Sancionada Lei que fomenta a Literatura de Cordel

Na última sexta-feira (06/01), o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou a Lei 9.958/22, prevendo a implementação de um Programa de Fomento à Literatura de Cordel nas escolas. O texto foi elaborado pelos deputados Marcelo Dino (União) e André Ceciliano (PT) e publicado no Diário Oficial Extra do Executivo.

Esse programa tem como objetivo contribuir para o conhecimento da cultura popular brasileira e valorizar a literatura popular em versos. Além disso, ele busca conscientizar sobre a importância da cultura regional e promover uma educação que respeite a diversidade. Poderá ser adotado tanto nas escolas públicas quanto nas privadas.

É importante preservarmos e promovermos a Literatura de Cordel, que já foi muito estigmatizada, devido ao linguajar despreocupado e regionalizado. Hoje ela é bem respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel, sediada no Rio de Janeiro. Entendemos que o Estado do Rio de Janeiro tem as raízes de sua cultura muito influenciada e relacionada à imigração nordestina, sendo a literatura de cordel importante para valorização desta cultura”, justificam os autores do projeto.

Sancionada Lei que fomenta a Literatura de Cordel
Os folhetos de cordel são, normalmente, expostos em cordas ou barbantes, presos por grampos.

Esse é um passo importante para a valorização da literatura popular no país e para a preservação da nossa rica cultura brasileira. O Programa de Fomento à Literatura de Cordel tem o potencial de enriquecer a educação e desenvolver a sensibilidade dos estudantes para a literatura popular e para a cultura regional.

A iniciativa é muito importante para garantir que a literatura de cordel, que é um patrimônio cultural do Brasil, seja transmitida às novas gerações e não se perca com o tempo. Além disso, é uma oportunidade para que os jovens conheçam e apreciem essa forma de literatura, que é tão importante para a nossa história e nossa cultura.

Essa lei pode ser considerada uma grande vitória para os defensores da literatura popular e para a cultura brasileira em geral. Esperamos que o programa seja implementado o mais breve possível e possa beneficiar a educação de muitos jovens no estado do Rio de Janeiro.


Por falar em Literatura de Cordel, descubra 5 dos maiores nomes desse movimento literário fabuloso:

https://recortelirico.com.br/2016/cassiodemiranda/5-maiores-do-cordel-brasileiro/

2 comentários em “Sancionada Lei que fomenta a Literatura de Cordel”

  1. Olá! Gostaria de receber na íntegra, a Lei em vigor, sobre o dia Estadual do/a Cordelista, bem como a Lei de Fomento à Literatura de Cordel no RJ.

    Responder

Deixe um comentário