Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos

Não há necessidade de rodeios: Al Pacino é uma lenda da atuação e uma das estrelas mais aclamadas do cinema. Ele alcançou a proeminência no início dos anos 1970 e trabalhou constantemente no mundo do cinema desde então, retratando personagens principais e de apoio em uma variedade de filmes clássicos. É seguro assumir que na maioria das vezes, se Al Pacino aparece em um filme, ele acabará roubando a cena e até pode ser a melhor coisa no filme.

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos
Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Com mais de 50 anos de performances fantásticas em numerosos filmes excelentes, é difícil cobrir todos eles, e qualquer tentativa de classificar os melhores dele sempre deixará alguns de fora. O seguinte tem como objetivo capturar a nata da safra quando se trata de filmes em que Pacino apareceu, e eles são classificados abaixo, começando pelo muito bom e terminando com os clássicos atemporais – possivelmente obras-primas – em que o lendário ator americano atuou.

LEIA TAMBÉM: 12 melhores filmes de assalto a banco de todos os tempos

10. ‘Donnie Brasco’ (1997)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Al Pacino se destaca em quase todos os gêneros, mas é justo dizer que o ator se sente mais à vontade quando está estrelando algo relacionado a crimes. Ele é um dos melhores de todos os tempos quando se trata de retratar gângsteres ou criminosos em geral, o que ele faz em ‘Donnie Brasco’, interpretando um membro da máfia.

CARTÃO AMAZON

Ele faz amizade com um agente disfarçado do FBI interpretado por Johnny Depp, com o drama do filme girando em torno de como esse agente fica em conflito sobre o que fazer depois de gostar do estilo de vida da máfia. É um filme divertido e muito bem feito, fácil de se envolver e também interessante pelo fato de ser baseado em uma história real.

9. ‘Insônia’ (2002)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Insônia é um dos filmes menos avassaladores e/ou confusos de Christopher Nolan, mas ainda assim é tremendamente emocionante, mesmo sem muita manipulação temporal ou qualquer coisa relacionada a ficção científica/super-heróis. É um thriller intensamente psicológico, girando em torno de dois detetives enviados para investigar um assassinato em uma pequena cidade.

Al Pacino interpreta um dos detetives, e seu personagem se vê sob pressão crescente devido à incapacidade de dormir, o que naturalmente torna a tarefa ainda mais difícil. É um filme surpreendentemente ótimo e também contém uma das melhores atuações dramáticas de Robin Williams, devido à sua atmosfera distintamente fria, resultado de sua ambientação, que faz com que o filme permaneça na mente por muito tempo após o fim.

8. ‘O Sucesso a Qualquer Preço’ (1992)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Podendo ser considerado um dos filmes melhor escritos da década de 1990, ‘Na Época do Ragtime’ é essencialmente um filme sobre homens gritando uns com os outros por quase duas horas, mas de uma maneira cativante. É sobre uma intensa competição que se inicia entre vários corretores de imóveis, já que são informados no início do filme que todos, exceto dois, serão demitidos até o final da semana.

É um filme com um elenco de conjunto, e isso significa que Al Pacino não se destaca tanto quanto de costume, em vez disso, ele se encaixa bem com uma variedade dinâmica de atores que estão todos a todo vapor. É um dos filmes mais envolventes e carregados de diálogos das últimas décadas e é incrivelmente estressante por quase toda a duração, da melhor maneira possível.

7. ‘O Informante’ (1999)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Michael Mann é mais conhecido por seus filmes de ação/crime, mas ‘O Informante’ é um filme mais contido do diretor que ainda consegue ser completamente envolvente e empolgante. É baseado em uma história verdadeira e gira em torno de uma reportagem do programa 60 Minutes que expôs alguns segredos dramáticos nos bastidores da indústria do tabaco nos Estados Unidos.

Pode parecer um pouco seco no papel, e sua premissa, além do fato de ter 158 minutos de duração, pode torná-lo um pouco intimidante para assistir. No entanto, definitivamente vale a pena dar uma chance, pois acaba sendo surpreendentemente cativante, beneficiando-se do ótimo ritmo, direção forte e atuações impressionantes de nomes como Pacino, Russell Crowe e Christopher Plummer, entre outros.

6. ‘O Irlandês’ (2019)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Ele pode ser um pouco mais lento e sombrio do que algo como ‘Os Bons Companheiros’ ou ‘Os Infiltrados’, mas ‘O Irlandês’ ainda pode ser incluído entre os maiores filmes de crime dirigidos por Martin Scorsese. Conta a história de um assassino de aluguel chamado Frank Sheeran (interpretado por Robert De Niro) e foca especialmente em seu envolvimento com o desaparecimento do líder sindical Jimmy Hoffa.

Al Pacino interpreta Hoffa aqui com uma dedicação ardente, e ganhou sua indicação mais recente ao Oscar (e a primeira desde ‘Perfume de Mulher’, de 1992) pelo papel. Ele é uma das principais razões pelas quais o filme acaba tendo um impacto emocional tão tremendo, com sua interpretação de Hoffa sendo fundamental para tornar a natureza trágica da história – particularmente a forma como ela termina – atingir o espectador com toda a força possível.

5. ‘Fogo contra Fogo’ (1995)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Falando de De Niro e Pacino, os dois também estrelaram o icônico épico de crime/ação ‘Fogo contra Fogo’, lançado em 1995. Este é um filme que mostra o cineasta Michael Mann no seu melhor, com uma história ambiciosa que gira em torno de um ladrão experiente (De Niro) e um detetive agressivo (Pacino) colidindo, enquanto o primeiro planeja um roubo altamente ambicioso.

A ação pode não ser frequente, mas quando acontece, cada segundo é sentido de maneira intensa, com uma sequência de roubo/tiroteio para as idades. Igualmente cativante é a cena no restaurante, onde os dois personagens principais simplesmente conversam entre si, sendo tão dramática e tensa quanto qualquer uma das seções mais explosivas e cheias de ação do filme.

4. ‘Um Dia de Cão’ (1975)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Não são muitos os filmes sobre assaltos a bancos que superam ‘Fogo contra Fogo’, mas ‘Um Dia de Cão’ é talvez o raro filme que aborda tal ato e talvez seja ainda melhor. Aqui, Al Pacino interpreta um homem do outro lado da lei, com a premissa envolvendo um assalto a banco/situação de reféns que dá dramaticamente errado, levando a um tenso impasse entre os ladrões e a polícia por praticamente todo o filme.

Pode parecer uma afirmação ousada, mas ‘Um Dia de Cão’ é realmente um dos melhores filmes de crime de todos os tempos. É intensamente pessoal, envolvente, divertido e trágico, em igual medida, e assim como ‘Serpico’, de 1973, que foi uma colaboração entre Pacino e o diretor Sidney Lumet, este filme de 1975 foi ainda melhor.

3. ‘O Poderoso Chefão 2’ (1974)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Sem dúvida, uma das maiores sequências da história do cinema, ‘O Poderoso Chefão: Parte II’ merece sua reputação como um épico criminoso lendário. Assim como o já mencionado ‘O Irlandês’ e ‘Fogo contra Fogo’, este filme também tem Al Pacino e Robert De Niro no elenco, embora aqui eles estejam separados por décadas. As cenas de Pacino se passam após os eventos do primeiro filme, e as cenas de De Niro são uma série de flashbacks estendidos, onde ele interpreta uma versão mais jovem do personagem que Marlon Brando interpretou no primeiro filme.

Isso torna ‘O Poderoso Chefão: Parte II’ tecnicamente tanto uma sequência quanto algo de certa forma um prelúdio, mas não importa como você queira defini-lo, é um clássico. Brando foi tecnicamente o protagonista do primeiro filme, mas ‘O Poderoso Chefão: Parte II’ pertence em última instância a Pacino, que brilha no papel principal. Ele leva seu personagem, Michael Corleone, a lugares sombrios, mas tragicamente plausíveis, garantindo que sua atuação aqui seja uma das melhores de sua carreira.

2. ‘Scarface’ (1983)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

‘Scarface’ grita anos 1980, mas de uma maneira inevitavelmente encantadora que garante que ele seja um dos melhores filmes da década em questão. É uma abordagem inegavelmente direta para uma história de ascensão e queda de gangster, seguindo Tony Montana à medida que ele sai do nada, se torna um gangster poderoso e depois perde tudo devido à sua arrogância e outras falhas pessoais.

Foi o primeiro filme que Brian De Palma e Pacino fizeram juntos, e é muito mais excessivo e extravagante do que seu filme de 1993, ‘O Pagamento Final’. Mas é essa dedicação implacável ao exagero e à ridícula que confere a ‘Scarface’ sua natureza inesquecível, sendo um filme definidor dos anos 1980 e um dos melhores filmes de gangster de todos os tempos, com a atuação chamativa e bombástica de Pacino como Tony Montana sendo uma das melhores de todos os tempos.

1. ‘O Poderoso Chefão’ (1972)

Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos. (Imagem: Collider/Reprodução)

Não apenas o filme original da trilogia ‘O Poderoso Chefão’ é um dos melhores filmes de crime de todos os tempos, mas também é talvez o maior drama familiar da história do cinema. Ele apresenta a família Corleone de forma impressionante, sendo sobre um patriarca envelhecido (Marlon Brando) fazendo tudo o que pode para cuidar do lado dos negócios de sua família e seu império criminoso, além de cuidar de seus diversos parentes.

Embora tenha sido lançado após ‘Um Rosto na Multidão’, ‘O Poderoso Chefão’ teria sido o primeiro filme que muitas pessoas viram Al Pacino, e ainda é uma de suas melhores atuações. Ele é um personagem coadjuvante fundamental que se torna o chefe da família no final do filme, e embora seja um de seus filmes mais antigos, algumas das cenas aqui ainda mostram sua atuação no seu melhor. É um filme incrível com atuações surpreendentes de Brando, Pacino e todos os outros, e, em última análise, é o maior filme na carreira de Pacino.

Para mais filmes com o Al Pacino e outros astros, continue nos acompanhando no Recorte Lírico!

3 comentários em “Os 10 Melhores Filmes de Al Pacino de Todos os Tempos”

Deixe um comentário