play” critica a misoginia e o sexismo no mundo corporativo, mostrando como as mulheres muitas vezes enfrentam discriminação e hostilidade.

O final de Fair Play, com Emily finalmente confrontando Luke e rejeitando suas tentativas de reconciliação, é um momento poderoso que destaca a importância de enfrentar relacionamentos abusivos e tóxicos. “Fair Play” serve como um lembrete de que ninguém deve tolerar abuso emocional, psicológico ou físico em um relacionamento, e que é fundamental buscar ajuda e apoio quando necessário.

Em última análise, “Fair Play” é um filme provocador que oferece uma visão crua e realista das complexidades dos relacionamentos e das questões de gênero no mundo contemporâneo. É uma história que nos lembra da importância de valorizar a igualdade e o respeito nos relacionamentos e no ambiente de trabalho.

Veja o trailer do filme Fair Play:

4 thoughts on “Fair Play: Final Explicado | Por que o Relacionamento de Emily e Luke Desmorona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.