Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora

Guilherme Saraiva

De Dia D à Batalha do Bulge, “Irmãos de Guerra” (Band of Brothers) segue a Easy Company, uma elite de paraquedistas, em sua jornada pela frente europeia da Segunda Guerra Mundial. Baseada nas verdadeiras façanhas relatadas por Stephen E. Ambrose, a série foi produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks e foi elogiada por sua autêntica representação da guerra, inclusive usando depoimentos de membros reais da Easy Company. Liderando o grupo está o Major Richard Winters, interpretado humildemente por Damian Lewis, enquanto os laços de irmandade impulsionam a Easy Company através da guerra.

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

A série limitada de 10 episódios contou com um elenco incrivelmente grande que incluía cerca de 200 papéis com falas e mais de 10.000 extras. Deste grande elenco, muitos eram atores desconhecidos na época, mas espalhados por toda parte havia nomes que teriam um futuro muito maior pela frente. Em papéis principais, rostos familiares como David Schwimmer (Friends) e Ron Livingston (Office Space) podem ser vistos, mas muitos atores jovens tiveram a oportunidade de preencher o extenso elenco.

Soldado Hall — Andrew Scott

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 1
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

“Irmãos de Guerra” surgiu após o sucesso de “O Resgate do Soldado Ryan”, de Spielberg. Ironicamente, Andrew Scott teve um papel de apoio na brutalmente realista cena da praia do Dia D, creditado apenas como “Soldado na Praia”. No meio do caos, Scott não é facilmente reconhecível, mas ele teria um papel muito mais impactante em “Irmãos de Guerra”. Entre seus muitos papéis aclamados, como em Fleabag e Sherlock, Scott voltou aos filmes de guerra como o cético Tenente Leslie no conto da Primeira Guerra Mundial de Sam Mendes, “1917”.

amazon

Em “Irmãos de Guerra”, Scott interpreta o Soldado Hall, um jovem paraquedista que saltou junto com Winters no Dia D. Navegando na escuridão da noite, os dois compartilham conversas silenciosas antes de se reunirem com outros paraquedistas dispersos. Hall mais tarde se voluntaria para seguir Winters em uma missão para destruir canhões alemães próximos e está determinado a seguir as ordens de Winters. Infelizmente, Hall encontra uma mina terrestre, tornando-se a primeira baixa sob o comando de Winters, introduzindo a amarga verdade de que suas ordens frequentemente resultarão na morte de seus camaradas.

Sargento Burton “Pat” Christenson — Michael Fassbender

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 2
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Michael Fassbender aparece desde o acampamento de treinamento em Camp Toccoa como Sargento Técnico Burton “Pat” Christenson. Ele era um artilheiro de metralhadora frequentemente visto nas trincheiras carregando sua metralhadora Browning e teve muitos momentos com falas, como as recorrentes fofocas sobre se o Tenente Spears (Matthew Settle) realmente matou todos aqueles prisioneiros inimigos. No episódio mais emocional da série, “Por Que Lutamos”, Christenson pode ser visto atrás de Winters quando a Easy Company liberta um campo de concentração.

“Irmãos de Guerra” foi o primeiro papel mais notável de Fassbender e apenas a terceira crédito em sua carreira como ator. Muito antes de seus dias como Magneto, Steve Jobs ou David em Prometheus, Fassbender se encaixou perfeitamente no elenco de personagens, preenchendo a companhia de soldados com um rosto familiar visto ocasionalmente ao longo da série, mas, mais importante, como um homem de Toccoa, um membro da Easy Company desde sua criação.

William Evans — Simon Pegg

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 4
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

O Primeiro Sargento William Evans (Simon Pegg) é apresentado no primeiro episódio da série, “Currahee”, que se refere ao treinamento em Camp Toccoa, onde os soldados voluntários foram treinados como paraquedistas. Evans é o assistente do instrutor odiado da companhia, Capitão Herbert Sobel (David Schwimmer). Enquanto a Easy Company viaja de avião em direção à Normandia, Evans pode ser visto brevemente com uma expressão atônita no rosto, especulando que seu avião foi abatido antes que ele pudesse saltar no Dia D.

O primeiro papel notável de Pegg veio com a sitcom britânica Spaced, dirigida por Edgar Wright e escrita por Pegg. A carreira de Pegg continuaria a crescer com suas colaborações com Wright, mais notavelmente com a comédia de zumbis Shaun of the Dead e a comédia policial Hot Fuzz. Desde então, Pegg teve numerosos papéis de dublagem ao lado de muitas aparições em franquias, como Missão: Impossível, Star Trek e Star Wars.

James W. Miller — James McAvoy

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 5
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

O Soldado James W. Miller (James McAvoy) pode ser visto se juntando à Easy como um recruta recém-chegado no episódio “Substitutos”. Após a conquista da Normandia, as forças dos EUA seguiram para o norte para libertar a Holanda e precisavam repor suas perdas. Miller era um desses novatos inexperientes que enfrentaria muitos olhares frios dos veteranos comprovados. No entanto, Miller permaneceu um soldado nobre, procurando apenas fazer o certo e provar-se como paraquedista.

McAvoy passou pelo entretenimento britânico antes de alcançar um público maior com Atonement e Wanted. Mais tarde, ele assumiu um papel mais proeminente como Professor Xavier em X-Men: Primeira Classe, ironicamente contracenando com seu colega de “Irmãos de Guerra”, Fassbender, como Magneto. McAvoy também dublou a voz de Morpheus no audiolivro da aclamada graphic novel de Neil Gaiman, The Sandman, e teve um papel de apoio na série da Netflix.

Myron Ranney — Stephen Graham

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 6
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Stephen Graham tem um breve papel com falas como Sargento Myron Ranney. Classificado como um NCO (Oficial Não Comissionado), Ranney e vários outros NCOs se unem em protesto contra o recente Tribunal Marcial de Sobel sobre Winters. Convencidos de que sem Winters, Sobel certamente os levará à morte, os NCOs arriscam possível execução para entregar cartas de demissão. Embora o fardo que Sobel impôs à companhia eventualmente seja percebido, Ranney é usado como exemplo e rebaixado a Soldado.

Enquanto o papel de Graham em “Irmãos de Guerra” foi limitado, o ator britânico estrelou como Tommy em “Snatch” no ano anterior, ao lado de Jason Statham, enquanto tentavam promover uma luta de boxe subterrânea. Desde então, Graham tem mantido uma carreira consistente com papéis marcantes em “O Irlandês”, “Tinker Tailor Soldier Spy”, “Venom: Tempo de Carnificina” e participações em Boardwalk Empire, Taboo e Peaky Blinders. Graham está programado para estrelar o próximo remake de Matilda como Mr. Wormwood.

Soldado Allington — Dominic Cooper

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 7
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

O papel de Dominic Cooper como figurante, Soldado Allington, o coloca na fila atrás de “Wild Bill” Guarnere (Frank John Hughes). A cena no primeiro episódio é configurada quando Sobel é instruído a promover Winters, mas tenta constrangê-lo dando-lhe serviço na cozinha. Sobel ordena que Winters faça uma grande refeição de espaguete, apenas para invadir e fazer toda a companhia correr até o topo da montanha, Currahee, de estômagos cheios. Enquanto os homens continuam a se unir em sua aversão comum a Sobel, toda a companhia, incluindo Winters e Allington, corre montanha acima cantando alegremente.

O papel mal visível de Cooper em “Irmãos de Guerra” foi o seu intimidador primeiro contato com um grande set, mas em breve ele começaria a se destacar em “Mamma Mia!”, sua sequência, e “O Dublê do Diabo”, sobre um homem que é dado a escolha de se tornar o dublê do filho de Saddam Hussein ou enfrentar as consequências. Cooper também entrou em papéis de quadrinhos como o jovem Howard Stark em “Capitão América: O Primeiro Vingador” e o papel principal em “Preacher”, uma série sobrenatural que foi concluída em 2019 após quatro temporadas.

Lt. Henry Jones — Colin Hanks

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 8
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Colin Hanks faz uma aparição tardia como Tenente Henry Jones, recém-saído da Academia Militar de West Point e em busca de ação, embora seu entusiasmo fosse contraposto por soldados endurecidos apenas querendo voltar para casa. Com o fim da guerra à vista, a maioria dos homens não estava ansiosa para entrar em combate, mas Jones pode experimentar sua própria dose de ação no episódio “The Last Patrol”.

Filho do produtor da série e famoso ator Tom Hanks, Colin seguiu sua breve aparição em “Irmãos de Guerra” com o papel principal em “Orange County”, contracenando com Jack Black. Ironicamente, Colin estrelaria novamente ao lado de Black em “King Kong”, de Peter Jackson, enquanto os dois cineastas criavam seu épico filme de aventura. Colin está prestes a estrelar “Clear Lake” como o produtor musical Norman Petty em uma cinebiografia sobre Buddy Holly.

Denver “Bull” Randleman — Michael Cudlitz

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 9
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Michael Cudlitz era amplamente desconhecido antes de 2001, exceto por várias aparições na TV e um papel antagônico em “D3: The Mighty Ducks”, mas ele assumiria um dos papéis principais em “Irmãos de Guerra” como Sargento Denver “Bull” Randleman. Cudlitz até recebe um episódio focado, “Substitutos”, que mostra a primeira perda devastadora que a Easy Company sofre durante a guerra. Durante o caos e a retirada, Randleman fica preso atrás das linhas inimigas, vivenciando uma noite intensa fugindo das forças alemãs.

A interpretação estoica de Cudlitz de Randleman, um dos melhores soldados com quem Winters já teve o prazer de lutar, o preparou para, talvez, seu papel mais icônico por vir. À medida que os fãs de quadrinhos e zumbis se apegaram a “The Walking Dead”, muitos especularam sobre quem seria escalado como Sargento Abraham Ford. O passado de Cudlitz o tornou perfeito para interpretar o soldado experiente, e desde então ele até se aventurou atrás das câmeras, dirigindo vários episódios de “The Walking Dead”.

George C. Rice — Jimmy Fallon

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 10
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Entrando na floresta de Ardennes, ao longo da fronteira da Bélgica, a Easy Company estava drasticamente subabastecida. No entanto, um motorista de jipe chegou buzinando: era o Tenente George C. Rice (Jimmy Fallon) com um porta-malas cheio de suprimentos. O personagem de Fallon então os alerta sobre o perigo à frente, agora conhecido como a Batalha do Bulge, enquanto pronuncia uma das melhores falas da série. Fallon afirma que o inimigo em breve os cercará, com Winters respondendo: “Somos paraquedistas, Tenente, estamos destinados a ser cercados.”

Fallon é mais reconhecível por seu talk show, “The Tonight Show with Jimmy Fallon”, e inúmeros programas de jogos como “That’s My Jam”, um programa de karaokê inspirado, e “Password”, onde celebridades ajudam os concorrentes a adivinhar palavras com pistas de uma única palavra. Embora Fallon tenha começado a carreira fazendo rir em esquetes do SNL, seu papel como apresentador de TV realmente combina com ele.

Soldado Janovec — Tom Hardy

Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora 11
Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Em um golpe militar duplo, Tom Hardy teve um papel limitado em “Irmãos de Guerra” e “Falcão Negro em Perigo” em 2001. O Soldado Janovec (Hardy) se junta à Easy Company após a maioria de suas ações intensas terem passado. À medida que as tropas dos EUA começaram a entrar na Alemanha e a garantir cidades, Janovec se envolve com uma garota local antes de testemunhar as atrocidades nos campos de trabalho judaicos. No entanto, apesar da guerra estar se acalmando, o jovem Janovec ainda enfrentaria perdas durante a guerra.

Hardy teve uma carreira bem-sucedida desde “Irmãos de Guerra”, interpretando rapidamente o vilão Shinzon em “Star Trek: Nêmesis”, mas sua carreira realmente decolou com aparições em “A Origem” e Bane em “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, ambos de Christopher Nolan. Os papéis principais de sucesso de Hardy continuaram se acumulando, como seu papel cruel em “Mad Max: Estrada da Fúria” e Eddie Brock/Venom em “Venom” e sua sequência; ambas as franquias têm filmes em desenvolvimento.

Veja o trailer da série Irmãos de Guerra:

2 comentários em “Irmãos de Guerra: 10 Atores e Onde Eles Estão Agora”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.