EducaShow promove encontros entre leitores e escritores

O EducaShow, evento dedicado à literatura regional do Alto Tietê, promoveu encontros entre leitores e escritores durante os dias 25 e 30 de abril, no Parque Municipal Max Feffer, em Suzano. O espaço foi criado para que autores da região pudessem apresentar suas obras aos fãs de literatura e, durante o período, cerca de 6 mil visitantes puderam interagir com os escritores e conversar sobre diversos temas relacionados à tecnologia e ao universo infantil.

O evento ocorreu dentro da programação do ExpoSuzano e contou com a curadoria do escritor Ademiro Alves, o Sacolinha, que fez sucesso com sua obra “Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser”. Segundo Sacolinha, os autores que mais chamaram a atenção dos visitantes foram Nicolle Oliveira, com o livro “A menina corajosa”; Nicolly Belchior, com sua obra “Alba”; e Silvia Toledo, com o livro “A menina diferente”. Os bate-papos mais interessantes foram sobre Inteligência Artificial e o retrato das periferias na literatura e na universidade.

Além dos bate-papos, o poeta Cacá Lopes levou a literatura de cordel e divertiu as crianças com trava-línguas. Lopes apresentou seu livro “Cinderela em Cordel” e um kit com quatro outras obras em formato de folheto de cordel. Ele também apresentou músicas e cordéis voltados aos trava-línguas para as crianças.

O diretor da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Hamilton Peixoto, escritor nas horas vagas, apresentou sua obra “Carijó – O Melhor Palhaço de todo o mundo” e se surpreendeu com a repercussão. Peixoto destacou a interação com outros escritores regionais, que admira pela qualidade e diversidade de temas que abordam.

EducaShow promove encontros entre leitores e escritores
EducaShow promove encontros entre leitores e escritores. (Imagem: Prefeitura de Suzano/Reprodução

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou que a valorização dos escritores locais era uma das propostas do evento. “Consideramos fundamental abrir espaço para a produção local, pois temos grandes escritores e uma literatura de alto nível. O EducaShow faz parte dos eventos de comemoração pelo aniversário de Suzano e, portanto, é muito oportuno valorizar tudo que é feito em nossa cidade, por nossos munícipes. Ao aproximarmos os cidadãos dos escritores locais, incentivamos a leitura e proporcionamos boas condições para que surjam novos escritores em nossa cidade”, destacou Bassini.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi afirmou que o EducaShow foi um marco na história de Suzano. “Integramos neste espaço diferentes ambientes e autores, além de temas e linguagens. Nossa intenção foi apresentar o que nossa cidade tem feito dentro do universo da educação e a valorização dos escritores locais é parte fundamental de todo esse processo. Queremos oferecer as ferramentas necessárias para que nossas crianças se interessem pela literatura e possam aprender cada vez mais. Conseguimos proporcionar experiências enriquecedoras para quem teve a oportunidade de participar do evento”, ressaltou o chefe do Poder Executivo suzanense.

Confira as fotos do EducaShow no Site da Prefeitura de Suzano: https://exposuzano.com/

Deixe um comentário