Good Omens: Fim da 2ª temporada explicado: Como Gabriel Perdeu a Memória?
Good Omens, do Prime Video, retorna com uma segunda temporada, trazendo a dupla improvável do anjo Aziraphale e o demônio Crowley para nossas telas. Na última temporada, eles uniram forças para deter o Anticristo e impedir uma guerra entre o Céu e o Inferno, levando ao Armagedom e à destruição do mundo que eles conhecem e amam. Eles conseguiram, mas sua colaboração tornou-se motivo de preocupação, levando os dois a serem expulsos de suas casas.
RELACIONADO: Good Omens: Final Explicado da 2ª Temporada | Aziraphale e Crowley Seguem Caminhos Diferentes?
Na segunda temporada, encontramos a dupla anjo-demônio vivendo suas melhores vidas e fazendo as coisas que amam. Sua paz e calma são perturbadas pela chegada repentina e inexplicável do Arcanjo Gabriel, que perdeu suas memórias. Apesar das inibições de Crowley, Aziraphale decide manter Gabriel na livraria. Mas isso se transforma em uma série de eventos que forçam Aziraphale e Crowley a escolher um lado. Aqui está o que o final significa para eles. SPOILERS A SEGUIR
Recapitulação da 2ª temporada de Good Omens
Gabriel chega à livraria de Aziraphale sem lembranças e sem roupas. Ele tem uma caixa, mas está vazia. Gabriel esqueceu tudo sobre si mesmo, inclusive seu nome, e não faz ideia de como e por que foi parar fora da livraria. Ele apenas sabe que algo terrível está para acontecer, mas não lembra o quê. Aziraphale fica chocado e assustado com a mudança repentina dos acontecimentos. Ele sabe que o Céu deve estar procurando por Gabriel, mas seria melhor que eles não o encontrassem se ele estivesse em tal estado. Depois, há o Inferno. Os demônios adorariam ter um arcanjo sob seu controle, o que não pode acontecer.
Quando Crowley descobre Gabriel na casa de Aziraphale, ele não hesita em expressar o quão perigoso pode ser para seu amigo. No entanto, ele sabe que nada mudará a opinião de Aziraphale, então ele decide ajudar seu amigo de qualquer maneira. Juntos, eles realizam um milagre que protege Gabriel e impede que alguém do Céu ou do Inferno o reconheça. Isso protegerá Gabriel, mas a chave para resolver esse problema é descobrir o que aconteceu com Gabriel e de que coisa terrível ele estava falando.
Fim da segunda temporada de Good Omens: como Gabriel perdeu a memória?
Anjos e demônios esperaram seis mil anos pelo Armagedom, então ambos os lados ficaram totalmente descontentes quando isso não aconteceu. Ambos queriam ir para a guerra e acabar com as coisas de uma vez por todas, mesmo que isso significasse a destruição da Terra e de toda a raça humana. No entanto, as coisas não aconteceram como eles queriam, e Gabriel e Belzebu acabaram sendo os generais de exércitos altamente carregados que estavam infelizes por não poderem ir para a guerra.
Após o fracasso do Armagedom, Gabriel e Belzebu se reuniram em um terreno neutro para conversar sobre o que isso significaria. Eles confessaram que seus exércitos estavam prontos para o Segundo Armagedom. Em vez de falar sobre ir ou não à guerra de qualquer maneira, eles falaram sobre como seus papéis eram semelhantes e como ninguém mais entendia o que eles tinham que passar como líderes de suas facções. Isso criou um sentimento de camaradagem entre eles, que eles promoveram nas reuniões subsequentes.
Assim como os caminhos de Aziraphale e Crowley se cruzaram ao longo dos milênios, Belzebu e Gabriel também se encontraram em diferentes pubs e conversaram sobre coisas que nunca falaram com seu povo. Lentamente, eles se apaixonaram, mas sabiam que era proibido, então não falaram sobre isso. Eventualmente, os outros Arcanjos começaram a pensar sobre a guerra novamente e pressionaram Gabriel a dar a ordem, mas ele decidiu não fazê-lo. Ele não explicou sua decisão, mas esclareceu que não haveria um segundo Armagedom enquanto ele fosse o líder.
Miguel e os outros arcanjos ficaram frustrados com Gabriel, levando-o a julgamento por se recusar a fazer seu trabalho. Como punição, ele seria despojado de suas memórias e reduzido a ser um anjo de baixo nível. Antes que pudessem executar a sentença, Gabriel deu a desculpa de limpar sua mesa. Ele tirou a roupa, colocou suas memórias na mosca que Belzebu lhe dera dentro de uma caixa de fósforos e deixou o céu. Ele planejou ir para o Inferno para ficar com Belzebu, mas por não se lembrar para onde estava indo, acabou fora da casa de Aziraphale.
O que acontece com Belzebu e Gabriel?
Mesmo que Aziraphale e Crowley esperassem manter a presença de Gabriel em segredo, tanto o Céu quanto o Inferno deduziram que o Arcanjo estava na livraria. Shax ataca a livraria com sua legião de exércitos e, sem outra opção à vista, Aziraphale usa sua auréola para matar os demônios. Este também é um movimento oficial para declarar guerra, que traz os anjos e demônios do Céu e do Inferno para sua livraria.
As memórias de Gabriel são restauradas usando a mosca, e ele se lembra de tudo. Ele diz a Belzebu que estava vindo para ela, e sua demonstração de afeto leva o Céu e o Inferno a rejeitá-los. Ambos os lados querem colocar as mãos neles para puni-los como bem entenderem, mas Aziraphale os faz pensar no que Belzebu e Gabriel querem. Eles só querem estar um com o outro, não importa onde seja. O Céu e o Inferno deixam claro que não haverá volta depois que eles partirem, e Belzebu e Gabriel concordam com isso.
Crowley sugere que eles peguem Alpha Centauri, o lugar que ele queria ir com Aziraphale caso o Armagedom acontecesse e a Terra fosse destruída. Não está claro se Belzebu e Gabriel vão para lá ou para outro lugar, mas onde quer que eles vão, eles serão felizes porque estão juntos e apaixonados.
Aziraphale se torna Arcanjo? Por que Crowley não se juntou a ele?
Com a saída de Gabriel, o assento do Arcanjo e líder do Céu fica vazio. Michael e os outros querem punir Aziraphale por ajudar Gabriel, mas Metatron aparece e o salva. Ele pergunta a Aziraphale quem deve ocupar o lugar de Gabriel no céu. Acontece que é uma pergunta capciosa porque, aparentemente, Metatron já se decidiu. Ele viu como Aziraphale habilmente protegeu Gabriel, lidou com o Céu e o Inferno e resolveu o problema sem que ninguém se machucasse. Isso prova que Aziraphale tem todas as qualidades necessárias para liderar o Céu.
Metatron diz a ele para considerar a posição e até acrescenta um boato sobre como ele pode usar seu poder para restaurar o status de Crowley de um demônio para um anjo. Aziraphale está animado para ouvir isso. Ele está feliz por si mesmo e por Crowley, acreditando que ambos podem ser anjos e estar um ao lado do outro sem se preocupar com o Céu e o Inferno. Ele também acha que isso permitirá que ele mude as coisas no céu para melhor. No entanto, quando ele conta a Crowley sobre isso, o demônio não fica satisfeito.
Crowley expressa sua decepção com a decisão de Aziraphale. Ele quer que eles sejam como Gabriel e Belzebu. Ele ama Aziraphale e não precisa do Céu ou do Inferno. Ele pensou que Aziraphale sentia o mesmo, mas descobriu que ele estava errado. Crowley o beija para expressar seu amor, mas isso não muda a opinião de Aziraphale. Ele não pode perder esta oportunidade, e embora Crowley o avise que este trabalho não é tão ideal quanto ele pensa, Aziraphale vai com Metatron, deixando sua livraria e a Terra para voltar para o Céu e se tornar um Arcanjo.
O que é a Segunda Vinda? Como Aziraphale fará parte disso?
Apesar de Crowley recusar sua oferta de se juntar a ele no céu, Aziraphale decide aproveitar a oportunidade para se tornar o Arcanjo Supremo e fazer a diferença no céu. Metatron fica feliz com isso e menciona como Aziraphale é o anjo perfeito para iniciar a próxima etapa do Grande Plano. Quando Aziraphale pergunta o que é, Metraton chama de “a segunda vinda”. Isso se refere à segunda vinda de Cristo e ao dia do julgamento, quando todos devem responder por suas ações. Em outras palavras, é ainda outra maneira de dizer Armagedom.
Aziraphale é pego de surpresa por ter sido contra o Armagedom e a destruição da Terra desde o início. Ainda assim, ele segue Metatron. Por que? Provavelmente porque ele ainda acha que pode fazer a diferença se for um Arcanjo. Metatron esclarece que o Céu quer “encerrar as coisas”, que se refere a acabar com a vida como a conhecemos na Terra. Talvez Aziraphale acredite que pode impedir que isso aconteça se ele estiver no comando das coisas. De qualquer forma, não há como voltar atrás para ele agora e, eventualmente, ele pode ter que reconsiderar os lados e onde quer estar.
12 thoughts on “Good Omens: Fim da 2ª temporada explicado: Como Gabriel Perdeu a Memória?”