Oppenheimer: Guia de Elenco e Personagens | Pessoas da Vida Real que Você Deve Conhecer
Desde o anúncio inicial, houve muita expectativa em torno de “Oppenheimer”, a obra magna de Christopher Nolan, e depois de assistir ao trailer, acreditamos que o filme atenderá às expectativas. Temos certeza de que testemunharemos performances poderosas e seremos testemunhas de conflitos cativantes.
Portanto, vamos descobrir um pouco mais sobre esses personagens, como eles eram como pessoas, quais obstáculos enfrentaram em suas vidas profissionais e pessoais, e se eles foram capazes de fazer as pazes consigo mesmos.
Alerta de Spoilers
RELACIONADO: Oppenheimer quebra a tradição cinematográfica de Christopher Nolan
Robert Oppenheimer
Cillian Murphy interpreta o protagonista, J. Robert Oppenheimer, no filme de Christopher Nolan, e estamos animados para descobrir como ele dará vida a esse personagem complexo. Existem dilemas e conflitos pelos quais todo ser humano passa em sua vida, mas raramente enfrentam algo tão complicado quanto Robert Oppenheimer após ser encarregado do Projeto Manhattan. No momento em que Oppenheimer soube da descoberta da fissão, ele estava ansioso para saber se a criação de uma bomba atômica era uma possibilidade.
Depois de superar todos os desafios, quando ele finalmente construiu a bomba atômica, sua criação levou à destruição de Hiroshima e Nagasaki, e isso mudou o rumo de sua história. Robert viu o impacto catastrófico dos bombardeios e testemunhou o sofrimento das pessoas inocentes que não tinham nada a ver com a guerra e estavam vivendo pacificamente, mas foram arrastadas para ela. A culpa de ser responsável por orquestrar uma catástrofe de tal magnitude e dar ao mundo algo que eles não tinham controle devastou o gênio cientista. Ele nunca conseguiu resolver seus conflitos internos e sentiu o peso deles até o fim.
Sabemos com certeza que Christopher Nolan certamente mergulhará de cabeça no conflito e o dissecará para nos proporcionar uma narrativa substancial. No momento em que Robert Oppenheimer começou a defender que o mundo não precisava de uma bomba de hidrogênio, ele se tornou um inimigo do Estado, e o presidente Harry S. Truman simplesmente queria se livrar dele. Robert Oppenheimer não se importava em perder a confiança do Estado, mas tudo o que ele queria era se livrar de sua consciência culpada e ter a chance de se redimir ou compensar suas ações de alguma forma.
Katherine Oppenheimer
O papel da esposa de Robert Oppenheimer, Katherine, também conhecida como Kitty, é interpretado por Emily Blunt no filme. Katherine havia acabado de se divorciar de Steward Harrison quando conheceu Oppenheimer pela primeira vez. Ela ficou encantada pelo genial cientista desde o momento em que o viu e não hesitou em expressar seus sentimentos por ele.
Robert e Kitty foram casados felizes por muito tempo, até que o primeiro decidiu se tornar diretor do Laboratório de Los Alamos. Depois disso, Robert sempre foi sobrecarregado de trabalho, enquanto a vida de Kitty estagnou. Ela era botânica e bióloga, mas, depois de se mudarem para o Novo México, ela nunca conseguiu voltar a trabalhar da maneira que desejava, e isso realmente começou a incomodá-la em determinado momento. Katherine fez o que pôde no próprio laboratório, mas esse sentimento de frustração, solidão e falta de alguém para confiar começou a dominá-la.
Katherine se sentia negligenciada ao longo do tempo e, para lidar com sua solidão, começou a beber e logo se tornou alcoólatra. Robert fazia um pequeno esforço de vez em quando para animá-la, mas isso nunca foi suficiente. Acreditamos que Katherine certamente teria tido problemas com Jean Tatlock também, já que estava claro para todos que seu marido estava tendo um caso extraconjugal com ela, e, como o mundo sabia disso, acreditamos que ela também não estivesse alheia a isso. Acreditamos que, mesmo após todos esses conflitos, Katherine sempre apoiou o marido nos momentos de necessidade, e ele sempre a procurava quando se sentia preso em um dilema moral.
Lewis Strauss
Lewis Strauss assumiu a liderança da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos e teve muitos conflitos pessoais e profissionais com Robert Oppenheimer. Lewis Strauss é interpretado por Robert Downey Jr. em “Oppenheimer”, e tivemos um vislumbre dele no trailer. Lewis Strauss foi ridicularizado e humilhado por Robert Oppenheimer diante de uma comunidade de físicos, e isso feriu seu ego, pois ele acreditava que o comportamento rude de Oppenheimer era desnecessário. Lewis Strauss era um republicano conservador e era contra as associações comunistas de Oppenheimer.
Lewis Strauss julgava Oppenheimer por ter um relacionamento extraconjugal e sentia que ele havia abandonado suas raízes judaicas e se tornado alguém de caráter questionável. Strauss não confiava em Oppenheimer e estava determinado a provar que o cientista famoso estava, de fato, vazando informações para a União Soviética. Depois de ser nomeado presidente da Comissão de Energia Atômica, Lewis Strauss deixou bem claro que não queria que Oppenheimer fosse incluído nos planos, pois acreditava que ele vazaria informações classificadas para os soviéticos.
Lewis Strauss queria fazer uma bomba de hidrogênio, algo que Oppenheimer era claramente contra após os bombardeios no Japão. Acreditamos que Christopher Nolan mergulhará profundamente no conflito entre esses dois físicos e testemunharemos a perspectiva do cineasta sobre eles.
Leslie Richard Groves, Jr.
Leslie Groves Jr., interpretado por Matt Damon, era membro do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos e conheceu o físico quando foi designado para liderar o Projeto Manhattan em 1942. Leslie Groves tinha muita estima por Oppenheimer, e eles se entenderam desde o momento em que se conheceram. Era estranho porque Leslie era um homem muito duro e as pessoas se intimidavam com ele, mas por algum motivo, ele se esforçou ao máximo e defendeu Oppenheimer para liderar o projeto Manhattan.
No início, muitas pessoas eram contra Oppenheimer ser responsável pelo projeto, pois ele tinha pouca ou nenhuma experiência em liderar qualquer tipo de iniciativa, mas Leslie viu algo nele que os outros não viam. Leslie estava ciente das associações comunistas que Oppenheimer tinha, e mesmo sabendo que isso poderia se tornar um problema para eles no futuro, ele lhe deu todas as autorizações de segurança, e pode-se dizer que, às vezes, ele fechou os olhos para muitas coisas que poderiam desqualificar sua candidatura para o cargo.
Leslie tinha muita fé nas habilidades de Oppenheimer e garantiu que ele tivesse um ambiente favorável para fazer o que quisesse. Ele se tornou um desses aliados confiáveis que permaneceram com Oppenheimer até o fim.
Jean Tatlock
Jean Tatlock entrou em contato com Oppenheimer quando estudava na Universidade de Berkeley, e este último era professor lá. Os dois se tornaram muito próximos, e se as coisas tivessem ocorrido como eles queriam, eles teriam gostado de passar suas vidas juntos. Embora eles raramente se encontrassem depois que Robert se casou com Katherine, houve momentos em que ele ia até São Francisco para encontrá-la, mesmo sabendo que as pessoas julgariam seu caráter e também suas associações, já que Tatlock era comunista.
As alianças de Robert foram questionadas por causa de sua proximidade com Tatlock, e Lewis Strauss e outros membros do governo queriam usar isso para provar que Oppenheimer não era digno de fazer parte da Comissão de Energia Atômica. Jean Tatlock morreu em circunstâncias suspeitas, e embora a investigação tenha concluído que foi um suicídio, sempre houve pessoas que acreditaram que ela foi assassinada. O personagem de Jean Tatlock é interpretado por Florence Pugh no longa de Nolan.
Considerações Finais
O mundo já viu o que Christopher Nolan é capaz de entregar, e embora seja um pouco precipitado de nossa parte dizer isso, acreditamos que “Oppenheimer” será o tipo de filme que resistirá ao teste do tempo. Depois de ler sobre a vida de Robert Oppenheimer, testemunhamos o quão complexos eram seus conflitos internos, e acreditamos que um contador de histórias como Nolan queira mergulhar fundo neles.
Se fosse qualquer outro cineasta, as chances de mostrar uma realidade em preto e branco seriam bastante altas, mas sabemos que, com Nolan, isso não é uma possibilidade, pois ele não tem medo de fazer perguntas que importam. Temos certeza de que “Oppenheimer” não será um daqueles dramas biográficos que tentam projetar o protagonista sob uma luz positiva e, de certa forma, fecham os olhos para suas falhas.
One thought on “Oppenheimer: Guia de Elenco e Personagens | Pessoas da Vida Real que Você Deve Conhecer”