Os 10 melhores Filmes de Neo-noir

Guilherme Saraiva

O que é preto e branco e vermelho por toda parte? Pode ser um jornal – ou pode ser um filme neo-noir.

É difícil dizer. Neo-noir é notoriamente difícil de classificar. Como um desdobramento do gênero histórico noir, ele é pintado com traços tão amplos que pode subverter, parodiar, aprimorar ou reimaginar as histórias prototípicas de seu antecessor e ainda ser considerado “neo-noir”.

Muitos dos grandes fizeram sua marca no gênero, mesmo que seus filmes não pareçam iguais superficialmente.

Então, como você pode dizer? Nós preparamos uma lista dos melhores filmes neo-noir para responder a isso. Esta é uma lista pessoal dos 10 melhores filmes; mesclando uma seleção dos filmes neo-noir mais influentes com os meus favoritos, de várias épocas.

DEFINIÇÃO DE NEO-NOIR

O que é neo-noir? Vamos compará-lo com a música.

Assim como a era do grunge começou no final dos anos 80 e terminou em meados dos anos 90, o film noir realmente durou de 1941 a 1959. Depois do grunge veio o “pós-grunge” – música derivada, mas que não espelhava precisamente o grunge.

Isso é neo-noir.

Não quer dizer que Chinatown ou Veludo Azul sejam os Staind e Creed dos filmes. Longe disso. Mas eles aprimoram a fórmula clara de seus predecessores reconhecendo essa fórmula e fazendo variações sobre ela. Um típico filme neo-noir ainda segue os tropos do film noir e até pode ser considerado film noir por espectadores menos puritanos.

Então, em termos mais simples, os filmes neo-noir são autoconscientes, enquanto os filmes noir não são.

Características comuns aos Filmes Neo-Noir:
Anti-heróis falhos e legais;
Mulheres fatais subversivas;
Iluminação claro-escuro de alto contraste;
Um cenário urbano, muitas vezes com influências asiáticas;
Violência crua e pouco glamorosa;
Muitas transições de corte cruzado (crossfades).

10: Fargo (1996)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir

Você pode tirar o noir da cidade, mas não pode fazê-lo beber.

Espera, o que?

Fargo ultrapassa os limites do neo-noir, contradizendo e subvertendo o gênero de todas as maneiras possíveis, mas ainda assim, residindo inconfundivelmente no bairro.
Onde o film noir adora um submundo sombrio e urbano, os irmãos Coen optam por uma cidade rural e coberta de neve. Onde o film noir adora mistérios intrincados, os irmãos Coen escolhem acidentes incompetentes.

E onde o film noir adora um detetive cínico, os irmãos Coen nos dão a incrível Frances McDormand.
Comportamo-nos como se as cidades das elites costeiras estivessem guardando a vilania, mas assassinos impiedosos podem ser encontrados até mesmo nas cidades mais dóceis da América Central. Fargo nos dá “Darn tootin” e “Yah, you betcha” e “Whoa, daddy” e depois nos entrega a cena do picador de madeira.

Mas essa é a beleza e a confusão do neo-noir. Ele torce os tropos de maneiras que seu gênero pai nunca ousaria. Se você ainda não assistiu Fargo, não perca mais tempo. Este filme é uma obra-prima moderna que merece sua atenção.

9: John Wick (2014)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 2

Em algum momento, alguma autoridade cinematográfica deveria analisar as diferentes ondas de neo-noir. Apesar de ter elementos comuns, o gênero evoluiu bastante desde algo como Chinatown na década de 70 até algo como John Wick em 2014. Seja qual for a onda moderna do noir, John Wick é, sem dúvida, o rosto dela.

O ressurgimento de Wick da aposentadoria como assassino é paralelo ao retorno de Keanu Reeves ao estrelato de Hollywood, mas também marca o renascimento do neo-noir como um gênero mainstream. Filmes como Hotel Artemis e Terminal (ambos dos quais eu gosto, mas admito que não deveriam estar nesta lista) estão se aproveitando da redefinição. Sob o reinado de John Wick, o neo-noir é ao mesmo tempo emocionante e introspectivo, redimível, mas inevitavelmente cínico. E embora a construção de mundo dos futuros filmes de John Wick também seja divertida, há muito a ser dito sobre o peso emocional simples de perder um cachorro.

8: O Abutre (2014)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 3

É claro que a sujeira e a decadência são os requisitos de uma cidade típica neo-noir. Mas o que acontece quando a cidade não está realmente mergulhando em uma distopia? Quando as estatísticas estão melhorando? Quando a criminalidade é um animal raro? O Abutre responde a essas perguntas em um dos melhores filmes noir modernos lá fora. Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um cinegrafista freelancer desesperado para entregar uma notícia exclusiva que está disposto a fazer a incisão ele mesmo.

Veja, na era das notícias instantâneas, o noir não é mais apenas um jogo de gato e rato. Existem terceiros assistindo e lucrando com cada incidente. E esse é exatamente o negócio de Lou. É uma crítica adequada sobre como a mídia de notícias moderna disputa a manchete de Gotham City, independentemente da precisão. Ao fazer isso, eles podem se tornar o criminoso eles mesmos – indireta ou diretamente.

7: Drive (2011)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 4

Drive possui reflexos tão rápidos quanto os de seu motorista. Suas sequências de ação passam de zero a sessenta em questão de segundos, aumentando do silêncio para a violência intensa. E a violência, embora exagerada, não é gratuita. Os momentos que parecem divertidos no momento perdem a satisfação quando o motorista (Ryan Gosling) os encara e desativa. Mesmo as perseguições de carros, embora tensas, estão longe das perseguições em alta velocidade que os verdadeiros habitantes de Los Angeles veem.

Assim como em Pulp Fiction ou Mulholland Drive, este é um filme que trata carros como algo mais do que meros adereços utilitários. Eles são cenários ricos com suas próprias janelas e pontos cegos. Esta é a primeira colaboração entre Nicolas Winding Refn e Ryan Gosling antes de Only God Forgives, por isso não é surpresa que os dois filmes sejam semelhantes. Ambos subvertem o diálogo e deixam a atmosfera falar – exceto que este neo-noir moderno tem mais a dizer.

6: Batman: O Cavaleiro das Trevas

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 5

Às vezes, sinto que Batman: O Cavaleiro das Trevas se tornou uma pedra fundamental na validação de filmes de super-heróis que é fácil esquecer que ele realmente é um dos melhores filmes neo-noir modernos. E isso não é APENAS por causa do Coringa de Heath Ledger, embora isso seja um fator. Batman sempre foi apresentado como o maior detetive do mundo! Embora ele possa socar uma cara como os melhores, ele é tão envolvente quando está digitalmente despedaçando uma bala ou vigiando toda uma cidade. Essa faceta de detetive é ótima. Houve um debate recente sobre se os filmes de super-heróis são “cinema”.

O Cavaleiro das Trevas é credível porque é tão sério, mas a teatralidade adiciona muito também. Seu heroísmo pode se expandir além do vigilantismo de Travis Bickle (Taxi Driver) ou da ira de David Mills (Se7en). Não é apenas cinismo vazio; há esperança. Christopher Nolan se inspirou em Fogo Contra Fogo, e isso fica evidente. Se seguirmos a linha de Night Moves para Fogo Contra Fogo até Batman: O Cavaleiro das Trevas, podemos ver todo o espectro do bem contra o mal, amor contra dever, confiança contra traição, tudo em uma guerra interna, externa e eterna.

5: À Queima-Roupa (1967)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 6

Walker (Lee Marvin) está em busca de vingança após ser baleado por um parceiro criminoso. Sua jornada não é um suspense, mas sim uma assombração. A Queima-Roupa é o filme mais antigo desta lista cronologicamente, lançado apenas nove anos depois de A Marca da Maldade. É estranho o quão estranho já era naquela época. As gerações futuras de filmes noir ficam experimentais, mas você pode ver o quanto a maçã não caiu longe da árvore.

A Queima-Roupa tem o ritmo frenético de Drive, brinca com o tempo como Memento e sua “irrealidade” é como Enter the Void. Há um forte destaque para o design de som aqui, também. A arte sonora dos passos se eleva a uma trilha sonora rítmica enquanto o vocal dá suporte a uma cena de luta. Essas qualidades não diminuem o realismo, apenas o tornam confuso e frenético – como uma vingança frenética deve ser.

4: Taxi Driver (1976)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 7

Pessoalmente, não sou fã de Taxi Driver. Mas as qualidades que me afastam dele são as mesmas que fazem seu impacto no gênero inquestionável. Na visão de Martin Scorsese sobre o filme noir, o antigo desejo por justiça é subordinado à burocracia política. O anti-herói durão dos anos 1940 não é um detetive habilidoso, ele é um insone desajeitado.

E a femme fatale não é uma sedutora de pernas longas, ela é uma prostituta de doze anos. Em resumo, a sociedade está em ruínas. E isso nem é um filme de fantasia. Quase todos os personagens têm falhas desromantizadas, especialmente Travis, mas são apenas veículos – trocadilho intencional – para nos conduzir pelo submundo. Scorsese aproveita o tempo para extrair a beleza, a assombração e a irritação das paisagens urbanas embaladas por um interlúdio de jazz suave.

3: Veludo Azul (Blue Velvet) (1986)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 8

Enquanto já estudamos muitos dilemas morais aqui, raramente falamos sobre tabus sexuais. Blue Velvet aborda isso.

Embora este gênero seja inegavelmente provocativo, raramente é explicitamente sexual. Mas a subcorrente está sempre presente. O estudante virgem Jeffrey (Kyle MacLachlan) encontra uma orelha cortada e leva-a à polícia. Ele se interessa pelo caso de uma maneira quase voyeurística, levando-o até o apartamento da suspeita Dorothy. Como qualquer bom detetive, Jeffrey eventualmente ganha suas persianas venezianas – mas elas vêm das fendas de uma porta de armário enquanto ele observa Dorothy se despir.

Neste filme, os beijos são desajeitados e a cena de sexo é demoníaca. Como… há fogo. Expressões cada vez mais surreais de gênero aparecem, incluindo uma encarnação do id masculino que grita repetidamente “foda-se” e chama Dorothy de “Peitos”. E a cidade é chamada… de qualquer maneira…
Como Sandy (Laura Dern) se pergunta, não está claro se estamos assistindo a um thriller sobre um detetive ou um pervertido.

2: Pulp Fiction (1994)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 9

Pulp Fiction não se esquiva de suas raízes. Elas estão bem ali no título. Tarantino cria um cenário literário onde seus personagens são obrigados a seguir os tropos, mas todos estão existencialmente perturbados por isso.

Por exemplo, Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são criminosos que pensam demais no significado das coisas, até o ponto da introspecção. Conforme seguimos este mosaico desvairado de tempo, todas as jornadas se desviam da ordem natural das coisas e entram em um território distorcido. Personagens que historicamente representam poder são castrados. Criminosos interpretam sua armadura de enredo como intervenção divina. E alguém usa uma maldita espada.
Muitas pessoas consideram este filme “pós-moderno”.

Essa é uma etiqueta que parece ser compartilhada por muitos filmes do gênero. Especialmente para diretores como Tarantino, que têm alta estima pelo Velho Hollywood, o filme noir foi o padrão moderno e tudo depois disso foi feito à sua imagem.

1: Chinatown (1974)

Os 10 melhores Filmes de Neo-noir 10

Duvido que você encontre qualquer lista de filmes neo-noir que não termine com Chinatown. Não acho que seja porque é o melhor neo-noir de todos os tempos, sem exceção, chegamos ao auge nos anos 1970, e todo mundo vai para casa. E não acho que seja mesmo porque tem os fãs mais vocais.
Mas Hollywood é sobre história.

Todo esse subgênero tem “neo” no título porque está intrinsicamente pagando respeito aos seus ancestrais. Então, se vamos falar sobre filmes influentes – mesmo que o seu favorito de todos os tempos seja Drive ou Dark Knight ou Fargo – você deve deixar um lugar aberto na mesa para Chinatown.
E isso é fácil de fazer porque é um filme magistral.

Não apenas brinca com a fórmula noir. Ele atualiza e recontextualiza. Ele ressoa porque é um lembrete de que a corrupção e o cinismo não são apenas homenagens estilísticas; são sistemas opressivos enraizados em nossas vidas, presentes até na água que bebemos.

Então, esqueça, Jake. É Chinatown!


Texto escrito em colaboração com o site Studio Binder

4 comentários em “Os 10 melhores Filmes de Neo-noir”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.