Por que a reviravolta de ‘Mazey Day’ do Black Mirror não funciona

Guilherme Saraiva

O episódio “Mazey Day” da sexta temporada de Black Mirror apresenta uma reviravolta surpreendente, mas controversa. Neste artigo, examinaremos em detalhes essa reviravolta e discutiremos suas implicações narrativas. Apesar de Black Mirror ser conhecido por suas tramas envolventes e reviravoltas impactantes, “Mazey Day” falha em entregar uma reviravolta coesa e coerente com o restante do episódio. Vamos explorar os motivos pelos quais essa reviravolta não atendeu às expectativas e como isso afetou a experiência do espectador.

O contexto do episódio “Mazey Day”:

Por que a reviravolta de Mazey Day do Black Mirror não funciona
Por que a reviravolta de ‘Mazey Day’ do Black Mirror não funciona. (Imagem: Netflix/Reprodução)

O episódio se passa em um mundo não futurista e gira em torno de Bo, uma fotógrafa de celebridades, que segue a pista de Mazey Day, uma atriz que desapareceu misteriosamente do set de filmagens. Bo descobre que há uma recompensa de $30.000 pela captura de imagens de Mazey, que supostamente está lidando com abuso de substâncias. Ele e outros paparazzi localizam Mazey em uma clínica de reabilitação isolada. Porém, a reviravolta ocorre quando é revelado que Mazey foi recentemente mordida por um lobisomem e está tentando se proteger e evitar prejudicar outras pessoas. Essa reviravolta sobrenatural muda completamente a dinâmica do episódio.

RELACIONADO: Mazey Day: Final Explicado do Episódio de Black Mirror

Por que a reviravolta em “Mazey Day” falha:

A reviravolta em “Mazey Day” é problemática por várias razões. Primeiro, não se encaixa bem com os temas explorados em Black Mirror, que geralmente estão relacionados à tecnologia e suas implicações na sociedade. Embora haja uma tentativa de relacionar a mídia e o comportamento dos paparazzi à transformação de Mazey em lobisomem, essa conexão não é convincente e confunde a mensagem do episódio. A falta de consistência com o estilo e a temática geral de Black Mirror prejudica a coesão narrativa.

https://amzn.to/3Mq3EAp

Além disso, a reviravolta em “Mazey Day” não é apoiada pela narrativa construída ao longo do episódio. As melhores reviravoltas em Black Mirror são cuidadosamente preparadas e fazem sentido dentro do universo estabelecido. No entanto, a revelação de Mazey como lobisomem parece forçada e desconectada do resto da história. Isso cria uma quebra na imersão do espectador e diminui o impacto emocional da reviravolta.

A reviravolta também não proporciona uma mensagem clara. Enquanto Black Mirror muitas vezes busca criticar a mídia e explorar os perigos da tecnologia, a presença de um lobisomem como elemento sobrenatural desvia o foco dos temas mais relevantes. Embora haja uma tentativa vaga de fazer uma metáfora entre a transformação de Mazey e os efeitos da fama e do abuso de substâncias, essa abordagem não é explorada de forma satisfatória. A reviravolta não contribui significativamente para a mensagem geral do episódio e parece ser uma adição desnecessária.

Impacto na experiência do espectador:

A reviravolta em “Mazey Day” afeta negativamente a experiência do espectador. Ela causa confusão e frustração, uma vez que não se encaixa no tom e na direção estabelecidos anteriormente no episódio. Os espectadores podem se sentir desconectados da história e desapontados com a falta de coerência narrativa. A reviravolta também diminui o impacto emocional que poderia ter sido alcançado se a história tivesse seguido um caminho mais consistente.

A reviravolta em “Mazey Day” da sexta temporada de Black Mirror falha em cumprir as expectativas estabelecidas pela série. Sua desconexão com os temas e o estilo geral de Black Mirror, a falta de suporte narrativo e a ausência de uma mensagem clara são os principais problemas que afetam a qualidade da reviravolta. Embora Black Mirror ainda tenha momentos brilhantes, a sexta temporada não conseguiu manter o padrão de qualidade consistente das temporadas anteriores. A reviravolta em “Mazey Day” é um exemplo de como uma reviravolta mal executada pode prejudicar a experiência do espectador em uma série aclamada.

5 comentários em “Por que a reviravolta de ‘Mazey Day’ do Black Mirror não funciona”

  1. Respeito seu comentário e opinião, mas talvez o lobisomem entre na história não como um personagem e sim como uma metáfora ao sensacionalismo, algo curioso e que chama a atenção do público. Os temas dentro do Black mirror giram em torno da ” tela preta” que seriam celular, tv, midia, tecnologia… Acho que esse problema de Paparazzi, perda da privacidade, etc tem tudo a ver com a tv. Acho que é uma crítica social ácida sobre o que na realidade alimenta esse nicho: não são os Paparazzi, e sim a curiosidade da audiência pela vida alheia, de querer saber da vida do outro pela “tela preta” Achei muito bom esse episódio!

    Responder
  2. Não é à toa que se trata de um dos episódios mais odiados de Black Mirror. A fantasia e o terror estão se sobrepondo à crítica aos malefícios da tecnologia. Quase um Contos da Cripta. Péssimo episódio.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.