Crítica de The Listener | Drama com Tessa Thompson

O filme The Listener (O Ouvinte) é um drama tranquilo que segue a personagem de Tessa Thompson, Beth, uma voluntária em uma linha de ajuda em caso de crise. O enredo se desenrola ao longo de uma longa noite, onde Beth ouve e ajuda pessoas em situações difíceis, como uma adolescente fugitiva em um relacionamento abusivo, um veterano com transtorno de estresse pós-traumático e uma atriz em dificuldades.

A atuação impressionante de Tessa Thompson é o destaque do filme, já que ela é a única pessoa que realmente vemos em cena. Ela retrata a personagem de Beth com compaixão, descobrindo a humanidade e a vulnerabilidade em cada uma das pessoas que ela ouve. O filme aborda temas difíceis como suicídio, depressão, racismo e abuso de forma cuidadosa e evita cair em exploração ou sensacionalismo.

Crítica de The Listener | Drama com Tessa Thompson
Crítica de The Listener | Drama com Tessa Thompson. (Imagem: Reprodução)

A performance de Tessa Thompson em The Listener é contida e suas microexpressões transmitem as emoções da personagem. Apesar de Beth ser uma ouvinte passiva na maior parte do filme, Thompson dá vida à personagem mesmo nos momentos mais calmos. Beth é um enigma, mas há um senso de mistério e estoicismo que a torna cativante.

O filme também explora a natureza exaustiva da posição de voluntário de Beth, mostrando o impacto emocional de ouvir histórias angustiantes e traumas. A pandemia de COVID-19 também está presente no filme, sendo mencionada pelos chamadores e abordada de forma honesta e eficaz. O diretor Steve Buscemi consegue evitar que o filme pareça estagnado, apesar de se passar em um único local.

https://amzn.to/3Mq3EAp
Crítica de The Listener | Drama com Tessa Thompson
Crítica de The Listener | Drama com Tessa Thompson. (Imagem: Reprodução)

Embora o ritmo do filme possa ser um pouco lento em alguns momentos, a revelação da história de Beth no terceiro ato acrescenta profundidade à personagem. No entanto, algumas pessoas podem sentir falta de um mergulho mais profundo nesse aspecto. O filme aborda questões filosóficas e abstratas nesse momento, o que pode parecer um dispositivo de enredo em vez de um desenvolvimento natural da personagem. No entanto, a conversa final em que Beth se torna mais pessoal é um dos pontos altos do filme.

“The Listener” é uma história simples, porém poderosa, sobre encontrar conexão e esperança em tempos difíceis. O desempenho de Tessa Thompson é o destaque do filme, e as conversas fundamentadas que compõem a maior parte da narrativa são atraentes e transmitem uma mensagem importante. Apesar de alguns aspectos, como o ritmo e a abstração no terceiro ato, o filme é bem executado e deixa uma impressão duradoura.

O filme teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Tribeca de 2023.

Deixe um comentário