5 séries para assistir se você gostou de Black Mirror
A série de ficção científica Black Mirror encontra-se em sua sexta temporada e é um fenômeno de popularidade mundial praticamente desde que estreou em 2011. Atualmente, é um dos shows mais assistidos nos Estados Unidos, encontrando-se entre os 0.2% mais favorecidos pelo público (segundo uma análise Parrot Analytics).
RELACIONADO: O melhor episódio de Black Mirror é aquele que você menos espera
Se gostou de assistir a nova temporada de Black Mirror e está à procura de uma série semelhante, temos cinco sugestões perfeitas para si! Caso não consiga assistir a qualquer um desses conteúdos devido a bloqueios geográficos, pode utilizar uma VPN para mascarar IP e visualizar séries como se estivesse fora do Brasil.
1. Sozinhos (2021)
A tecnologia é desenhada para nos unir, mas será que acaba por nos separar? A questão, extremamente presente em Black Mirror, é um dos principais motes de Sozinhos (ou Solos), uma mini-série de 2021 com um elenco de luxo que inclui Morgan Freeman, Helen Mirren, ou Anne Hathaway.
O que faz com que Sozinhos seja uma excelente alternativa a Black Mirror é não só a sua temática (centrada em torno da ficção científica, da tecnologia e da filosofia) mas também a maneira como cada história é contada: ao longo de 7 episódios, Sozinhos explora o dia a dia e as crises interiores de 7 personagens distintas.
2. Years and Years (2019)
Years and Years é uma brilhante produção do Reino Unido com autoria de Russell T. Davies, aclamado roteirista e personalidade LGBTQ+. É uma produção ideal para fãs de Black Mirror porque explora temas controversos da sociedade contemporânea de uma forma alarmante.
Years and Years acompanha o desenvolvimento de uma família britânica comum à medida que a sociedade à sua volta muda. A série aborda várias questões importantes da sociedade do século XXI, desde um potencial conflito nuclear até ao papel devastador da gig economy.
3. Upload (2020)
Black Mirror é uma autêntica comédia ácida com muitos momentos de humor. Se você está procurando uma alternativa que provoque ainda mais gargalhadas, Upload é sem dúvida a melhor opção disponível!
Uma produção Amazon Prime Video, Upload aborda um futuro próximo em que a alma de cada pessoa pode ser carregada num universo virtual após a sua morte. Mas nem tudo são positivos, já que apenas as pessoas mais ricas têm dinheiro para comprar um bilhete para o “paraíso.”
A trama de Upload segue as aventuras de Nathan Brown, um jovem que morre subitamente e se vê encurralado numa espécie de resort de luxo virtual juntamente com a sua (indesejada) noiva. Trata-se de uma alternativa ao Black Mirror ideal para toda a família, com muito romance e momentos engraçados à mistura.
4. Love, Death & Robots (2019)
Tal como Black Mirror, Love, Death & Robots (LDR) é uma série de compilação, em que cada episódio conta com um argumento e elenco únicos. Mas LDR vai ainda mais longe, operando mudanças drásticas de estilo de narrativa para narrativa, frequentemente com um efeito visual memorável.
Se os efeitos especiais e realização de excelência são os principais motivos pelos quais você assiste Black Mirror, LDR é uma série de visualização obrigatória! Aclamada pela crítica e pelos fãs, essa produção da Netflix funciona como um cardápio de novos grandes animadores e é geralmente centrada em tópicos de ficção científica.
5. Ruptura (2022)
Black Mirror reflete sobre temas sensíveis da atualidade recorrendo frequentemente a narrativas absurdas. Ruptura (ou Severance) é uma série dramática que aplica a mesma lógica ao cada vez mais distópico ambiente de um escritório moderno. Mais do que um show para fãs de Black Mirror, trata-se de uma série perfeita para quem gosta de ler Franz Kafka.
RELACIONADO: Ruptura: 10 principais previsões para a 2ª temporada
Em Ruptura, Mark (Adam Scott) e os seus colegas de escritório aceitaram dividir a sua mente em dois: uma mente para o trabalho e outra para a vida normal. O resultado dessa operação é o alienamento total da sociedade, que eventualmente desemboca numa fascinante trama de mistério e ficção científica. Foi considerada uma das melhores séries do ano passado.